Revista Philologus, Ano 17, n. 51 Suplemento, 2011

SUMÁRIO

0.     EDITORIAL

1.     A DETERIORAÇÃO DO RELACIONAMENTO
Norma Maria Jacinto da Silva

2.     ABORDAGEM DO GÊNERO TIRA EM MATERIAIS DE ENSINO DE PORTUGUÊS
Josilene de Oliveira Ferreira

3.     APRENDER E ENSINAR A LÍNGUA FRANCESA COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: TIC
Julia Simone Ferreira

4.     ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS RELACIONADOS AO ESTUDO DA LEXICOGRAFIA E DA TERMINOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA
Ladislane Aguiar Dantas

5.     DIFICULDADES NO TRABALHO DO REVISOR DE TEXTOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA
Roger Vinícius da Silva Costa, Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues e Daniela Paula Alves Pena

6.     GUSTAVO GUILLAUME: A PSICOMECÂNICA DO ESTUDO DO ASPECTO VERBAL NAS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Simone Cordeiro de Oliveira

7.     INDETERMINAÇÃO POR P6, COERÊNCIA E COESÃO: INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO E DO AGENTE
Antônio José dos Santos Júnior

8.     MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO GÊNERO DE FRUIÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE
Laudicéia Leite Tatagiba e Jaqueline de Fátima dos Santos Morais

9.     NEOLOGISMO E POLÍTICA: EXPRESSIVIDADE EM NOVAS CRIAÇÕES LEXICAIS
Bruno Silva Lopes

10.   O APAGAMENTO DO /R/ NA FALA URBANA DE RIO BRANCO AC: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO
Darlan Machado Dorneles e Vicente Cruz Cerqueira

11.    O DISCURSO DO PRAZER/PODER: OS VALORES SEMÂNTICO-DISCURSIVOS DO VOCÁBULO “MÁQUINA” EM PUBLICIDADES COM MULHERES
Adriano Oliveira dos Santos

12.    O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS TICS
Darlan Machado Dorneles, Francisca Patrícia Pinto de Magalhães e Nelson Lina da Silva Júnior

13.    O ETHOS DA MULHER EM PUBLICIDADES DA REVISTA MARIE CLAIRE
Paula de Carvalho Leite

14.    TEXTO VISUAL NO CONTEXTO PEDAGÓGICO
Érica Juliana Santos Rocha e Sebastião Josué Votre

15.    A CASA TRANSGRESSORA: UMA ANÁLISE DA CASA VERDE DE VARGAS LLOSA
Cristainer Rizelle Amorim Cristino e Maria Ozélia Andrade Reges

16.    A CRIOULIZAÇÃO EM GLISSANT E A PRESENÇA DE AFRICANISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL
Amanda Silva Alves

17.    A ESCRITA NOS HIPERTEXTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSÍVEIS RELAÇÕES
Shelton Lima de Souza

18.    A INTERAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UM PRICÍPIO DA PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA
Luzineth Rodrigues Martins e Samira de França Peixoto

19.    A POESIA EM MEIO DIGITAL E A SALA DE AULA
Gisela Maria de Lima Braga Penha

20.    AS CHARGES DE CARUSO SOB OS VIESES DA INTERAÇÃO E DO ENSINO
Solange Gomes Batista

21.    AS DIVERSAS FACES DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Fabiana Gonçalves do Nascimento e Carmem Véra Nunes Spotti

22.    ASPECTOS PRIORITÁRIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS MODERNAS
Victor Ramos da Silva

23.    CARTAS FONÉTICAS DO MUNICÍPIO DE PORTO ACRE
Daniele de França Nolasco e Antonieta Buriti de Souza Hosokawa

24.    DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS PARA A PRODUÇÃO DE GRAMÁTICAS CONTRASTIVAS
Shelton Lima de Souza

25.    DIREITOS INDÍGENAS: A LEI MARIA DA PENHA NA “FLORESTA”
Maria Ozélia Andrade Reges e Simone de Souza Lima

26.    A HISTÓRIA DAS RELATIVAS
Luiz Eduardo Simões de Burgos e Isabel Silva Silveira

27.    HISTÓRIA DE VIDA DE ALUNOS DA EJA
Giselle Almada Souto

28.    LETRAMENTO COM TEXTO MULTIMODAL: UMA EXPERIÊNCIA COM AS TIRAS DE MAFALDA
Claudia Cristina de Sousa Rangel dos Santos

29.    LITERATURA ANGLO-SAXÔNICA: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
Angiuli Copetti de Aguiar

30.    O ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DA LITERATURA DE CORDEL
Ducélia Pereira dos Aflitos, Therezinha de Jesus Bispo da Silva Santos e Maria Ivone Alves da Silva

31.    O REMIX ESCRITO NO FACEBOOK
Júlio César Ferreira Firmino

32.    O TEXTO ESCRITO E A ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS INFANTOJUVENIS: UMA PARCERIA NECESSÁRIA
Leonor Soares Cravo e Carmen Véra Spotti

33.    O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Maria Francisca da Silva

34.    O USO DOS MECANISMOS COESIVOS NO DISCURSO DE DILMA ROUSSEFF
Deivide da Silva Fonseca

35.    ORÁCULOS, PROFECIAS, SONHOS E VISÕES NA ENEIDA, DE VIRGÍLIO
Camila Bylaardt Volker

36.    PRÁTICA DE LEITURA
Irisnalva Rodrigues Silva e Fabiana Gonçalves do Nascimento

37.    REDES SOCIAIS, INTERATIVIDADE E FORMAÇÃO DO LEITOR: MONTEIRO LOBATO HOJE
Maria Angélica Rocha Fernandes

38.    SOBRE A LENDA DO TIMBÓ, NARRATIVA ORAL INDÍGENA DE CLEMENTE FLORES: IDENTIFICANDO SEMELHANÇAS COM OBRAS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Leonor Soares Cravo e Devair Antônio Fiorotti

39.    A DEFINIÇÃO DE 'VERBO' NAS GRAMÁTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES
Verônica Franciele Seidel

40.    UMA REFLEXÃO SOCIOLINGUÍSTICA DA LÍNGUA EM USO NO MEIO VIRTUAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marcelo Leal Lima e Vicente Cruz Cerqueira

41.   AMBIGUIDADE A SERVIÇO DA PUBLICIDADE: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
Crisvânia Maria Coelho Leite dos Santos

42.   RECURSOS LINGUÍSTICOS NA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS
Luzia Forte Figueiredo

43.    A CONSTRUÇÃO DO ETHOS FRONTEIRIÇO BRASIL VENEZUELA EM AMBIENTE ECOLINGUÍSTICO
Maria Ivone Alves da Silva e Odileiz Sousa Cruz

VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK