Antelóquio

 

 

Escrevi estes versos sem pretensões a artista, porque, antes que tudo falemos verdade, nunca me preocupei com arte. Fi-los apenas para obedecer a instintivos impulsos do coração, manifestações internas cuja necessidade de exteriorizar-se era evidente pela frequência e constante figuração na mente. Se escrevi asneiras perdoe-me o leitor benigno e se, ao contrário, fiz alguma coisa digna de apreço, já me dou por satisfeito.
Acerca de poesia tenho a minha opinião particular. Sou mais entusiasta pela poesia espontânea do que esta, que se faz por este mundo, afora, à custa de uma arte que muito se afasta da naturalidade e sobretudo da tão recomendada simplicidade. A simplicidade é um requisito da arte.
A poesia sendo um produto da emoção ou melhor a linguagem do sentimento, deve ser simples como a mesma linguagem que, propriamente, foi instituída para que os homens transmitissem mutuamente suas impressões e se compreendessem.
Nada de frases alambicadas , de afetação nos termos. Sejam estes próprios, claros e fixos é o que se exige. Em minhas composições poéticas há uma certa paridade, quer no número de sílabas componentes do verso, quer com respeito às expressões, isto se nota principalmente em as que dediquei a meus pais e irmãos. Escrevo o que sinto, por isso disse acima que obedeço mais à voz do coração do que aos preceitos e regras da arte. O sentimento é que fornece à arte o meio de subsistir; aquele, permitam-me a comparação, é uma das nossas aldeãs belas, pudibundas em sua simplicidade e lhaneza , forte e sadia, ao passo que a arte é destas coquetes da cidade que tem todos os movimentos estudados, desenvoltas, sempre prontas a dar o braço ao primeiro que se lhes aproxima. Se se puder conciliar um e outra, tem-se a poesia em sua forma mais perfeita. Quis-me fazer entendido por todos e se atingi o alvo que visei já me julgo compensado.


O Autor


Alambicadas seriam as frases apuradas em afetação, presumidas, pretensiosas; linguisticamente intrincadas, empoladas.

Pudibundas sãos as que têm pudor, recatadas e castas; que se mostram ou são tímidas, acanhadas, envergonhadas.

Lhaneza é afabilidade, candura, singeleza; amabilidade.

Coquetes são as que procuram despertar admiração, geralmente apenas pelo prazer de seduzir; que se esmeram nos requintes da aparência, por tendência natural ou para agradar a outrem, quase sempre levianas e inconstantes.

Produção Digital: Silvia Avelar @ 2011