EDITORIAL
01. “500 dias com ela” e a semiótica: uma análise da
construção sígnica do narrador
Taís Turaça Arantes
02. A análise de vídeos publicitários a partir dos fatores pragmáticos
de intencionalidade e situacionalidade
Igor Moura Danieleviz e Silva e Ariane
Wust de Freitas Francischini
03. “A Bela Amortecida”, de Gilmar Pereira: leituras de um
conto
Neliane Raquel Macedo Aquino e Bonfim Queiroz Lima
04. A casa dos espelhos: processo cognitivo no desenvolvimento
da criatividade
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa e Nataniel dos
Santos Gomes
05. A construção identitária em movimentos entre o tema
transversal ética e resposta dos alunos nas atividades de produção textual e
uso do material didático portuguesando
Bruna Sieiro Borges, Tuany Maria Rodrigues Gonçalves Cianelli,
Fernanda Iglesias Webering, Flávia Maria Farias Baptista da Cunha e Cláudia Cristina Mendes Gisel
06. A contação de histórias revisitada e o aprendiz
emancipado por meio da teoria dos
multiletramentos
Lilian Mello Hodgson
07. A contribuição da tecnologia para obtenção de
ganhos cognitivos de crianças autistas
Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias
08. A correção e reescrita da produção textual no contexto tecnológico
Enilva Maciel Ribeiro, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
09. A defesa da linguagem na ótica de Steven Pinker e
a sua extensão para o contexto discursivo literário
Fábio Pereira do Vale Machado
10. A denúncia social escravocrata em “Navio negreiro”, de Castro
Alves
Cinthia Teresinha Fabre Esposte, Elias Cloy França Ferreira da Silva, Vitória Maria de Brito, Anízio Antônio Pirozi e Clodoaldo
Sanches Fófano
11. A droga da obediência” e as
orações subordinadas adverbiais: articulações e
sentidos para as relações textuais
Vanessa Cristina Alves da Silva, Adriana Chaves
de Barros e Natalina Sierra Assêncio
Costa
12. A educação física escolar e a importância do ensino
da dança
Priscilla Gonçalves de Azevedo, Glória
Marianna Barreto Teixeira e Fernanda
Castro Manhães
13. A escola: um ambiente e
diferentes perspectivas de pesquisas sobre a língua portuguesa
Nilmara Milena da Silva Gomes e Elecy
Rodrigues Martins
14. A formação do professor de português como língua
estrangeira: uma proposta
Luã Armando de Oliveira Silva
15. A gênese do soneto de constatação I “Por nós mesmos”
Eleonora Campos Teixeira e Ingrid
Ribeiro da Gama Rangel
16. A importância da ludicidade no processo inclusivo de
alunos com deficiência no ambiente escolar
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires
André
17. A importância da ideologia
de Paulo Freire no contexto político e social no processo de formação da
educação popular
Gracyella Gonzaga Arantes e Nataniel dos
Santos Gomes
18. A influência da linguagem da Internet e o uso de celulares na produção escrita de alunos de 3º ano de Ensino Médio
Jonathan Gonçalves dos Santos, Letícia Maria
de Jesus Monteiro e Susylene Dias de
Araújo
19. A interação entre a professora de PLE e alunos
africanos em uma turma do NUCELE/UFRR
Maiane Machado Sá e Ancelma Barbosa Pereira
20. A interação social da leitura diante do letramento
literário
Daniel Abrão e Helga Ticiana de Barros Maciel
21. A interdisciplinaridade no ensino–aprendizagem de Língua
Inglesa: um olhar sobre a prática de professores e o livro didático
Jefferson Roberto Aroucha
22. A interlíngua como
instrumento de avaliação e/ou acompanhamento da apropriação da escrita em
língua portuguesa por alunos surdos
Karine Nafaeli Sousa Lima e Francisco Edviges
Albuquerque
23. A leitura em sala de aula e a
formação de leitores: questões e problemas
Damares Alves de
Araújo Basmage
e Marcelo Marinho
24. A linguagem do meme
nas redes sociais: uma análise dos memes
da Copa 2018 sob a perspectiva semiótica de Charles Sanders Peirce
Taís Turaça Arantes
25. A Linguística como instrumento para detectar o plágio
Jucilene Marcos da Silva Ramos, Vanderson de
Souza e Nataniel dos Santos Gomes
26. A Linguística Forense em uma análise investigativa
Katherine Cristine Costa Camargo e Nataniel dos
Santos Gomes
27. A perspectiva dos sentimentos de inferioridade e
inveja: uma análise da literatura contemporânea no conto “Dois velhinhos”, de
Dalton Trevisan
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco
Edviges Albuquerque
28. A pesquisa na linha de literatura afro-brasileira
na Pós-graduação: identidade negra, resistência e minorias
Rosidelma Pereira Fraga
29. A poesia visual de Tchello d’Barros: uma proposta
pedagógica
Renata da Silva de Barcellos
30. A prática pedagógica do professor em formação:
entre o dizer e o agir
Elem Kássia Gomes
31. A recorrência dos elementos de textualidade no
processo de letramento poético de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Leomar Alves de Sousa e Antônio
Carlos Dias Mendonça
32. A relatinização da língua portuguesa
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Daniel de Assis Soares
33. A representação da mulher negra no livro didático
e sua influência na identidade dos alunos
Anna Carolina Barbosa Silva, Viviane
Ribeiro Andrade, Claudia Cristina
Mendes Giesel e Fernanda Iglesias
Webering
34. A Sociolinguística no ensino–aprendizagem da língua
materna no EJA
Tabitha Molina Monteiro
35. “A terra
dos meninos pelados”: uma experiência estética com a Literatura no Ensino
Fundamental IIJuliana de Souza Silva e Volmir
Cardoso Pereira
36. A utilização da música como promotora do bem-estar do ser humano
Dayse Sampaio Lopes Borges, Maria de
Lourdes Ferreira Medeiros de Matos,
Alcemar Antônio Lopes de Matos e Fernanda
Castro Manhães
37. A utilização de métodos lúdicos na Educação Infantil
Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa, Elisângela
Matos Oliveira de Souza, Ana Luiza
Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André
38. A variação linguística em sala de aula: um tratado da empatia
Juliana de Souza Silva, Fábio Junior
Paes Moraes, Adriana
Lúcia de Barros Escobar e Natalina Sierra Assêncio Costa
39. A variação linguística na língua portuguesa e sua
relação com o ensino
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
40. A vedação da obstinação terapêutica à luz da
resolução nº 2.156/2016, do Conselho Federal de Medicina
Larissa de Paula Ferreira, Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
41. Ambiguidades em charges de jornais
Vanessa Ferreira Camilo e Paulina de
Lira Carneiro
42. Análise da toponímia urbana de Paranaíba-MS
Neidiani Alves da Silva Dutra
43. Aquisição da linguagem através do lúdico: apresentação do palhaço
Cambito, nas Escolas Públicas da comunidade remascente quilombola de Furnas do
Dionísio – Jaraguari-MS
Janayne Pereira de Oliveira, Ozanados Anjos
Santana e Ariane Wust de Freitas
Francischini
44. Aquisição de L2 por idosos: um estudo baseado no
Gerativismo sobre as dificuldades na 3ª idade de adquirir a língua inglesa
Marisa Luna Kitzig e Nataniel dos Santos Gomes
45. As línguas indígenas da comunidade do Araçá: do ensino
na escola como segunda língua à revitalização linguística como fortalecimento
cultural
José Ângelo Almeida Ferreira e Alessandra de
Souza Santos
46. As roupagens da língua: a concordância
verbo-nominal sob a ótica da Gramática Tradicional e da Sociolinguística
Nilcéia Gonçalves Cáceres, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros, Lucilo Antônio Rodrigues e Natalina Sierra Assêncio Costa
47. As TDICs e o ensino híbrido: a utilização das
ferramentas GPS e google earth no ensino de Ciências de
uma escola pública de Carangola-MG
Filipe Zaniratti Damica, Douglas
Ribeiro Lucas, Leismarque Adelino
Júnior da Silva e Nilson Sergio Peres
Stahl
48. Aspectos cognitivos do processo de aquisição de
linguagem de alunos com deficiência intelectual
Neidiani Alves da Silva Dutra e Gleisiani
Moura da Silva
49. Aspectos cognitivos no desenvolvimento das faculdades linguísticas
Livia Carneiro Lima da Hora e Nataniel dos
Santos Gomes
50. Autoralidade e letramento literário: caminhos
possíveis
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos e Analice de Oliveira Martins
51. “Circuito fechado”: uma forma de trabalhar verbos
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
52. Cognição e linguagens
digitais: intersecção entre o conhecimento e o símbolo like do faceboock
Daisy Aparecida Parron Molina, Adriana
Pereira Santana e Nataniel dos Santos Gomes
53. Como e quando se inicia o processo de efetivação de
uma oralidade considerada culta, sob a perspectiva do letramento
José Mario Botelho
54. Concordância verbal: análise do trabalho com a Gramática
no Ensino Fundamental II
Marcieli Souza de Oliveira e Selmo Azevedo
Apontes
55. Conhecendo a Neurociência Cognitiva e
Comportamental e suas influências na educação, destacando os prováveis
transtornos de aprendizagem
Ingrid Raposo Ramos e Marilei Arruda da Rocha Caballero
56. Conhecendo o Transtorno Opositivo Desafiador –
TOD – e estabelecendo relações de aprendizagem escolar
Nilcéia Gonçalves Cáceres e Nataniel
Gomes dos Santos
57. Contação de histórias: ensino de Literatura e formação
do leitor literário
Andréia Nascimento Carmo e Valdivina
Telia Rosa de Melian
58. Contribuições do gênero instrucional no rendimento
escolar de alunos do Ensino Fundamental
Vera Lúcia Ferreira Urt, Herbertz
Ferreira, Adriana Lúcia de Escobar,
Chaves de Barros e Natalina Sierra
Assêncio Costa
59. (Des)estruturando a
Linguística Antropocêntrica:
aspectos linguísticos da marginalização dos sujeitos de outras espécies e a
proposição uma nova agenda linguística anti-humanista
Gabriel Bittar Domingues
60. Diálogos entre a escrita de Lima Barreto
e o
hip hop, de Emicida
Poliana da Silva Carvalho, Ana Paola
Laeber, Ezequiel Gonçalves de Paula, Eliana Crispim França Luquetti e Fermín
Alfredo Tang Montané
61. Dicionário: da construção de sentidos ao
enriquecimento do vocabulário
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
62. Discursos da história e letramento no PIBID: análise
da inferiorização do Brasil nas páginas de Atlantida
Humberto Silva de Lima e Ana Cristina dos
Santos
63. Do ídion ao idiótes: a escrita político-filosófica
de Leandro Konder, voltada ao cotidiano
Antonio Carlos Ribeiro e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
64. Educação ambiental e justiça social: diálogos para o
fortalecimento da comunidade escolar
Ari Gonçalves Neto, Shirlena Campos de Souza Amaral e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral
65. Empoderamento linguístico de minorias étnicas de
Roraima
Daniele da Silva Fernandes Rodrigues e Nilmara
Milena da Silva Gomes
66. Ensino de língua portuguesa para surdos: unidades
lexicais e recursos de tradução/interpretação para LIBRAS
Ízea Folha Damasceno Santos e Ana Claudia
Castiglioni
67. Entendendo o texto literário a partir da poesia
de Cecília Meireles
Nilcéia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio
Rodrigues, Volmir Cardoso Pereira,
Daniel Abrão e Fábio Dobashi Furuzato
68. Entender para escrever: a
leitura crítica na formação de sentidos
Amara Brito Martins Ramos, Vanessa Lima,
Sayonarah Almeida, Flávia Maria Cunha e Claudia Cristina Mendes Giesel
69. Era pós-método: novas concepções para o processo de ensino–aprendizagem de língua estrangeira
Laís Teixeira Lima, Monique Teixeira Crisóstomo, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
70. Estratégias de adequação curricular para alunos
com autismo
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Bianca de Souza
Fonseca, Cristiana Barcelos da Silva
e Fernanda Castro Manhães
71. Estudo preliminar da competência 4 da Base Nacional Comum
Curricular: relações entre linguagem e cognição
Adriana Pereira Santana, Adriano da
Fonseca Melo, Daisy Aparecida Parron
Molina e Nataniel dos Santos Gomes
72. Estudos de gênero na educação física escolar:
principais conceitos e abordagens
Glória Marianna Barreto Teixeira, Priscilla
Gonçalves de Azevedo e Fernanda
Castro Manhães
73. Evasão escolar e Ensino Médio: análises de uma revisão
bibliográfica sistemática
Cristiana Barcelos da Silva, Carlos
Henrique Medeiros de Souza, Fernanda Castro Manhães e Ana Paula Silva de Andrade Jorge
74. Evento de letramento:
um passaporte seguro para a prática social da língua
Valdinéia da Luz Meira Machado, Tatiane Castro
dos Santos e Mauricélia de Melo Souza
75. Experiências de ensino de Português como língua
não materna em contextos de fronteira e imigração
em Roraima
Cora Elena Gonzalo Zambrano
76. Experiência
de transposição entre a teoria e a prática: gramática, educação e ensino do gênero textual poesia
Eliete Lopes Matricardi, Loid Rodrigues
e Adriana Chaves de Barros
77. Fanfiction e o letramento literário de jovens
leitores/autores
Ayane Camila de Araújo Silva e Mirella
Miranda de Brito Silva
78. Flicts: a leitura do texto e da imagem se faz necessária ao mesmo tempo (uma análise, apontando
possíveis efeitos de sentidos, olaborando assim, para as reflexões discentes
que possam mudar práticas sociais)
Maria Aparecida Alves Ribeiro
79. Formação de professores indígenas: um olhar
sobre o contexto educacional superior do Parfor em Boa Vista-RR
Verônica de Oliveira Magalhães e Nilmara
Milena Gomes Maran
80. Guimarães Rosa: trajetória de sucesso e de
valorização da Linguística
Ivani Alves Satlher Ruella e Eduardo Satlher Ruella
81. Ideologia e efeitos de sentido: uma análise dialógica
do discurso sobre o negro nas canções “A mão da limpeza e identidade”
Aline Saddi Chaves, Vanuza dos Santos Lima e Wélida Alves
82. Indo-europeu: o caso das raízes iniciadas por “o”
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Rosélia Sousa
Silva
83. Interferências do celular no ambiente de
aprendizagem em uma escola no município de Campos dos Goytacazes-RJ
Bárbara Viana Villaça, Bruna Viana
Villaça e Vanessa de Castro Bersót
Pereira
84. Intertextualidade e casamento de perspectivas: breve análise sobre a
perspectiva de Blake em Moore
Bruno Sá de Carvalho
85. Kit gay: letramento crítico para
enfrentamento de fake news
nas eleições de 2018
Emmanuelly Castro dos Santos
86. Leitura e construção de sentido: uma análise do conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti
Clodoaldo Sanches Fófano, Eliana Crispim França Luquetti, Paulo
Jonas dos Santos Júnior, Sonia Maria
da Fonseca Souza e Vyvian França
Souza Gomes Muniz
87. Letramento digital de professores: uma abordagem sobre as práticas pedagógicas com tecnologia
Juliana Leal Facundes e Miliane Moreira Cardoso Vieira
