EDITORIAL
1.
PROGRAMAÇÃO
2.
RESUMOS
3.
TEXTOS COMPLETOS
3.1.
A ANÁLISE DO USO DO PRONOME OBLÍQUO “SE” EM ARTIGOS DE OPINIÃO
EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO
Carlos
Felício de Jesus Valverde
3.2.
A ATIVIDADE DE TRABALHO DE PROFESSORES DE INGLÊS NO PROGRAMA
RIO CRIANÇA GLOBAL
Dilermando
Moraes Costa e Jurema Rosa Lopes
3.3.
A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS
ALUNOS DO CURSO NORMAL DO ISEPAM
Liz Daiana
Tito Azeredo da Silva, Jackeline Barcelos Corrêa, Dhienes Charla Ferreira e Eliana
Crispim França Luquetti
3.4.
A CRÍTICA LITERÁRIA NO SÉCULO XX – A FILOLOGIA ROMÂNICA DE
FRIEDRICH GUNDOLF
Egle
Pereira da Silva
3.5.
A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA AULA DE LITERATURA
Everson
Nicolau de Almeida e Márcio Rogério de Oliveira Cano
3.6.
A FAVELA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO CULTURAL LOCAL
Fábia de Castro Lemos, José Carlos Sebe Bom Meihy e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
3.7.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PLE (PORTUGUÊS LÍNGUA
ESTRANGEIRA) NO BRASIL
Vanessa
Gomes Teixeira
3.8.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL DO ISEPAM
Marcela
Vieira Coimbra, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Iago Pereira dos Santos e
Eliana Crispim França Luquetti
3.9.
A GENÉTICA DE UM SONETO IMPACTANTE: A TRAGÉDIA DE NÃO AMAR
MAIS NO SONETO "POR SER UNO", DE PEDRO LYRA
Manuela
Chagas Manhães e Pedro Lyra
3.10.
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM UTILIZADA NAS REDES SOCIAIS NA
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E SUA INTERFERÊNCIA NA ESCRITA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Paula
Helena Nacif Pereira Pimentel Ferreira, Joaquim Humberto Coelho de Oliveira e José Geraldo da Rocha
3.11.
A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES A APERFEIÇOAR A
COESÃO REFERENCIAL
Daniela
Reis Freitas e José Mario Botelho
3.12.
A LINGUÍSTICA COGNITIVA E OS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA NOVA
ABORDAGEM TEÓRICA
Eduardo
Santana Moreira e Roza Maria Palomanes Ribeiro
3.13.
A NARRATIVA COMO APORTE METODOLÓGICO NA PESQUISA
QUALITATIVA
Cristina
da Conceição Silva, José Geraldo da Rocha e Fábia de Castro Lemos
3.14.
A ORTOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA UM ENSINO REFLEXIVO
Andreza
de Oliveira Pullig Bastos
3.15.
A PRESENÇA DO ROMANESCO NO FILME ROMA CITTÀ APERTA
Luciana
de Genova
3.16.
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE
ESSA PRÁXIS
Claudia
Correia de Matos, Daniele Ribeiro Fortuna e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
3.17.
A SUBJETIVIDADE DE FRIDA KAHLO: A AUTOFICÇÃO E O REAL EM
SEUS AUTORRETRATOS
Elaine
Teixeira da Silva
3.18.
A SUBSTITUIÇÃO DE NÓS
POR A GENTE NA FALA DE NOVA IGUAÇU
Stêphanie
Rocha Vieira Elexias e Juliana Barbosa de Segadas Vianna
3.19.
ANA MENDIETA, CORPO E MITOCRÍTICA: PERCURSO PARA UMA
PERFORMANCE
Valeri
Carvalho
3.20.
ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E A LEITURA LITERÁRIA NA AULA
DE LÍNGUAS: UMA PERSPECTIVA QUEER
Elio
Marques de Souto Júnior
3.21.
APONTAMENTOS PRIMEIROS SOBRE O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE
DISCURSIVA
Vítor
Vieira Ferreira
3.22.
AS CONSTRUÇÕES COMPARATIVAS DE PREFERENCIALIDADE: UMA
ABORDAGEM COGNITIVA
Silvio
Cesar Santos e Maria Lúcia Leitão Almeida
3.23.
AS DIMENSÕES DO LETRAMENTO
Giselly
Duarte Ferreira
3.24.
AUTOBIOGRAFIA E AUTOFICÇÃO: UM PANORAMA
TEÓRICO-ESTÉTICO-LITERÁRIO
Karla
Magalhães de Araujo
3.25.
CARNAVAL, INFÂNCIA E SEGREGAÇÃO. TRÊS ELEMENTOS QUE SE
INTERPENETRAM NA CONDIÇÃO DOS EXCLUÍDOS, A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XIX
Neide
Amorim Ernesto, Marcia Figueira Marques da Silva e Darlene Camargo Gomes
de Queiroz
3.26.
