0. EDITORIAL
1. A ABORDAGEM DA
METÁFORA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Noelma Oliveira Barbosa
2. A ANÁLISE
LINGUÍSTICA A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Maria das Dores Melo de Souza, Célia Maria Barbosa de Moraes Lima e
Alexandre Melo de Sousa
3. A ASCENSÃO DA NOVA
EPISTOLOGRAFIA LATINA NOS SÉCULOS XV E XVI
Ricardo Hiroyuki Shibata
4. A CENTRALIDADE DO
TEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA: AS INFLUÊNCIAS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Olveira
5. A COMUNICAÇÃO NAS
REDES SOCIAIS SOB A ÓTICA DA TRANSLINGUÍSTICA
Oswaldo Moreira Ferreira, Dayse Sampaio Lopes Borges e Selma de Souza
Sanglard
6. A ESCRITA E A
REESCRITA COMO FERRAMENTAS DE OUSADIA E EMPODERAMENTO
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Dhienes Carla
Ferreira e Liz Daiana Tito de Azeredo
7. A FILOLOGIA COMO
FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Juliana Lima Façanha
8. A IMPORTÂNCIA DO
LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Thaís Larissa Almeida de Carvalho Martins e Suelen da Silva Santos Andrade
do Couto
9. A INDISCIPLINA
ESCOLAR E OS DESAFIOS DO CURRÍCULO NA SOCIEDADE MULTICULTURAL
Rosilani Balthazar da Silva e Bianka Pires André
10. A INFLUÊNCIA DA
LINGUAGEM MIDIÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS ALUNOS
Sharllanna Fonseca Sousa Oliveira
11. A
INTERDISCURSIVIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS: FOTOGRAFIAS E CANÇÕES
Marcos Neves Fonseca, Marcelo Nascimento Feitosa e João Carlos de
Souza Ribeiro
12. A LEVEZA DO VOO E O
PESO DO (NÃO) PODER: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DE GÊNERO NA OBRA AS
ANDORINHAS, DE PAULINA CHIZIANE
Ângela da Silva Gomes Poz
13. A LINGUAGEM COMO
MEDIADORA DO CONHECIMENTO PARA ALUNOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS
Cristiane Regina Silva Dantas e Eliana Crispim França Luquetti
14. A LINGUAGEM DOS
JOGOS DE VÍDEO GAME E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE NEOLOGISMOS: REFLEXÕES
PRELIMINARES SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA
Luciene Cristina Paredes, Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e
Nataniel dos Santos Gomes
15. A LINGUAGEM
JURÍDICA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA APLICABILIDADE PROCESSUAL
CONTEMPORÂNEA
Oswaldo Moreira Ferreira e Eliana Crispim França Luquetti
16. A LINGUAGEM MUSICAL
DE JORGE DA PAZ E GERALDO GAMBOA: A HISTÓRIA E MUSICALIDADE DO SAMBA GOYTACÁ
Gabriela Tavares Candido da Silva e Giovane do Nascimento
17. A LINGUAGEM NO
PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NA EAD
Thaíse dos Santos Soares Siqueira, Rozana Quintanilha Gomes Souza,
Rosilani Balthazar da Silva e Samara Moço Azevedo
18. A MORFOLOGIA DO
SUPER NOS COMPÊNDIOS DE NORMAS
Lara Prazeres Ribeiro Gomes
19. A NARRATIVA NO
ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM
Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães, Fernanda Castro Manhães e Gerson
Tavares do Carmo
20. A OPERACIONALIDADE
DOS VESTÍGIOS DOS NEUTROS LATINOS NO DISCURSO ESCRITO
Thiago Soares de Oliveira
21. A QUEBRA DO DOGMA
DA LINGUAGEM JURÍDICA: UMA ANÁLISE SOBRE O JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E SEUS
PRINCÍPIOS
Emilly de Figueiredo Barelli, Milton Junior Barros Araújo, Oswaldo
Moreira Ferreira e Raí de Oliveira Costa
22. A QUESTÃO DA
PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O FUNCIONAMENTO DO PONTO E VÍRGULA
Elizangela Cardoso Arrais e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
23. A REPRESENTAÇÃO
AFROBRASILEIRA NO SAMBA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA MÚSICA
Gabriela Tavares Candido da Silva e Marcelo Cucco
24. A RETEXTUALIZAÇÃO
COMO ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ALUNOS DO
FUNDAMENTAL II
Michele Assunção Lima, Denize Nogueira de Magalhães e Lindinalva
Messias do Nascimento Chaves
25. A SOCIOLOGIA DAS
AUSÊNCIAS DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A CEGUEIRA DOS SABERES DE
EDGAR MORIN PELO VIÉS DOS REGIMES DE INTERAÇÃO DE ERIC LANDOWSKI
Noelma Oliveira Barbosa, Bruno Gomes Pereira e Wiliana Carneiro
Carvalho
26. A TECNOLOGIA NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM: CRIANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS
DISPONÍVEIS NA INTERNET
Lucélia Machado Inácio Delmondes e Nataniel dos Santos Gomes
27. A TRANSLITERATURA
NAS REDES SOCIAIS: OBSERVAÇÕES ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM CAMPOS DOS
GOYTACAZES
Ocinei Trindade de Oliveira, Simone Rodrigues Barreto e Analice de
Oliveira Martins
28. A VARIANTE-PADRÃO
COMO UM CAMINHO DE INSERÇÃO SOCIAL
Adriana Teles de Oliveira e Giêdra Ferreira da Cruz
29. A VIOLÊNCIA
SIMBÓLICA CONTRA A MULHER NO DISCURSO DO PERFIL “O POETEIRO”
Juliana Lima Façanha
30. ABORDAGENS FEITAS
PELOS LIVROS DIDÁTICOS A RESPEITO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
Didimari Santana dos Santos, Rafaela Santtos Jandiroba e Vivian
Antonino
31. ANÁLISE CONTRASTIVA
ENTRE OS TEMPOS PRESENTE DO MODO INDICATIVO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA
Sonia Maria de Fonseca Souza, Elizângela Frangilo Tiradentes, Giani
Fernandes Ferreira e Vyvian França Souza Gomes Muniz
32. ANÁLISE DE
MATERIAIS PEDAGÓGICOS INDÍGENAS – KRAHÔ
Ana Beatriz Sena da Silva e Francisco Edviges Albuquerque
33. ANÁLISE DO DISCURSO
DE TIRAS CÔMICAS COMO FORMA DE ABORDAGEM DE COLOQUIALISMO NAS AULAS DE LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS
Jucélia Azevedo dos Santos Silva e Poliana da Silva Carvalho
34. ANÁLISE DO DISCURSO
E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO DO CORINGA EM O
CAVALEIRO DAS TREVAS
Taís Turaça Arantes e Ronaldo Vinagre Franjotti
35. ANÁLISE DO DISCURSO
POLÊMICO: A CRISE AMBIENTAL SOB O OLHAR APOCALÍPTICO DO PASTOR SILAS MALAFAIA
Edivaldo Cristiano dos Santos Souza e Rozana Quintanilha Gomes Souza
36. ANÁLISE ESTRUTURAL
DA NARRATIVA DE TODOROV EM UM CÓDICE MEDIEVAL DE 1047
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Leandro Duarte Rus
37. ANÁLISE FILOLÓGICA
DA CÓPIA DA CARTA PARA JOÃO PEDRO DA CAMARA
Marta Maria Covezzi, Thaísa Maria Gazziero Tomazie e Thalita
Rodrigues de Alcântara Gimenes
38. AS INADEQUAÇÕES NA
PRODUÇÃO ESCRITA DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA DA UENF
Janete Araci do Espírito Santo, Bianka Pires André e Luana Espírito
Santo Barbosa
39. AS METÁFORAS NOS
TEXTOS CIENTÍFICOS
Patrícia Luciano de Farias Teixeira e Elizany Alves de Araújo
40. AS RELAÇÕES FAMILIARES
SOB A ÓTICA DA ETIMOLOGIA
Marilia Siqueira da Silva
41. AS VARIAÇÕES EM
CARTAS MANUSCRITAS DE MATO GROSSO
Kenia Maria Correa da Silva
42. ASPECTOS COGNITIVOS
DA LEITURA NAS TIRINHAS DE CALVIN E HAROLDO: REFLEXÕES E RELATO E EXPERIÊNCIA
José Rone Rabelo da Silva e Nataniel dos Santos Gomes
43. BARTHES E OS
FENÔMENOS DA LITERATURA NA OBRA RAUL DA FERRUGEM AZUL, DE ANA MARIA
MACHADO
Marcelo Nascimento Feitosa, Marcos Neves Fonseca e Márcia Verônica
Ramos de Macêdo
44. BILINGUISMO E
ADSTRATO: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL
Camilla da Silva Mendes, Nathalia Reis de Medeiros e Thiago Soares de
Oliveira
45. CONCEPÇÕES DE
GRAMÁTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaqueline da Silva Borges, Aline Saddi Chaves, Adriana Lúcia de
Escobar Chaves Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa
46. CONSTRUÇÃO DE
SENTIDOS ABSTRATOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Jéssica Rabelo Nascimento e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
47. CONSTRUÇÃO DO ETHOS
DISCURSIVO DO PROFESSOR NO PROEJA: UM ESTUDO NO IFFLUMINENSE CAMPUS
GUARUS
Engracia Manhães Gabriel de Brito Cavalcanti e Jovana Paiva Pereira
48. CONTRIBUIÇÕES DA
BNCC AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Gelson Caetano Paes Júnior
49. CRÍTICA GENÉTICA DO
SONETO LYRANO: "AGORA SÃO IGUAIS"
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
50. CRÍTICA GENÉTICA E
HERMENÊUTICA DE SONETOS DO POETA PEDRO LYRA
Eleonora Campos Teixeira, Pedro Wladmir do Valle Lyra e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
51. DA QUADRA DE
ESPORTES PARA A SOCIOLINGUÍSTICA
Gislane Nunes Leitão
52. DAS RUAS ÀS REDES: A
INFORMAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NO (RE)PENSAR E (RE)FAZER POLÍTICA
Paula Alice Müller Bessa, Ione Galoza de Azevedo e Carlos Henrique
Medeiros de Sousa
53. DESAFIANDO VAN DINE
E TODOROV: O ROMANCE POLICIAL BARROSIANO EM QUESTÃO
Ábia Dias Pereira, Adriene Ferreira de Mello, Ana Lúcia Lima da Costa
Schmidt, Luiza Guimarães Lanes e Thayone Aparecida da Silva Soares
54. DIÁLOGO ENTRE
LINGUAGENS: O USO DA LINGUAGEM LITERÁRIA E DAS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS NA
FORMAÇÃO DE LEITORES
Patrícia Peres Ferreira Nicolini e Analice de Oliveira Martins
55. DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM NAS SALAS DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Jeane Castelo Branco, Marcilene de Assis Alves Araujo e Zelma Pimenta
de Freitas
56. DISCURSO E MEMÓRIA:
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL
ADVENTISTA
Tiago da Costa Barros Macedo e Edvania Gomes da Silva
57. EDIÇÃO
SEMIDIPLOMÁTICA DO PROCESSO-CRIME DE DEFLORAMENTO DE IDALINA CARDOSO BARRETTO
NA ARACAJU OITOCENTISTA (APJ,2544,02,01)
Sandro Marcío Drumond Alves Marengo
58. EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO
Glaucinei Dutra Galvão e Nataniel dos Santos Gomes
59. ENSINAR GRAMÁTICA
TRANSGREDINDO OS GÊNEROS
Vanderlis Legramante Barbosa, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de
Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa
60. ENSINO DE NORMA
PADRÃO: O ACENTO INDICADOR DE CRASE NO À
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
61. ENSINO JURÍDICO E
PROTAGONISMO DISCENTE: UM REPENSAR DAS AULAS MINISTRADAS NO CURSO DE DIREITO
Tauã Lima Verdan Rangel
62. ENTRE LETRAS E
SONS: PARÓDIA MUSICALIZADA, A MÚSICA COMO UM GÊNERO TEXTUAL PROMOTOR DE
APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Dayse Sampaio Lopes Borges e Renato Augusto DaMatta
63. ENTRE SENTIDO E
PRESENÇA: VOZES EM “O MEU AMOR” DE CHICO BUARQUE
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Giovane do Nascimento e Pedro Wladimir
do Vale Lira
64. ESCRITA NA
UNIVERSIDADE: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO
Rysian Lohse Monteiro, Marcela Viera Coimbra e Eliana Crispim França
Luquetti
65. ESTADO DO
CONHECIMENTO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA
AQUISIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO DO ALUNO COM DISLEXIA
