Cadernos do CNLF, Vol. XXI, Nº 03
Anais do XXI CNLF, Textos Completos
tomo ii

____ VOLUME COMPLETO ____


97. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TEMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Cristina Calabria Vicente Mangi e Renato da Silva
98.  A CORRELAÇÃO ENTRE HESITAÇÃO E TIPO TEXTUAL: ASPECTOS DA FALA DO INTERIOR PAULISTA
Marcos Luiz Wiedemer
99.  A CRISE DA LEGITIMIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO DE PODERES LOCAIS
Carolline Leal Ribas e Renato da Silva
100.  A DERIVAÇÃO E O ENSINO DE MORFOLOGIA: POR UMA ABORDAGEM CAUTELAR
Felipe da Silva Vital, Vitor de Moura Vivas, Wallace Bezerra de Carvalho e Tiago Vieira de Sousa
101.  A GRAMÁTICA NA EJA: O QUÊ, QUANDO E COMO TRABALHAR?
Daniela Porte
102.  A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E AS CONTRIBUIÇÕES DE MARCUSCHI
Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Eliana Crispim França Luquetti e Tatiane Almeida de Souza
103.  A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MÉDIO
João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim França Luquetti, Luciana da Silva Almeida e Rysian Lohse Monteiro
104.  A LINGUAGEM ARTÍSTICA NA PÓS-MODERNIDADE SOB UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Tatiane Almeida de Souza e Eliana Crispim França Luquetti
105.  A LINGUAGEM CORPORAL DO ATOR
Anna Paula Soares Lemos e Viviane Jordão Pinheiro Lima
106.  A LINGUAGEM DO TRABALHO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT
Francisco Estácio Neto, Gisele de Araújo Gouvêa Estácio, Amaro Sebastiao de Souza Quintino e Jackeline Barcelos Corrêa
107.  A MONOTONGAÇÃO NOS DITONGOS DECRESCENTES COM O APAGAMENTO DAS SEMIVOGAIS
Márcio Amieiro Nunes e Nataniel dos Santos Gomes
108.  A MOTIVAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastiao de Souza Quintino e Francisco Estácio Neto
109.  A NECESSIDADE E A UTILIDADE DE UM BOM DICIONÁRIO DE LINGUÍSTICO-GRAMATICAL
José Pereira da Silva
110.  A NOÇÃO DE TIPO TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL E DOMÍNIO DISCURSIVO
Ânderson Rodrigues Marins
111.  A POESIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
Carmen Lúcia Ferreira Hygino e Maria Aparecida Monteiro da Silva
112.  A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Tatiane Almeida de Souza, Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Eliana Crispim França Luquetti
113.  ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR
Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer e Giselle Faur de Castro Catarino
114.  ANÁLISE DO DISCURSO DA MÚSICA “ADMIRÁVEL GADO NOVO” DE ZÉ RAMALHO E SUA RELAÇÃO COM O LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Tatiane Almeida de Souza, Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Eliana Crispim França Luquetti
115.  ANÁLISE DOS DISCURSOS MÉDICOS NA IMPRENSA SOBRE AS EPIDEMIAS DE DENGUE NO BRASIL
Renato da Silva
116.  AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ANÚNCIO NO ESTÍMULO À LEITURA
Géssica Pereira Monteiro Rangel, Rysian Lohse Monteiro, Luciana da Silva Almeida e Eliana Crispim França Luquetti
117.  AS PLANTAS E OS DEUSES NA MITOLOGIA
Francisco de Assis Florencio
