Cadernos do CNLF, v. XXVI, n. 03,
Anais do XXVI CNLF, Textos Completos
tomo ii
____ VOLUME COMPLETO ____

SUMÁRIO
      Apresentação
      José Mario Botelho
01. A contribuição da Literatura para o letramento crítico: o gênero crônica no Ensino Fundamental
      Augusto César de Almeida Barbosa e Daniel Abrão
02. “A Crítica Genética e Estilística na construção da linguagem judicial
        Paula Elisie Madoglio Izidoro e Edina Regina Pugas Panichi
03. A dura poesia concreta de tuas esquinas”: Concretismo e Publicidade
       Bruna Alexa Santos e Santos e Elizabeth Gonzaga Lima
04. A língua portuguesa dos séculos XV e XVI: o português pré-moderno
      José Mario Botelho
05. A mulher simbolizada nas poéticas indígena e afro-brasileira de Aline Rochedo (Puri), Eliane Potiguara e Maria Firmina dos Reis
      Luama Socio e Sinalva Ferreira da Silva
06. A preposição “de” em foco: um olhar linguístico-funcional para os esquemas [X de milhões] e [X de centavos]
      Arthur Neves Sousa Pereira e Valéria Viana Sousa
07. A variante “gambá” e suas diferentes denominações em Formoso do Araguaia – Tocantins
      Karina de Jesus Araujo e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida
08. Adaptação cultural como estratégia de tradução na dublagem da Série de TV Brooklyn Nine-Nine
      Laura de Almeida e Leticia Oliveira Santos
09. Algumas reflexões sobre o vocabulário da Doutrina Espírita na obra “Nosso Lar”, de Chico Xavier
      Maria Graças Suzart Falcão e Celina Márcia de Souza Abbade
10. Aspectos da religiosidade afro-brasileira em “O sumiço da Santa” e “Jubiabá”: um estudo lexemático
     Luana Cristine da Silva e Maria da Conceição Reis Teixeira

11. Black lives matter: construção de uma educação antirracista a partir das aulas de Língua Inglesa
     Charlene Cristine Conceição de Jesus

12. Construcionalização de forma/função com o pronome a gente: uma abordagem sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso
       Artur Ezequiel Rodrigues Correia e Valéria Viana Sousa

13. Cordel: elo pedagogizante do ensino de língua
     Maria dos Remédios Andrade Ribeiro Barros

14. Cruzamento vocabular: aplicabilidade no ensino
     Manoel Francisco Felismino Freires, Vitor de Moura Vivas e Wallace Bezerra de Carvalho

15. De “Macarena” a “Despacito”: análise do Cancioneiro Hispânico como agente de interação e reflexão em sala de aula de E/LE
      Cristina do Sacramento Cardôso de Freitas

16. Desafios da tradução literária: poetas baianas em obras não canônicas
      Cleber Nogueira Aleluia de Souza

17. Discutindo o uso do gênero neutro: integração entre Morfologia e sociedade
      Lara de Almeida Moreira, Vítor de Moura Vivas e Wallace Bezerra de Carvalho

18. Elaborando vocabulário de termos matemáticos do novo Ensino Médio
      Jailda Bernardino de Souza Nunes e Maria da Conceição Reis Teixeira

19. Em torno do pluricentrismo do português: principais diferenças entre as norma brasileira e europeia
     Maria Carmen de Frias e Gouveia

20. Entre metáforas e metonímias: conceptualizações de morte em textos literários
     Urandi Rosa Novais

21. Entre “Furundungo” (1934), de Souza Carneiro, e “Essa terra” (1998), de Torres: um estudo comparativo de narrativas baianas
      Natalia Silva Araujo e Gildeci de Oliveira Leite

22. Formantes gregos que se comportam como afixos: uma breve análise
     Fernanda Mara Rocha Gonçalves e Aderlande Pereira Ferraz

23. Lançados ao mar: Eneias e Vasco da Gama, os heróis ultramarinos: uma análise linguística e historiográfica
     Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo Ferreira Kaltner

24. Mariotopônimos nas ruas do bairro Beiru/Tancredo Neves em Salvador – Bahia
     
Noádya Cristina Oliveira da Cruz e Celina Márcia de Souza Abbade

25. Mulheres negras e literatura erótica: transformando o silêncio em linguagem e ação
     
Ana Terra Araújo e Elizabeth Gonzaga de Lima

26. Neologismos meméticos: um olhar sobre a sua construção à luz da LFCU
     
Ana Clara Nunes Brito e Valéria Viana Sousa

27. Neologismos coletados em textos de perfis de Instagram sobre o dia a dia dos Influencers e Youtubers
     
Ariane Cavalcanti Amora e Aderlande Pereira Ferraz

28. O desenvolvimento da competência lexical pela Teoria Lexical Priming e as expressões idiomáticas
     
Cristiane Soares Rozenfeld

29. O patrimônio histórico-linguístico itaberabense: escritas periféricas
     
Bárbara Bezerra de Santana Pereira, Jeovania Silva do Carmo e Joana Angélica Santos Lima

30. O signo de leão à luz da mitologia
     
Francisco de Assis Florencio

31. O uso do gerundivo e do gerúndio na língua latina
     
José Rodrigues Seabra Filho e Marcio Luiz Moitinha Ribeiro

32. O verbo ver como resposta afirmativa: uma perspectiva construcional da mudança
     
Josiane Santos Moura e Valéria Viana Sousa

33. Os booktubers exercem uma curadoria leitora?
     
Taiane Ferreira dos Santos e Elizabeth Gonzaga de Lima

34. Português para surdos: análise historiográfica do ensino da escrita no Brasil
     
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta

35. “Quem sou?”: uma comparação entre o testemunho impresso e o manuscrito do poema de Yde Schloenbach (1908)
     
Michelli dos Santos Maciel e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida

36. Reflexões sobre o Programa de Ensino de Línguas (PEL) da Unioeste
      Greice Castela Torrentes

37. Taylor Swift e a Crítica Genética: descortinando os bastidores da criação para os alunos do Ensino Médio
     
Rogério Nascimento Bortolin

38. “Todo dia a mesma noite”: compilações discursivas acerca do incêndio da Boate Kiss à guisa da Análise Crítica do Discurso
     
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira

39. Toponímia soteropolitana: um estudo das praças do bairro de Periperi no subúrbio ferroviário de Salvador
     Marcos André Queiroz de Lima e Celina Márcia de Souza Abbade
40. Um estudo reflexivo sobre o ensino de Língua Portuguesa: hipertexto e tecnologia em foco
     Carla Bianca Chagas de Jesus Batista