Jaqueline Irala de Moreira e Nataniel dos Santos Gomes
66. ESTRUTURA
GRAMATICAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Ricardo do Nascimento Oliveira, Nataniel dos Santos Gomes, Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa
67. ESTUDO
LÉXICO-SOCIAL DA TERMINOLOGIA MILITAR EM DIACRONIA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA
VARIAÇÃO E MUDANÇA
Sandro Marcío Drumond Alves Marengo
68. ESTUDO TOPONÍMICO
NA SALA DE AULA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CONTEXTUALIZADA
Antonia Sandra Lopes da Silva e Maria do Socorro Melo Araújo
69. FALA E ESCRITA:
REFLEXÕES ACERCA DO MODELO DA “LINGUAGEM DA IMEDIATEZ” E DA “LINGUAGEM DA
DISTÂNCIA”, DE KOCH E ÖESTERREICHER
Denise Durante
70. FATORES DE
TEXTUALIDADE E PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS, UM ENFOQUE
INTERATIVO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR
Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves
de Barros e Nataniel dos Santos Gomes
71. FOME E
REPRESENTAÇÕES IDEALIZADAS NA OBRA DE EUCLIDES DA CUNHA
Adriana Silva Ferreira de Rezende, Damaris Domingos Dutra e Tauã Lima
Verdan Rangel
72. FONOLOGIA DE USO E
AS CORRESPONDÊNCIAS ORTOGRÁFICAS REGULARES E IRREGULARES DO "G" E
"J" APLICADAS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Antonio Cilírio da Silva Neto, Naiana Siqueira Galvão e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira
73. FORMAÇÃO DISCURSIVA
EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM 2015: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Michelle Fernanda Giusti Fabrin e Aline Saddi Chaves
74. GÊNERO BIOGRAFIA E
AUTOBIOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
Vera Lúcia Pires e Maria Cilene Gonçalves Gaspar
75. GESTOS DE
INTERPRETAÇÃO E PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO: COMO SIGNIFICA O ESPAÇO CIDADE NOS
DISCURSOS URBANOS
Maria Teresa Martins Rezende e Maria Leda Pinto
76. GLOBALIZAÇÃO
HEGEMÔNICA E AS NOVAS EXIGÊNCIAS SOCIAIS: DA NECESSIDADE DE UM NOVO PARADIGMA
educacional
Mauro Barroso Andrés
77. GRAMÁTICA,
HERMENÊUTICA E ENSINO
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
78. HATE SPEECH:
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIGNIDADE
Tatiane da Silva Santos, Samuell Santos Ferreira, Talita da Silva
Ernesto, Ieda Tinoco Boechat e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral
79. IMPLICATURAS E
HUMOR NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO
Rosa Maria A Nechi Verceze, Marcilene de Assunção e Mirlene Batista
Sá
80. INTERPRETAÇÃO,
JURIDIQUÊS E A DIFICULDADE DE ENTENDIMENTO DOS TEXTOS JURÍDICOS: AS BARREIRAS
DE UMA LINGUAGEM HERMÉTICA NO DIREITO
Lorena Bomfim da Costa, Pâmella do Carmo Silva e Tauã Lima Verdan
Rangel
81. LEI 13.146/2015: O
DISCURSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fernanda Vivacqua e Nadir S’antana
82. LEITURA, GRAMÁTICA
E TECNOLOGIA, UMA IMBRICAÇÃO A FAVOR DO CONHECIMENTO
Dagmar Vieira Nogueira Silva, Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros
e Natalina Sierra Assêncio Costa
83. LEITURAS E EMOJIS
EM UM MUNDO GLOBALIZADO
Letícia de Oliveira, Patricia Damasceno Fernandes e Nataniel dos
Santos Gome
84. LINGUAGEM, MÁTHEMA
E PHRÓNESIS
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
85. LITERATURA DE
AUTORIA FEMININA: REFLEXÕES DO PASSADO QUE CONSTROEM O FEMININO NO SÉCULO XXI
Lívia Larissa Gomes Nunes e Gabriela Tavares Candido da Silva
86. LOS PROYECTOS DEL
ALFABETIZACIÓN CÓMO GÉNEROS DISCURSIVOS CATALIZADORES Y LOS PROCEDIMIENTOS DE
