Revista Philologus Ano 22 n° 66 Suplemento

SUMÁRIO

0.    EDITORIAL

1.      A ABORDAGEM DA METÁFORA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Noelma Oliveira Barbosa

2.      A ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Maria das Dores Melo de Souza, Célia Maria Barbosa de Moraes Lima e Alexandre Melo de Sousa

3.      A ASCENSÃO DA NOVA EPISTOLOGRAFIA LATINA NOS SÉCULOS XV E XVI
Ricardo Hiroyuki Shibata

4.      A CENTRALIDADE DO TEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA: AS INFLUÊNCIAS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Olveira

5.      A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS SOB A ÓTICA DA TRANSLINGUÍSTICA
Oswaldo Moreira Ferreira, Dayse Sampaio Lopes Borges e Selma de Souza Sanglard

6.      A ESCRITA E A REESCRITA COMO FERRAMENTAS DE OUSADIA E EMPODERAMENTO
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Dhienes Carla Ferreira e Liz Daiana Tito de Azeredo

7.      A FILOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Juliana Lima Façanha

8.      A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Thaís Larissa Almeida de Carvalho Martins e Suelen da Silva Santos Andrade do Couto

9.      A INDISCIPLINA ESCOLAR E OS DESAFIOS DO CURRÍCULO NA SOCIEDADE MULTICULTURAL
Rosilani Balthazar da Silva e Bianka Pires André

10.   A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS ALUNOS
Sharllanna Fonseca Sousa Oliveira

11.   A INTERDISCURSIVIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS: FOTOGRAFIAS E CANÇÕES
Marcos Neves Fonseca, Marcelo Nascimento Feitosa e João Carlos de Souza Ribeiro

12.   A LEVEZA DO VOO E O PESO DO (NÃO) PODER: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DE GÊNERO NA OBRA AS ANDORINHAS, DE PAULINA CHIZIANE
Ângela da Silva Gomes Poz

13.   A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DO CONHECIMENTO PARA ALUNOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS
Cristiane Regina Silva Dantas e Eliana Crispim França Luquetti

14.   A LINGUAGEM DOS JOGOS DE VÍDEO GAME E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE NEOLOGISMOS: REFLEXÕES PRELIMINARES SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA
Luciene Cristina Paredes, Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

15.   A LINGUAGEM JURÍDICA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA APLICABILIDADE PROCESSUAL CONTEMPORÂNEA
Oswaldo Moreira Ferreira e Eliana Crispim França Luquetti

16.   A LINGUAGEM MUSICAL DE JORGE DA PAZ E GERALDO GAMBOA: A HISTÓRIA E MUSICALIDADE DO SAMBA GOYTACÁ
Gabriela Tavares Candido da Silva e Giovane do Nascimento

17.   A LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NA EAD
Thaíse dos Santos Soares Siqueira, Rozana Quintanilha Gomes Souza, Rosilani Balthazar da Silva e Samara Moço de Azevedo

18.   A MORFOLOGIA DO SUPER NOS COMPÊNDIOS DE NORMAS
Lara Prazeres Ribeiro Gomes

19.   A NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM
Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães, Fernanda Castro Manhães e Gerson Tavares do Carmo

20.   A OPERACIONALIDADE DOS VESTÍGIOS DOS NEUTROS LATINOS NO DISCURSO ESCRITO
Thiago Soares de Oliveira

21.   A QUEBRA DO DOGMA DA LINGUAGEM JURÍDICA: UMA ANÁLISE SOBRE O JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E SEUS PRINCÍPIOS
Emilly de Figueiredo Barelli, Milton Junior Barros Araújo, Oswaldo Moreira Ferreira e Raí de Oliveira Costa

22.   A QUESTÃO DA PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O FUNCIONAMENTO DO PONTO E VÍRGULA
Elizangela Cardoso Arrais e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

23.   A REPRESENTAÇÃO AFROBRASILEIRA NO SAMBA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA MÚSICA
Gabriela Tavares Candido da Silva e Marcelo Cucco