CATEGORIZAÇÃO VERBAL: AVALIANDO EMPIRICAMENTE A
CATEGORIZAÇÃO ARISTOTÉLICA
Jéssica
Cassemiro Muniz dos Santos e Diogo Oliveira Ramires Pinheiro
3.27.
COMO É A ABORDAGEM DA GRAMÁTICA NAS PROVAS DA
CESPE
Renata
da Silva de Barcellos, Alessandra Serra Viegas e Leonardo Martins Camargo
3.28.
DA PRÁTICA À TEORIA: DIÁLOGO LITERÁRIO-FILOLÓGICO ENTRE PAUL
AUSTER, NÉLIDA PIÑON E FRIEDRICH GUNDOLF
Egle
Pereira da Silva
3.29.
DISCURSOS DE LEGITIMAÇÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
José
Geraldo da Rocha e Rosane Cristina de Oliveira
3.30.
E AGORA, COLEGAS?... O PROCESSO ACABOU, O AOLP EMPLACOU...
E AGORA?...
José
Pereira da Silva
3.31.
“É ASSIM QUE ESTÁ ESCRITO?” “COMO LÊS?” FALARES DE NÃO MACHISMO
E NÃO PRECONCEITO NO DISCURSO RELIGIOSO DOS QUE UTILIZAM A BÍBLIA – UM (INCÔMODO)
ESTUDO DE CASO
Alessandra
Serra Viegas
3.32. EN-CANTO BIOGRÁFICO: MARTINHO DA VIDA, MEMÓRIAS NAS VEIAS DA FICÇÃO
Patrícia
Luísa Nogueira Rangel e Idemburgo Pereira Frazão Felix
3.33.
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA
HISTÓRICA
Vanessa
Gomes Teixeira
3.34.
ESCRITA E MEMÓRIAS NARRATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE
INCLUSÃO SOCIAL
Jackeline
Barcelos Corrêa e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva
3.35.
ESCRITA SOLIDÁRIA PIBID UENF/PEDAGOGIA: A ESTRATÉGIA DA TROCA
DO GÊNERO TEXTUAL CARTA EM SALA DE AULA
Iago
Pereira dos Santos, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Monique Teixeira Crisóstomo,
Marcela Vieira Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti
3.36.
FEMINISMO E CONTO DE FADAS: UMA ANÁLISE DO FILME FROZEN
Lidiane
Nunes de Castro e Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte
3.37.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E PRÁTICAS PARA ALÉM DOS MUROS
ESCOLARES
Ana Carolina
da Rocha
3.38.
FÓRUNS DE DISCUSSÃO NA EAD: INTERAÇÃO, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Elaine
Vasquez Ferreira de Araujo e Márcio Luiz Côrrea Vilaça
3.39.
IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA: A CULTURA DE MATRIZ AFRICANA COMO EIXO
DE LEITURA DE O PRESENTE DE OSSANHA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS
Patrícia
Luísa Nogueira Rangel e Idemburgo Pereira Frazão Félix
3.40.
INTOLERÂNCIA EM NOME DE DEUS: UMA ANÁLISE DO CASO DA EXCLUSÃO
DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DAS ESCOLAS NO BRASIL
Márcia
Silva Amaral e Marcelle Rosa Santos Donato
3.41.
ITENS DE “ANÁLISE LINGUÍSTICA” NO SAERJINHO: UMA REFLEXÃO
Renata
da Silva de Barcellos
3.42.
LEITURA, TEXTO, ESCRITA E ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE ESSE PROCESSO
Claudia
Correia de Matos, Daniele Ribeiro Fortuna e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
3.43.
LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: DIVERSIDADE DE PRÁTICAS CULTURAIS E SOCIAIS
DE LEITURA E ESCRITA
Elaine
Vasquez Ferreira de Araujo e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
3.44.
LITERATURA E ÉTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRA DE JOEL
RUFINO DOS SANTOS
Idemburgo
Pereira Frazão Félix
3.45.
LITERATURA E HOMOSSEXUALIDADE: CONDIÇÃO, IDEOLOGIA E IDENTIDADE
Luan
da Cruz e Renato Marcelo Resgala Junior
3.46.
NOMENCLATURA POPULAR DADA AOS ÓRGÃOS SEXUAIS À LUZ DO COGNITIVISMO
Patrícia
Oliveira de Freitas
3.47.
O CAMINHO DA HIPOSSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA
Andreia
Cardozo Quadrio
3.48.
O EFEITO PATÊMICO NA FORMAÇÃO DE PALAVRAS: EXPRESSIVIDADE E
INTENCIONALIDADE DISCURSIVA
Pilar
Cordeiro Guimarães Paschoal e Viviane Mara Vieira Cardoso
3.49.
O ENCAPSULAMENTO DA IDEOLOGIA EVANGÉLICA NA EXPRESSÃO “DO MUNDO”
Érica
Portas
3.50.