LA EDUCACIÓN ESCOLAR: LAS PERSPECTIVAS DEL INTERDISCIPLINARIEDAD EN
INTERVENCIÓN DEL ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE
Bruno Gomes Pereira e Noelma Oliveira Barbosa
87. MEIO AMBIENTE
ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO À LUZ DA INTERPRETAÇÃO HERMENEUTA DO SUPREMO
TRIBUNAL FEDERAL
Vitor Pimentel Oliveira e Tauã Lima Verdan Rangel
88. METODOLOGIA DA CORPOREIDADE
COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Anna Karoliny Farias Marinho, Marcilene de Assis Alves Araujo e
Rosane Maria Matias Cavalcante
89. MUDANÇAS NA
CONJUGAÇÃO VERBAL NO USO DAS FORMAS PRONOMINAIS "NÓS" / "A
GENTE"
Márcio Amieiro Nunes e Nataniel dos Santos Gomes
90. MULTILETRAMENTOS: O
(RE)PENSAR DE UMA IDEIA
Jéssica Rezende Diniz Brandão
91. MÚSICA E CLÍTICOS
PRONOMINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leandro Sant’Anna da Silva
92. NOVAS TECNOLOGIAS
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Wellington Nascimento Alves e Nataniel dos Santos Gomes
93. O APLICATIVO “GOOGLE
FORMULÁRIO” COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA
Vanderson de Souza e Nataniel dos Santos Gomes
94. O CAMINHO PARA A
HARMONIA DO SER, FAZER, VIVER E CONVIVER: QUESTÕES ENUNCIATIVAS PRESENTES NO
DISCURSO FILOSÓFICO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO AIKIDO
Augusto Gonçalves Ribeiro e Luciana Rocha dos Santo
95. O CONFRONTO ENTRE
LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SÉCULO XX E DO XXI: CONJUNÇÕES
SUBORDINATIVAS
Daniela Jaqueline e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
96. O DISCURSO
PERSUASIVO DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS HAVAIANAS
Domingos Caxingue Gonga, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel e Eleonora
Campos Teixeira e Nascimento
97. O EMPODERAMENTO DO
INDIVÍDUO NO TRATAMENTO DE CONFLITOS: A COMUNIDADE COMO LOCUS DE PROMOÇÃO DAS
PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO
Tauã Lima Verdan Rangel
98. O ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA DO
GÊNERO LETRA DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Célia Maria Barbosa de Moraes Lima, Maria das Dores Melo de Souza e
Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
99. O ENSINO DE GÊNEROS
TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM EDITORIAL E SEMINÁRIO NO NONO ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL II
Pedrinho Nascimento da Silva e Vera Lúcia Pires
100.O
ENSINO DE LÍNGUA E LEITURA NA ESCOLA ENTRE O IDEAL E O REAL
Iago Pereira
dos Santos, Eliana Crispim França Luquetti, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva e
Tatiane Almeida de Souza
101.O ENSINO
DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-DIDÁTICAS DO LETRAMENTO
CIENTÍFICO LITERÁRIO
Mario
Ribeiro Morais
102.O
ENSINO DO GÊNERO RESUMO NA ESCOLA
Vera Lúcia
Pires e Pedrinho Nascimento da Silva
103.O
ESPELHO DA IDENTIDADE NO TEXTO LITERÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA
LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rozana
Quintanilha Gomes Souza, Thaíse dos Santos Soares Siqueira e Gerson Tavares do
Carmo
104.O
ESTUDO DE NARRATIVAS DE MISTÉRIO EXPLORANDO A LINGUAGEM DOS JOGOS E DOS ENIGMAS
DE RACIOCÍNIO LÓGICO: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COM ALUNOS DO 8º ANO
Patrícia
Peres Ferreira Nicolini, Clesiane Bindaco Benevenuti e Analice Martins de
Oliveira
105.O
GÊNERO LÍRICO E SUAS COLABORAÇÕES PARA O LETRAMENTO
Fernanda
Dias de Oliveira e Fábio Dobashi Furuzato (UEMS)
106.O