24.   A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II
Michele Assunção Lima, Denize Nogueira de Magalhães e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

25.   A SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A CEGUEIRA DOS SABERES DE EDGAR MORIN PELO VIÉS DOS REGIMES DE INTERAÇÃO DE ERIC LANDOWSKI
Noelma Oliveira Barbosa, Bruno Gomes Pereira e Wiliana Carneiro Carvalho

26.   A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: CRIANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET
Lucélia Machado Inácio Delmondes e Nataniel dos Santos Gomes

27.   A TRANSLITERATURA NAS REDES SOCIAIS: OBSERVAÇÕES ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Ocinei Trindade de Oliveira, Simone Rodrigues Barreto e Analice de Oliveira Martins

28.   A VARIANTE-PADRÃO COMO UM CAMINHO DE INSERÇÃO SOCIAL
Adriana Teles de Oliveira e Giêdra Ferreira da Cruz

29.   A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA CONTRA A MULHER NO DISCURSO DO PERFIL “O POETEIRO”
Juliana Lima Façanha

30.   ABORDAGENS FEITAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS A RESPEITO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
Didimari Santana dos Santos, Rafaela Santtos Jandiroba e Vivian Antonino

31.   ANÁLISE CONTRASTIVA ENTRE OS TEMPOS PRESENTE DO MODO INDICATIVO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA
Sonia Maria de Fonseca Souza, Elizângela Frangilo Tiradentes, Giani Fernandes Ferreira e Vyvian França Souza Gomes Muniz

32.   ANÁLISE DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS INDÍGENAS – KRAHÔ
Ana Beatriz Sena da Silva e Francisco Edviges Albuquerque

33.   ANÁLISE DO DISCURSO DE TIRAS CÔMICAS COMO FORMA DE ABORDAGEM DE COLOQUIALISMO NAS AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Jucélia Azevedo dos Santos Silva e Poliana da Silva Carvalho

34.   ANÁLISE DO DISCURSO E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO DO CORINGA EM O CAVALEIRO DAS TREVAS
Taís Turaça Arantes e Ronaldo Vinagre Franjotti

35.   ANÁLISE DO DISCURSO POLÊMICO: A CRISE AMBIENTAL SOB O OLHAR APOCALÍPTICO DO PASTOR SILAS MALAFAIA
Edivaldo Cristiano dos Santos Souza e Rozana Quintanilha Gomes Souza

36.   ANÁLISE ESTRUTURAL DA NARRATIVA DE TODOROV EM UM CÓDICE MEDIEVAL DE 1047
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Leandro Duarte Rus

37.   ANÁLISE FILOLÓGICA DA CÓPIA DA CARTA PARA JOÃO PEDRO DA CAMARA
Marta Maria Covezzi, Thaísa Maria Gazziero Tomazie e Thalita Rodrigues de Alcântara Gimenes

38.   AS INADEQUAÇÕES NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA DA UENF
Janete Araci do Espírito Santo, Bianka Pires André e Luana Espírito Santo Barbosa

39.   AS METÁFORAS NOS TEXTOS CIENTÍFICOS
Patrícia Luciano de Farias Teixeira e Elizany Alves de Araújo

40.   AS RELAÇÕES FAMILIARES SOB A ÓTICA DA ETIMOLOGIA
Marilia Siqueira da Silva

41.   AS VARIAÇÕES EM CARTAS MANUSCRITAS DE MATO GROSSO
Kenia Maria Correa da Silva

42.   ASPECTOS COGNITIVOS DA LEITURA NAS TIRINHAS DE CALVIN E HAROLDO: REFLEXÕES E RELATO E EXPERIÊNCIA
José Rone Rabelo da Silva e Nataniel dos Santos Gomes

43.   BARTHES E OS FENÔMENOS DA LITERATURA NA OBRA RAUL DA FERRUGEM AZUL, DE ANA MARIA MACHADO
Marcelo Nascimento Feitosa, Marcos Neves Fonseca e Márcia Verônica Ramos de Macêdo

44.   BILINGUISMO E ADSTRATO: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL
Camilla da Silva Mendes, Nathalia Reis de Medeiros e Thiago Soares de Oliveira

45.   CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaqueline da Silva Borges, Aline Saddi Chaves, Adriana Lúcia de Escobar Chaves Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

46.   CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ABSTRATOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Jéssica Rabelo Nascimento e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

47.   CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR NO PROEJA: UM ESTUDO NO IFFLUMINENSE CAMPUS GUARUS
Engracia Manhães Gabriel de Brito Cavalcanti e Jovana Paiva Pereira

48.   CONTRIBUIÇÕES DA BNCC AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Gelson Caetano Paes Júnior

49.   CRÍTICA GENÉTICA DO SONETO LYRANO: "AGORA SÃO IGUAIS"
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel

50.   CRÍTICA GENÉTICA E HERMENÊUTICA DE SONETOS DO POETA PEDRO LYRA
Eleonora Campos Teixeira, Pedro Wladmir do Valle Lyra e Carlos Henrique Medeiros de Souza

51.   DA QUADRA DE ESPORTES PARA A SOCIOLINGUÍSTICA
Gislane Nunes Leitão

52.   DAS RUAS ÀS REDES: A INFORMAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NO (RE)PENSAR E (RE)FAZER POLÍTICA
Paula Alice Müller Bessa, Ione Galoza de Azevedo e Carlos Henrique Medeiros de Sousa

53.   DESAFIANDO VAN DINE E TODOROV: O ROMANCE POLICIAL BARROSIANO EM QUESTÃO
Ábia Dias Pereira, Adriene Ferreira de Mello, Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt, Luiza Guimarães Lanes e Thayone Aparecida da Silva Soares

54.   DIÁLOGO ENTRE LINGUAGENS: O USO DA LINGUAGEM LITERÁRIA E DAS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Patrícia Peres Ferreira Nicolini e Analice de Oliveira Martins

55.   DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SALAS DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Jeane Castelo Branco, Marcilene de Assis Alves Araujo e Zelma Pimenta de Freitas

56.   DISCURSO E MEMÓRIA: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL ADVENTISTA
Tiago da Costa Barros Macedo e Edvania Gomes da Silva

57.   EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO PROCESSO-CRIME DE DEFLORAMENTO DE IDALINA CARDOSO BARRETTO NA ARACAJU OITOCENTISTA (APJ,2544,02,01)
Sandro Marcío Drumond Alves Marengo

58.   EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO
Glaucinei Dutra Galvão e Nataniel dos Santos Gomes

59.   ENSINAR GRAMÁTICA TRANSGREDINDO OS GÊNEROS
Vanderlis Legramante Barbosa, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

60.   ENSINO DE NORMA PADRÃO: O ACENTO INDICADOR DE CRASE NO À
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

61.   ENSINO JURÍDICO E PROTAGONISMO DISCENTE: UM REPENSAR DAS AULAS MINISTRADAS NO CURSO DE DIREITO
Tauã Lima Verdan Rangel

62.   ENTRE LETRAS E SONS: PARÓDIA MUSICALIZADA, A MÚSICA COMO UM GÊNERO TEXTUAL PROMOTOR DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Dayse Sampaio Lopes Borges e Renato Augusto DaMatta

63.   ENTRE SENTIDO E PRESENÇA: VOZES EM “O MEU AMOR” DE CHICO BUARQUE
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Giovane do Nascimento e Pedro Wladimir do Vale Lira

64.   ESCRITA NA UNIVERSIDADE: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO
Rysian Lohse Monteiro, Marcela Viera Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti

65.   ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO DO ALUNO COM DISLEXIA
Jaqueline Irala de Moreira e Nataniel dos Santos Gomes

66.   ESTRUTURA GRAMATICAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Ricardo do Nascimento Oliveira, Nataniel dos Santos Gomes, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

67.   ESTUDO LÉXICO-SOCIAL DA TERMINOLOGIA MILITAR EM DIACRONIA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA VARIAÇÃO E MUDANÇA
Sandro Marcío Drumond Alves Marengo

68.   ESTUDO TOPONÍMICO NA SALA DE AULA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CONTEXTUALIZADA
Antonia Sandra Lopes da Silva e Maria do Socorro Melo Araújo

69.   FALA E ESCRITA: REFLEXÕES ACERCA DO MODELO DA “LINGUAGEM DA IMEDIATEZ” E DA “LINGUAGEM DA DISTÂNCIA”, DE KOCH E ÖESTERREICHER
Denise Durante

70.   FATORES DE TEXTUALIDADE E PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS, UM ENFOQUE INTERATIVO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR
Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Nataniel dos Santos Gomes

71.   FOME E REPRESENTAÇÕES IDEALIZADAS NA OBRA DE EUCLIDES DA CUNHA
Adriana Silva Ferreira de Rezende, Damaris Domingos Dutra e Tauã Lima Verdan Rangel

72.   FONOLOGIA DE USO E AS CORRESPONDÊNCIAS ORTOGRÁFICAS REGULARES E IRREGULARES DO "G" E "J" APLICADAS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Cilírio da Silva Neto, Naiana Siqueira Galvão e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

73.   FORMAÇÃO DISCURSIVA EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM 2015: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Michelle Fernanda Giusti Fabrin e Aline Saddi Chaves

74.   GÊNERO BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
Vera Lúcia Pires e Maria Cilene Gonçalves Gaspar

75.   GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO: COMO SIGNIFICA O ESPAÇO CIDADE NOS DISCURSOS URBANOS
Maria Teresa Martins Rezende e Maria Leda Pinto

76.   GLOBALIZAÇÃO HEGEMÔNICA E AS NOVAS EXIGÊNCIAS SOCIAIS: DA NECESSIDADE DE UM NOVO PARADIGMA educacional
Mauro Barroso Andrés

77.   GRAMÁTICA, HERMENÊUTICA E ENSINO
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

78.   HATE SPEECH: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIGNIDADE
Tatiane da Silva Santos, Samuell Santos Ferreira, Talita da Silva Ernesto, Ieda Tinoco Boechat e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral

79.   IMPLICATURAS E HUMOR NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO
Rosa Maria A Nechi Verceze, Marcilene de Assunção e Mirlene Batista Sá

80.   INTERPRETAÇÃO, JURIDIQUÊS E A DIFICULDADE DE ENTENDIMENTO DOS TEXTOS JURÍDICOS: AS BARREIRAS DE UMA LINGUAGEM HERMÉTICA NO DIREITO
Lorena Bomfim da Costa, Pâmella do Carmo Silva e Tauã Lima Verdan Rangel

81.   LEI 13.146/2015: O DISCURSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fernanda Vivacqua e Nadir S’antana

82.   LEITURA, GRAMÁTICA E TECNOLOGIA, UMA IMBRICAÇÃO A FAVOR DO CONHECIMENTO
Dagmar Vieira Nogueira Silva, Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

83.   LEITURAS E EMOJIS EM UM MUNDO GLOBALIZADO
Letícia de Oliveira, Patricia Damasceno Fernandes e Nataniel dos Santos Gome

84.   LINGUAGEM, MÁTHEMA E PHRÓNESIS
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

85.   LITERATURA DE AUTORIA FEMININA: REFLEXÕES DO PASSADO QUE CONSTROEM O FEMININO NO SÉCULO XXI
Lívia Larissa Gomes Nunes e Gabriela Tavares Candido da Silva

86.   LOS PROYECTOS DEL ALFABETIZACIÓN CÓMO GÉNEROS DISCURSIVOS CATALIZADORES Y LOS PROCEDIMIENTOS DE LA EDUCACIÓN ESCOLAR: LAS PERSPECTIVAS DEL INTERDISCIPLINARIEDAD EN INTERVENCIÓN DEL ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE
Bruno Gomes Pereira e Noelma Oliveira Barbosa