O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: UM PROCESSO DE INCLUSÃO
SOCIAL
Veronica
de Andrade Martins de Almeida e Patrícia Rodrigues Rocha
3.51.
O MUNICÍPIO E SUAS DENOMINAÇÕES – UMA ANÁLISE SÊMICA
Maria
Lucia Mexias Simon
3.52.
O NARRADOR BENJAMINIANO NO CONTO “COM SUA VOZ DE MULHER” DE
MARINA COLASANTI
Simone
Campos Paulino e Vera Lúcia Teixeira Kauss
3.53.
O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NA PERSPECTIVA
DO LETRAMENTO
Bianca
Corrêa Lessa Manoel, Patrícia Jerônimo Sobrinho e Simony Ricci Coelho
3.54.
O PATRIARCALISMO COMO HERANÇA EUROPEIA SOB AS PERSPECTIVAS LITERÁRIA
E HISTÓRICA
Neide
Amorim Ernesto e Vera Lucia Teixeira Kauss
3.55.
O PERCURSO MÍTICO-HISTÓRICO DO CANGACEIRO ANTONIO
SILVINO
Edmilson
Nunes Brandão e Cimélio Senna Vasconcelos da Silva
3.56.
O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA E OS PERSONAGENS DA LITERATURA
INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO MENINA BONITA DO
LAÇO DE FITA
Gabriela
do Rosario Silva, Sharlys Jardim da Silva Santos e Shirlena Campos de Souza
Amaral
3.57.
O REALISMO AFETIVO EM “PASSEIO NOTURNO”, DE RUBEM FONSECA –
A ORALIDADE ARTICULADA AO ENSINO DE LÍNGUA/LITERATURA
Clesiane
Bindaco Benevenuti e Patrícia Peres Ferreira Nicolini
3.58.
OMISSÕES NA TRADUÇÃO CULTURAL DE TOCAIA GRANDE PARA A LÍNGUA INGLESA
Laura
de Almeida e Luana Santos Melo
3.59.
ONTOLOGIA DO SER NORDESTINO NA FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS
José
Severino da Silva e Renato da Silva
3.60.
PARADOXOS GEOIDENTITÁRIOS: FAVELA DA BARREIRA, UMA FAVELA NO
ASFALTO
Fábia
de Castro Lemos
3.61.
PERFORMANCES DE GÊNERO NA FOTOGRAFIA DE NAN GOLDIN
Júlia
Reyes e
Adelaine LaGuardia
3.62.
POR POLÍTICAS, CULTURAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ana Carolina
da Rocha
3.63.
REDAÇÃO ESCOLAR: EM BUSCA DA ORIGINALIDADE
Sarita
Costa Erthal
3.64.
REDES SOCIAIS E JORNAIS: UMA NOVA FORMA DE SE
FAZER NOTÍCIA
Gustavo
Estef Lino da Silveira
3.65.
REPRESENTAÇÕES DE UMA CIDADE: OS CORDÉIS DE FRANCISCO BARBOZA
LEITE E AS CRÔNICAS DE SILBERT DOS SANTOS LEMOS
Tania
Maria da Silva Amaro de Almeida e Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
3.66.
REVENDO A COMPOSIÇÃO: POR UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO
Rômulo
Andrade de Oliveira, Tainá Vinco, Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Wallace
Bezerra de Carvalho e Carlos Alexandre Gonçalves
3.67.
TECNOLOGIA ASSISTIVA: EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS, ESTRATÉGIAS E
PRÁTICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Bruna
da Silva F. Miranda e Haydéa Maria Marino de Sant’anna Reis
3.68.
TOMBOY (2011): IDENTIDADE DE GÊNERO NA INFÂNCIA
Lidiane
Nunes de Castro e Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte
3.69.
UM ATLAS MNEMOSYNE: O TEXTO LITERÁRIO EM PERSPECTIVA INTERDISCURSIVA
Mariana
Vidal de Vargas
3.70.
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A LINGUÍSTICA PRAGMÁTICA E FUNCIONAL
DOS CAMELÔS NOS TRENS DA SUPERVIA NO RAMAL CENTRAL-SANTA CRUZ (RIO DE JANEIRO –
RJ)
Paulo
Henrique Silva de Lima e José Severino da Silva
3.71.
USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZA-GEM DE GÊNEROS TEXTUAIS COM ÊNFASE NA POESIA
Valquíria
Aranda Ventura da Silva, Nataniel dos Santos Gomes e Aline Saddi Chaves
3.72.
VOTEC – VOCABULÁRIO TERMINOLÓGICO DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA
– PORTUGUÊS-INGLÊS
Márcio
Issamu Yamamoto
3.73. POR NOVAS EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MORFOLOGIA
Vítor de Moura Vivas (IFRJ) / Rômulo
Andrade de Oliveira (UFRJ) / Felipe
da Silva Vital (UFRJ) / Wallace
Bezerra de Carvalho (UFRJ) / Carlos
Alexandre Gonçalves (UFRJ)
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