Apresentação
José Pereira da Silva
A construção do ethos nacional brasileiro em livros didáticos de PBE
Lygia Maria Gonçalves Trouche
Concordância verbal:
variação e ensino
Edila Vianna da Silva
Diz isso cantando
Darcilia Simões, Natália Rocha Correia, Thaís de Araújo da Costa,
Marilza Maia de Souza e Manuela Trindade Oiticica
Ensino,
pesquisa e extensão: caminhos no ensino médio
Maria Cristina Giorgi
Leitura e atividade não presencial de ensino-aprendizagem de e/le: discussão de
um piloto de pesquisa
Nívea Guimarães Doria e Cristina de Souza Vergnano Junger
Lições de leitura – desafios para o texto literário no Brasil
Ana Cristina Coutinho Viegas
Linguagem e trabalho: um olhar perspectivo sobre a seleção de professores
Fabio Sampaio de Almeida e Maria Cristina Giorgi
Línguas para a comunidade - espanhol (licom):
expectativas e necessidades de seu público alvo
Ana Cristina dos Santos e Elissandra Lourenço Perse
O
professor e as novas tecnologias: um olhar crítico e investigativo
Viviane M. de Menezes Guimarães e Cristina Vergnano Junger
Percurso histórico do ensino de inglês no Brasil – a abordagem comunicativa e o
livro didático do Yázigi
Mirela Magnani Pacheco e Simone Silveira Amorim
Pesquisa sobre o perfil do aluno do licom/espanhol: uma ferramenta para o
planejamento do ensino
Ana Cristina dos Santos, Fabiana da Conceição dos Santos e
Simone de Almeida Luz
Preconceito lingüístico e exclusão social: a sociolingüística como ciência
inclusivista
Helio Ferreira Orrico e Edicléa Mascarenhas Fernandes
Reflexões sobre o uso de novas tecnologias nas aulas de língua estrangeira
Greice da Silva Castela, Renata Aparecida Ianesko e Talismara
Pereira
Surdez e bilingüismo: uma reflexão sobre práticas pedagógicas a partir da
vivência do intérprete de libras
Edicléa Mascarenhas Fernandes e Ester Alves da Silva
Trabalho docente e produção de subjetividade: ressonâncias de um mural da sala
de professores
Bruno Deusdará |