87.   MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO À LUZ DA INTERPRETAÇÃO HERMENEUTA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Vitor Pimentel Oliveira e Tauã Lima Verdan Rangel

88.   METODOLOGIA DA CORPOREIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Anna Karoliny Farias Marinho, Marcilene de Assis Alves Araujo e Rosane Maria Matias Cavalcante

89.   MUDANÇAS NA CONJUGAÇÃO VERBAL NO USO DAS FORMAS PRONOMINAIS "NÓS" / "A GENTE"
Márcio Amieiro Nunes e Nataniel dos Santos Gomes

90.   MULTILETRAMENTOS: O (RE)PENSAR DE UMA IDEIA
Jéssica Rezende Diniz Brandão

91.   MÚSICA E CLÍTICOS PRONOMINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leandro Sant’Anna da Silva

92.   NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Wellington Nascimento Alves e Nataniel dos Santos Gomes

93.   O APLICATIVO “GOOGLE FORMULÁRIO” COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA
Vanderson de Souza e Nataniel dos Santos Gomes

94.   O CAMINHO PARA A HARMONIA DO SER, FAZER, VIVER E CONVIVER: QUESTÕES ENUNCIATIVAS PRESENTES NO DISCURSO FILOSÓFICO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO AIKIDO
Augusto Gonçalves Ribeiro e Luciana Rocha dos Santo

95.   O CONFRONTO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SÉCULO XX E DO XXI: CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
Daniela Jaqueline e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

96.   O DISCURSO PERSUASIVO DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS HAVAIANAS
Domingos Caxingue Gonga, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel e Eleonora Campos Teixeira e Nascimento

97.   O EMPODERAMENTO DO INDIVÍDUO NO TRATAMENTO DE CONFLITOS: A COMUNIDADE COMO LOCUS DE PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO
Tauã Lima Verdan Rangel

98.   O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA DO GÊNERO LETRA DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Célia Maria Barbosa de Moraes Lima, Maria das Dores Melo de Souza e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

99.   O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM EDITORIAL E SEMINÁRIO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Pedrinho Nascimento da Silva e Vera Lúcia Pires

100.O ENSINO DE LÍNGUA E LEITURA NA ESCOLA ENTRE O IDEAL E O REAL
Iago Pereira dos Santos, Eliana Crispim França Luquetti, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva e Tatiane Almeida de Souza

101.O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-DIDÁTICAS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO LITERÁRIO
Mario Ribeiro Morais

102.O ENSINO DO GÊNERO RESUMO NA ESCOLA
Vera Lúcia Pires e Pedrinho Nascimento da Silva

103.O ESPELHO DA IDENTIDADE NO TEXTO LITERÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rozana Quintanilha Gomes Souza, Thaíse dos Santos Soares Siqueira e Gerson Tavares do Carmo

104.O ESTUDO DE NARRATIVAS DE MISTÉRIO EXPLORANDO A LINGUAGEM DOS JOGOS E DOS ENIGMAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COM ALUNOS DO 8º ANO   
Patrícia Peres Ferreira Nicolini, Clesiane Bindaco Benevenuti e Analice Martins de Oliveira

105.O GÊNERO LÍRICO E SUAS COLABORAÇÕES PARA O LETRAMENTO
Fernanda Dias de Oliveira e Fábio Dobashi Furuzato (UEMS)

106.O “HERÓI” NEGRO COMO SÍMBOLO DE BRASILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO “SEM NENHUM CARÁTER” DE MÁRIO DE ANDRADE
Paula Linhares Abílio e Gabriela Tavares Candido da Silva

107.O ITEM LEXICAL TÁ EM USO
Milena Ferreira Hygino Nunes e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Corte

108.O MUNDO IMAGINÁRIO DO LEITOR: UMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Dagmar Vieira Nogueira Silva, Natalina Sierra Assêncio Costa e Nataniel dos Santos Gomes