118.  ASPECTOS DO LÉXICO ECLESIÁSTICO EM RITUAIS DA “BOA MORTE”
Norma Suely da Silva Pereira
119.  ASSUJEITAMENTOS DISCURSIVOSE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ENTRE CANIBAL PRÓSPERO
Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi
120.  AUTOFICÇÃO: A ESCRITA DE SI NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Sydna Meire Faustino Feliciano, Anna Paula Soares Lemos e Jurema Rosa Lopes
121.  AVALIAÇÃO DE EXPRESSÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Sheila de Almeida Matias Alexandre e Simone Correia Tostes
122.  CARNAVAL, OS COLEGAS E UM OLHO DE VIDRO: A LITERATURA (RE)VESTIDA DE FANTASIA
Hellenice Ferreira, Anna Paula Soares Lemos e Idemburgo Frazão Felix
123.  COBRANÇA DE CORRETAGEM: VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR, CRISE IMOBILIÁRIA E A FORMAÇÃO DISCURSIVA DA 2ª SEÇÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Fernanda Vivacqua Vieira
124.  COLUNAS DE AUTOCORREÇÃO GRAMATICAL
André Nemi Conforte e Felipe de Andrade Constancio
125.  COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS PARA O LEITOR: DOMÍNIO DOS CÓDIGOS LINGUÍSTICOS DA INTERNET
Marcos Pastana Santos e Jurema Rosa Lopes
126.  CONSCIENTIZAÇÃO OU CRIMINALIZAÇÃO? UMA ANÁLISE DE CAMPANHAS DE COMBATE ÀS DROGAS DA BAHIA
Nadia de Jesus Santos e Gilberto Nazareno Telles Sobral
127.  CRITÉRIOS DO PNLD EM ANÁLISE: PLURILINGUISMO E MULTICULTURALISMO NAS OBRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mario Sergio Mangabeira Junior e Rafael Silva Brito
128.  CULTURA DIGITAL, LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
129.  DEBATE REGRADO – A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA ORALIDADE NAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana Guimarães Soares, Sandro Teles de Carvalho e Simone Azevedo Floripi
130.  DENOMINAÇÕES PARA PARIR NO INTERIOR DA BAHIA: UMA ANÁLISE DA QUESTÃO 124 DO QSL/ALIB
Adriana Maria de Jesus Sousa e Suzana Alice Marcelino Cardoso
131.  DIÁLOGOS DIDÁTICOS NOS LIVROS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Eliana Crispim França Luquetti, Ezequiel Gonçalves de Paula, Poliana da Silva Carvalho e Sonia Maria da Fonseca Souza
132.  DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS: A RELEVÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO FRENTE À COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Fernanda Vivacqua Vieira e Nadir S’antana
133.  DISCUTINDO POSSÍVEIS CAMINHOS ENTRE MORFOLOGIA E TEXTO: A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDO
Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Wallace Bezerra de Carvalho, Carlos Alexandre Victorio Gonçalves, Tiago Vieira de Souza e Daniel Araujo Conceição
134.  EDIÇÃO DE TEXTOS IMPRESSOS: ASPECTOS CULTURAIS DA BAHIA
Maria da Conceição Reis Teixeira
135.  EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DE OFÍCIOS: DOCUMENTOS HISTÓRICOS E A DEFESA DA BAHIA NO SÉCULO XVIII
Adriana dos Santos Silva e Eliana Correia Brandão Gonçalves
136.  EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 5357: O DISCURSO DO MINISTRO MARCO AURÉLIO QUE ACOLHEU PARCIALMENTE A INCONSTITUCIONALIDADE DA NORMA DE INCLUSÃO