“HERÓI” NEGRO COMO SÍMBOLO DE BRASILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO “SEM NENHUM CARÁTER”
DE MÁRIO DE ANDRADE
Paula
Linhares Abílio e Gabriela Tavares Candido da Silva
107.O
ITEM LEXICAL TÁ EM USO
Milena
Ferreira Hygino Nunes e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Corte
108.O
MUNDO IMAGINÁRIO DO LEITOR: UMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Dagmar
Vieira Nogueira Silva, Natalina Sierra Assêncio Costa e Nataniel dos Santos
Gomes
109.O
PLURILINGUISMO E A INVENÇÃO DO MONOLINGUISMO: ESPANHA – UMA RELAÇÃO DE PODER
Lorene
Fernández Dall Negro Ferrari e Ruberval Franco Maciel
110.O QUE
VOCÊ VAI BEBER? PEPSI OU COCA-COLA? O EMBATE PUBLICITÁRIO VISTO PELA SEMIÓTICA
AMERICANA
Sonia Maria
Fonseca de Souza, Joane Marieli Pereira Caetano e Otávio de Oliveira Castelane
111.O
REALISMO NOS CONTOS MACHADIANOS: DO “EFEITO” AO “CHOQUE” DO REAL
Patrícia
Peres Ferreira Nicolini
112.O
SENTIDO DO MASCULINO E DO FEMININO NA MÍDIA EXTERIOR: UMA ANÁLISE DE ENUNCIADOS
EM CAMISETAS
Florisbete
de Jesus Silva e Adilson Ventura
113.O
SISTEMA DE ESCRITA EM TERENA: ORIGEM, ORGANIZAÇÃO E VARIANTES
Vinícius
Gonçalves dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes
114.O
SUJEITO NA SOCIEDADE: A PERSPECTIVA DE UM "OLHAR" FILOSÓFICO NAS PRIMEIRAS
ESTÓRIAS, DE GUIMARÃES ROSA
Ana Maria
Rocha Soares e Márcio Roberto Soares Dias
115.O USO
DA TECNOLOGIA NA CRIAÇÃO DE HQS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 6°
ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Gracyella
Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
116.O USO
DE ATIVIDADES INTERATIVAS PEDAGÓGICAS COMO ESTÍMULO NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Amaro Sebastiao
de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Dhienes Carla Ferreira Tinoco e
Liz Daiana Tito
117.OS
DESAFIOS DA ESCRITA NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Jackeline
Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Rosilani Balthazar da
Silva, Dhienes Carla Ferreira Tinoco e Liz Daiana Tito
118.OS
IMPACTOS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS PRODUTORES DE TEXTO EM LÍNGUA
MATERNA
Silvio Nunes
da Silva Júnior
119.OS
SUJEITOS DA EJA E DO PROEJA E O DIREITO À EDUCAÇÃO
Mariana
Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Maria da Conceição Monteiro Soares e
Jaqueline de Souza Gomes e Gerson Tavares do Carmo
120.PALAVRAS
METAFÓRICAS MONOICAS: TÓPICO E VEÍCULO IMPLÍCITOS?
Reginaldo
Nascimento Neto e José Armando da Silva
121.PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS GÊNEROS
TEXTUAIS E A HABILIDADE COMUNICATIVA
Laís
Teixeira Lima e Eliana Crispim França Luquetti
122.POLICARPO
QUARESMA: UM UFANISTA FRUSTRADO
Arthur
Verdan R. Silva, Luana Moreira Ramos e Yanca Alves Barcelos
123.PRÁTICA
PEDAGÓGICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE UM PERIÓDICO
Mariane
Freiesleben e Patrícia Luciano de Farias Teixeira
124.PROCESSOS
DE REFERENCIAÇÃO E PROGRESSÃO REFERENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS
Danyele
Campozano e Nataniel dos Santos Gomes
125.PRODUÇÃO
DE VOCABULÁRIOS TRIDIMENSIONAIS DE GEOMETRIA
Misleine Andrade
Ferreira Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
126.RAÍZES
DA IDENTIDADE INTERCULTURAL BRASILEIRA A PARTIR DE MACUNAÍMA
Neila
Barbosa de Oliveira Bornemann
127.REFLEXIÓN
ACERCA DE LA ICONICIDAD ENTRE LA POSICIÓN DEL SUJETO EN LAS CLÁUSULAS Y LA
DISTRIBUCIÓN DE LOS PARTICIPANTES EN LA SITUACIÓN DE COMUNICACIÓN
Claudia
Borzi
128.REFLEXÕES