109.O PLURILINGUISMO E A INVENÇÃO DO MONOLINGUISMO: ESPANHA – UMA RELAÇÃO DE PODER
Lorene Fernández Dall Negro Ferrari e Ruberval Franco Maciel

110.O QUE VOCÊ VAI BEBER? PEPSI OU COCA-COLA? O EMBATE PUBLICITÁRIO VISTO PELA SEMIÓTICA AMERICANA
Sonia Maria Fonseca de Souza, Joane Marieli Pereira Caetano e Otávio de Oliveira Castelane

111.O REALISMO NOS CONTOS MACHADIANOS: DO “EFEITO” AO “CHOQUE” DO REAL
Patrícia Peres Ferreira Nicolini

112.O SENTIDO DO MASCULINO E DO FEMININO NA MÍDIA EXTERIOR: UMA ANÁLISE DE ENUNCIADOS EM CAMISETAS
Florisbete de Jesus Silva e Adilson Ventura

113.O SISTEMA DE ESCRITA EM TERENA: ORIGEM, ORGANIZAÇÃO E VARIANTES
Vinícius Gonçalves dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes

114.O SUJEITO NA SOCIEDADE: A PERSPECTIVA DE UM "OLHAR" FILOSÓFICO NAS PRIMEIRAS ESTÓRIAS, DE GUIMARÃES ROSA
Ana Maria Rocha Soares e Márcio Roberto Soares Dias

115.O USO DA TECNOLOGIA NA CRIAÇÃO DE HQS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 6° ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Gracyella Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

116.O USO DE ATIVIDADES INTERATIVAS PEDAGÓGICAS COMO ESTÍMULO NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Amaro Sebastiao de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Dhienes Carla Ferreira Tinoco e Liz Daiana Tito

117.OS DESAFIOS DA ESCRITA NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Rosilani Balthazar da Silva, Dhienes Carla Ferreira Tinoco e Liz Daiana Tito

118.OS IMPACTOS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS PRODUTORES DE TEXTO EM LÍNGUA MATERNA
Silvio Nunes da Silva Júnior

119.OS SUJEITOS DA EJA E DO PROEJA E O DIREITO À EDUCAÇÃO
Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Maria da Conceição Monteiro Soares e Jaqueline de Souza Gomes e Gerson Tavares do Carmo

120.PALAVRAS METAFÓRICAS MONOICAS: TÓPICO E VEÍCULO IMPLÍCITOS?
Reginaldo Nascimento Neto e José Armando da Silva

121.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS E A HABILIDADE COMUNICATIVA
Laís Teixeira Lima e Eliana Crispim França Luquetti

122.POLICARPO QUARESMA: UM UFANISTA FRUSTRADO
Arthur Verdan R. Silva, Luana Moreira Ramos e Yanca Alves Barcelos

123.PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE UM PERIÓDICO
Mariane Freiesleben e Patrícia Luciano de Farias Teixeira

124.PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E PROGRESSÃO REFERENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS
Danyele Campozano e Nataniel dos Santos Gomes

125.PRODUÇÃO DE VOCABULÁRIOS TRIDIMENSIONAIS DE GEOMETRIA
Misleine Andrade Ferreira Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

126.RAÍZES DA IDENTIDADE INTERCULTURAL BRASILEIRA A PARTIR DE MACUNAÍMA
Neila Barbosa de Oliveira Bornemann

127.REFLEXIÓN ACERCA DE LA ICONICIDAD ENTRE LA POSICIÓN DEL SUJETO EN LAS CLÁUSULAS Y LA DISTRIBUCIÓN DE LOS PARTICIPANTES EN LA SITUACIÓN DE COMUNICACIÓN
Claudia Borzi

128.REFLEXÕES PARA A PRODUÇÃO DE UMA HISTÓRIA CRÍTICA DA FILOLOGIA PORTUGUESA E BRASILEIRA
Marinês de Jesus Rocha e Marcello Moreira