Fernanda Vivacqua Vieira e Nadir Sant'Ana
137.  EM BUSCA DE RESPOSTAS: DEUS EXISTE?
Ieda Tinoco Boechat, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro
138.  EM CENA, A NOVA MULHER: QUESTÕES DE GÊNERO, CONSUMO, E O DISCURSO DE EMPODERAMENTO FEMININO NA PUBLICIDADE
Telma Regina Esteves Lanini, Joaquim Humberto Coelho de Oliveira e Daniele Ribeiro Fortuna
139.  ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA ORALIDADE: A ACEITAÇÃO DO “INTERNETÊS” COMO ALIADO DO PROFESSOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
Maria Goretti de Araújo Boudens
140.  ENSINO DE MORFOLOGIA: PROPOSTAS PARA UM ENSINO CIENTÍFICO DE PROCESSOS "MARGINAIS" DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Wallace Bezerra de Carvalho, Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Tiago Vieira de Sousa e Carlos Alexandre Gonçalves Victório
141.  ENTRE FIDALGOS E VAQUEIROS: OS CAMPOS LEXICAIS NA OBRA DE UM ARISTOCRATA FEIRENSE
Charlene Cristine Conceição de Jesus e Celina Márcia de Souza Abbade
142.  ESCRITA ESTRATÉGICA E CRIATIVA NA ESCOLA
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
143.  FORMAÇÃO DOCENTE E A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UENF
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Jaqueline Maria de Almeida e Eliana Crispim França Luquetti
144.  FOTOGRAFIA COMO ILUSTRAÇÃO NOS POEMAS DA REVISTA CARETA        1962
João Cláudio Martins e Armando Gens
145.  GÊNEROS TEXTUAIS, TECNOLOGIA E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
Angela Marina Bravin dos Santos e Arthur Lima de Oliveira
146.  IDENTIDADE TERRITORIAL NAS AULAS DE INGLÊS SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO
Rafael Silva Brito e Mário Sérgio Mangabeira Júnior
147.  LUANDINO VIEIRA PELOS CAMINHOS DA PAISAGEM, DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA EM LUUANDA
Fabiana de Paula Lessa Oliveira
148.  MARCUSCHI E A LINGUÍSTICA TEXTUAL: O ENTRELAÇAMENTO DAS INFORMAÇÕES E DOS SENTIDOS
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes
149.  MONITORIA COMO GÊNERO DE ESPECIALIDADE
Monica Alvarez Gomes, Luiz Fernando Santos Mongenot Santana e Michelle Batista Gonçalves
150.  NEOLOGISMOS COMO MECANISMOS DE ENRIQUECIMENTO DA LÍNGUA E CULTURA: UMA ANÁLISE DO TERMO "IMORRÍVEL"
Gislaine de Fátima Siqueira e Nataniel dos Santos Gomes
151.  NORTEADORES DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E PERFIL DISCENTE DA LICENCIATURA EM LETRAS DO IFF
Marilia Siqueira da Silva
152.  O CAMPO LEXICAL DO “ESPÍRITO” NOS VOLUMES II, III E IV DA REVISTA ESPÍRITA (1859, 1860, 1861)
Amilca Maria de Lima Fernandes e Celina Márcia de Souza Abbade
153.  O CONCEITO DE REFLEXÃO CRÍTICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROBLEMÁTICAS QUE GERAM ALUNOS QUE QUESTIONAM
Alana Bardella da Silva e Nataniel dos Santos Gomes
154.  O DESPERTAR DA LEITURA E A IMPREGNAÇÃO CULTURAL POR MEIO DE RESGATE SOCIOCULTURAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA
Amaro Sebastiao de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa. Francisco Estácio Neto e Gisele de Araújo Gouvêa Estácio
155.  O DISCURSO DA ESTÉTICA E DA MENSAGEM DO GRAFFITI
Bárbara Viana Villaça, Iago Pereira dos Santos, Tatiane Almeida de Souza e Eliana Crispim França Luquetti
156.  O ENSINO DA ESCRITA EM INGLÊS NOS DIFERENTES MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO
Paulo Roberto Correia Esteves e Adelaide Oliveira
157.  O ENSINO DA LÍNGUA CULTA E AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Márcia Aparecida de Souza e Rozimar Aparecida Carvalho
158.  O ENSINO DE MORFOLOGIA: REFLEXÕES E PROPOSTAS SOBRE A COMPOSIÇÃO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