PARA A PRODUÇÃO DE UMA HISTÓRIA CRÍTICA DA FILOLOGIA PORTUGUESA E BRASILEIRA
Marinês de
Jesus Rocha e Marcello Moreira
129.REFLEXÕES
SOBRE O USO DA MÚSICA NO ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL (LÍNGUA MATERNA)
André
Ricardo Ribeiro da Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
130.RELAÇÕES
ENTRE TEXTO E DISCURSO: ALGUMAS REFLEXÕES
Ernani da
Silva Vargas, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Natalina Sierra
Assêncio Costa e Maria Leda Pinto
131.RELATO
DE EXPERIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO O GÊNERO CONTO POR MEIO DA MULTIMODALIDADE
Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Natalina Sierra Assencio Costa e Patrícia
Lima Domingos
132.RETEXTUALIZANDO
NARRATIVAS DE AVENTURA: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA
Nataniel dos
Santos Gomes e Patrícia Lima Domingos
133.SOLIDARIEDADE
INTERGERACIONAL: O DIREITO DAS GERAÇÕES FUTURAS A UM PATRIMÔNIO GENÉTICO NÃO
MODIFICADO
Laura Gioffi
Coelho Moraes, Erica Corrêa da Silva Lopes, Samila Ferreira Teixeira e Tauã
Lima Verdan Rangel
134.TECNOLOGIA,
EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: TRIPÉ PARA FORMAÇÃO DE LEITORES DA ERA DIGITAL
Jaqueline
Maria de Almeida, Mary Jeanne Gomes Viana Tavares, Daniele Fernandes Rodrigues,
Dhienes Charla Ferreira Tinoco e Eliana Crispim França Luquetti
135.TIZIANO
SCLAVI E ALFRED HITCHCOCK: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE O
FUMETTI DYLAN DOG – NAS PROFUNDEZAS E O FILME PSICOSE
Taís Turaça
Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
136.TRADIÇÃO
E RENOVAÇÃO: DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR EM A CASA DA MADRINHA DE LYGIA
BOJUNGA
Elisa
Augusta Lopes Costa
137.UM
BREVE ESTUDO FILOLÓGICO E HISTÓRICO SOBRE A CARTA RÉGIA DA RAINHA D. MARIA I AO
GOVERNADOR E CAPITÃO GENERAL DA CAPITANIA DE MATO GROSSO LUIZ DE ALBUQUERQUE DE
MELO PEREIRA E CÁCERES
Déborah
Pimenta Martins, Elias Alves de Andrade e Kelly Cristina Mamedes
138.UMA
PESQUISA EM POUCAS PALAVRAS: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO
ENSINO MÉDIO EM XINGUARA – PARÁ
Bonfim
Queiroz Lima Pereira e Márcio Araújo de Melo
139.USOS
DE [VADJ] NUMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL
José Marcos
Barros Devillart
140.VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA E ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES
Ernani da
Silva Vargas, Nataniel dos Santos Gomes e Maria Leda Pinto
141.VOCÁBULO
HERMÉTICO E DIFICULDADES PARA ACESSO A JUSTIÇA
Rafael
Guimarães de Oliveira e Tauã Lima Verdan Rangel
142.WAYNE DE GOTHAM,
DOS QUADRINHOS PARA O ROMANCE: PRIMEIRAS ANÁLISES
Igor Milen Campos Cabral e Nataniel dos Santos Gomes
143.A SOLIDÃO E O ISOLAMENTO DE PRUFROCK E LUCY
BARTON
Carlos
Henrique Lima de Souza
144.DISTINÇÕES ENTRE A
DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA E A DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL: O CASO DOS NEOLOGISMOS
Patricia
Damasceno Fernandes, Nataniel dos Santos Gomes e Natalina Sierra Assêncio Costa
145.DO REAL AO VIRTUAL:
A INFLUÊNCIA DO INTERNETÊS E SUAS ADEQUAÇÕES NA COMUNICAÇÃO
Amaro Sebastião
de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Rosilani Balthazar da Silva, Dhienes
Carla Ferreira Tinoco e Liz Daiana Tito
146.OS ESTRANGEIRISMOS
E A METALINGUAGEM EM MANHATTAN CONNECTION
Giselle
Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes
147.TERROR EM
MICROCONTOS
Carlos
Henrique Lima de Souza
148.UM BREVE
QUESTIONAMENTO SOBRE FICÇÃO E HISTÓRIA, EM SUETÔNIO
José
Mario Botelho
|