129.REFLEXÕES SOBRE O USO DA MÚSICA NO ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL (LÍNGUA MATERNA)
André Ricardo Ribeiro da Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

130.RELAÇÕES ENTRE TEXTO E DISCURSO: ALGUMAS REFLEXÕES
Ernani da Silva Vargas, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Natalina Sierra Assêncio Costa e Maria Leda Pinto

131.RELATO DE EXPERIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO O GÊNERO CONTO POR MEIO DA MULTIMODALIDADE
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Natalina Sierra Assencio Costa e Patrícia Lima Domingos

132.RETEXTUALIZANDO NARRATIVAS DE AVENTURA: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA
Nataniel dos Santos Gomes e Patrícia Lima Domingos

133.SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL: O DIREITO DAS GERAÇÕES FUTURAS A UM PATRIMÔNIO GENÉTICO NÃO MODIFICADO
Laura Gioffi Coelho Moraes, Erica Corrêa da Silva Lopes, Samila Ferreira Teixeira e Tauã Lima Verdan Rangel

134.TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: TRIPÉ PARA FORMAÇÃO DE LEITORES DA ERA DIGITAL
Jaqueline Maria de Almeida, Mary Jeanne Gomes Viana Tavares, Daniele Fernandes Rodrigues, Dhienes Charla Ferreira Tinoco e Eliana Crispim França Luquetti

135.TIZIANO SCLAVI E ALFRED HITCHCOCK: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE O FUMETTI DYLAN DOG – NAS PROFUNDEZAS E O FILME PSICOSE
Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

136.TRADIÇÃO E RENOVAÇÃO: DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR EM A CASA DA MADRINHA DE LYGIA BOJUNGA
Elisa Augusta Lopes Costa

137.UM BREVE ESTUDO FILOLÓGICO E HISTÓRICO SOBRE A CARTA RÉGIA DA RAINHA D. MARIA I AO GOVERNADOR E CAPITÃO GENERAL DA CAPITANIA DE MATO GROSSO LUIZ DE ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES
Déborah Pimenta Martins, Elias Alves de Andrade e Kelly Cristina Mamedes

138.UMA PESQUISA EM POUCAS PALAVRAS: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO EM XINGUARA – PARÁ
Bonfim Queiroz Lima Pereira e Márcio Araújo de Melo

139.USOS DE [VADJ] NUMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL
José Marcos Barros Devillart

140.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES
Ernani da Silva Vargas, Nataniel dos Santos Gomes e Maria Leda Pinto

141.VOCÁBULO HERMÉTICO E DIFICULDADES PARA ACESSO A JUSTIÇA
Rafael Guimarães de Oliveira e Tauã Lima Verdan Rangel

142.WAYNE DE GOTHAM, DOS QUADRINHOS PARA O ROMANCE: PRIMEIRAS ANÁLISES
Igor Milen Campos Cabral e Nataniel dos Santos Gomes

143.A SOLIDÃO E O ISOLAMENTO DE PRUFROCK E LUCY BARTON
Carlos Henrique Lima de Souza

144.DISTINÇÕES ENTRE A DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA E A DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL: O CASO DOS NEOLOGISMOS
Patricia Damasceno Fernandes, Nataniel dos Santos Gomes e Natalina Sierra Assêncio Costa

145.DO REAL AO VIRTUAL: A INFLUÊNCIA DO INTERNETÊS E SUAS ADEQUAÇÕES NA COMUNICAÇÃO
Amaro Sebastião de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Rosilani Balthazar da Silva, Dhienes Carla Ferreira Tinoco e Liz Daiana Tito

146.OS ESTRANGEIRISMOS E A METALINGUAGEM EM MANHATTAN CONNECTION
Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes

147.TERROR EM MICROCONTOS
Carlos Henrique Lima de Souza

148.UM BREVE QUESTIONAMENTO SOBRE FICÇÃO E HISTÓRIA, EM SUETÔNIO
José Mario Botelho




VOLUME COMPLETO PDF - TOMO I

PDF - TOMO II