Tiago Vieira de Souza, Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Wallace Bezerra de Carvalho e Carlos Alexandre Victório Gonçalves
159.  O ENSINO DE SINONÍMIA E ANTONÍMIA EM TURMAS DE SEXTO ANO
Cleidiana Cardoso Nazareno Ferreira e Eliana Dias
160.  O GÊNERO MULTIMODAL MEME NA SALA DE AULA
Fernanda Vieira Ventapane e Julio Neves Pereira
161.  O JOGO NARRATIVO DE LYGIA BOJUNGA EM "A TROCA E A TAREFA": LEITURA E ESCRITA
Sônia de Almeida Barbosa Grund e Idemburgo Pereira Frazão Felix
162.  O PAPEL DA LINGUÍSTICA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro, Géssica Pereira Monteiro Rangel e Eliana Crispim França Luquetti
163.  O RELATIVISMO LINGUÍSTICO NO CONTO "A HISTÓRIA DE SUA VIDA", DE TED CHIANG
Letícia Rodrigues Rojas e Nataniel dos Santos Gomes
164.  O SER LEITOR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: UM OLHAR SOBRE O DOCENTE
Gisele de Araújo Gouvêa Estácio, Francisco Estácio Neto, Amaro Sebastião de Souza Quintino e Jackeline Barcelos Corrêa
165.  OS COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE UM ESCRITOR COMO CONTEÚDOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
166.  PATATIVA DO ASSARÉ: UM POETA DE MUITAS VOZES
Edmilson Nunes Brandão, Ozanir Roberti Martins e Maria Cristina Prates Fraga
167.  PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PAUTADA POR ELEMENTOS FACILITADORES PARA AMPLIAÇÃO LEXICAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Cristina Cristianini e Vilmar Lourenço de Melo
168.  PSICANÁLISE E LITERATURA: O LEGADO DE MÁRIO DE ANDRADE EM POEMAS DA NEGRA PARA A QUESTÃO DA SEGREGAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Marilene Ferreira Cambeiro
169.  RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENSINO DO LÉXICO AFRO-BRASILEIRO NA ESCOLA MUNICIPAL IRENE ANDRADE DE ASSIS, EM ALAGOINHAS, BAHIA
Ester Paixão dos Santos e Lise Mary Arruda Dourado
170.  SAMBANDO NA CARA DA SOCIEDADE: A RESISTÊNCIA NA ATITUDE E NOS USOS LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DO SAMBA CHULA DE SÃO BRAZ
Daisy Cordeiro dos Santos e Lúcia Maria de Jesus Parcero
171.  SELF E PONTO DE VISTA NA LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-COGNITIVA DE RELATOS FEMININOS EM 1ª PESSOA
Patricia Teles Alvaro
172.  SOBRE AUTOS DE CURANDEIRISMO DO INÍCIO DO SÉCULO XX: ESTUDOS FILOLÓGICO E LINGUÍSTICO
Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz
173.  SUPORTE DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: APRENDENDO COM O ERRO, O FEEDBACK E A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino e Gisele de Araújo Gouvêa Estácio
174.  TINHA UM POEMA NO MEIO DO CAMINHO: PENSANDO O ESPAÇO DA LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Diego Domingues e Rita Campos
175.  TIOTIMOLINA: UM ELEMENTO FICCIONAL NA ESCRITA ACADÊMICA
Valéria Angélica Ribeiro Arauz e Roberto Batista de Lima
176.  TOPONÍMIA DA CIDADE HEROICA DE CACHOEIRA-BA: CADA NOME UMA HISTÓRIA
Raquel Fontes Santana e Maria da Conceição Reis Teixeira
177.  TRANSITIVIDADE EM FOCO: ESTUDO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Bárbara Bremenkamp Brum e Lúcia Helena Peyroton da Rocha
178.  UM PERCURSO HISTORIOGRÁFICO DA OBRA LITERÁRIA DE ISMAEL COUTINHO
Nataniel dos Santos Gomes
179.  UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIA: O USO DA EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA NA ESCOLA
Ariane Wust de Freitas Francischini e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
180.  VARIAÇÃO E MUDANÇA NA SOCIOLINGUÍSTICA E NA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS
José Pereira da Silva