88. Letramento na escola da teoria à prática: um
olhar para a variação linguística
Emanuely Monteiro Celestino, Precília
Achermann Vieira e Tatiane Castro dos
Santos
89. Letrando com Clarice: uma discussão para a
definição de sequência didática baseada no letramento em Clarice Lispector em
uma turma do 3º ano do Ensino Médio
Keyciane Silva, Larissa Portella Santos, Hélio Luiz da Silva, Claudia Mendes e Flávia Maria Cunha
90. Literatura e conexão entre leitores ficcionais e reais
Benildes Fernandes Oliveira, Rosélia Sousa Silva e Thanielle Magalhães Costa
91. Literatura hispano-americana: estudo de caso sobre os desafios do ensino
de língua estrangeira numa escola estadual de Boa Vista-Roraima
Teresinha Fernandes da Silva, Ketlen
Cristina de Souza Oliveira e Iris Anita Fabián Ramírez
92. Literatura na escola:
uma proposta de letramento literário no Ensino
Fundamental
Neiva Lopes da Silva, Michelly Moura dos Santos e Gisela Maria de Lima Braga Penha
93. Ludicidade e tecnologia no ensino dos adjetivos
Rosimeire Santos Alecrin, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
94. Manifestações culturais pesqueiras em São João da
Barra – a festa de Nossa Senhora da Penha
Jhonatan da Silva Martins e Giovane do
Nascimento
95. Mediação online:
desenvolvimento de habilidades cognitivas
Josiane de Almeida Gonçalves Goulart
96. Memes na Internet:
textualidades, recriações e disseminação
Juliana Marinho dos Santos, Carla
Bittencourt Felício e Flávia da Cunha
Pereira
97. Memórias ficcionais e interdisciplinares: “O alienista”
ultrapassando fronteiras
Ana Carolina A. de L. Oliveira e Andrea
Martins Lameirão Mateus
98. Memórias literárias no NEJA: um resgate da autoestima
Felipe Braga Soutto e Ana Cristina dos Santos
99. Metacognição e tecnologia digital: uma análise do
aplicativo móvel PREPARA ENEM 2018
Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
100. Metacognição na sala de aula: estratégias de leitura Juliana de Souza Silva e Nataniel dos
Santos Gomes
101. Metáforas conceptuais em seis obras da
literatura do medo
Morgana de Abreu Leal e Pedro
Henrique Ribeiro de Oliveira
102. Modernização tecnológica do judiciário e o processo
eletrônico
Gabriela Gonçalves Tavares, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat
Cabral, Leila Maria Tinoco Boechat
Ribeiro e Carlos HenriqueMedeiros de Souza
103. Motivação de leitura: processos cognitivos de atenção
e compreeensão por meio de romances infantojuvenis
Damares Alves de Araújo
Basmage e Nataniel dos Santos Gomes
104. Multiletramentos e o uso
das TDICs no processo de ensino–aprendizagem de língua inglesa Carla Corsini Rezende da Costa Fernandes
105. Neurociência e o ensino: sequência didática
Eliete Lopes Matricardi, Loid Rodrigues
e Nataniel dos Santos Gomes
106. Nicho literário nerd?
Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior
107. Novas perspectivas para a sala de aula: Linguística
Aplicada e sua contribuição para a quebra de paradigmas
Aline Ferreira Oliveira Araujo e Elza Sabino da
Silva Bueno
108. O ambiente virtual na compreensão de questões
ambientais: uma abordagem alternativa no Ensino Médio Samuel Sales de Carvalho, Eduardo de
Almeida Silva, Sandra Maria
Schröetter, Fernanda de Oliveira da
Silva Beggio e Nilson Sergio Peres
Stahl
109. O conto machadiano e as forças da Literatura de Roland
Barthes: uma análise do conto “A carteira”
Maria José Oliveira Maia e Gisela Maria de Lima Braga
Penha
110. O
discurso imagético enquanto acontecimento político do Brasil: o “não dito” no cartaz de
divulgação do show da banda Pearl Jam
Elizangela Tonelli, Iago Pereira dos Santos, JulieteMaganha Silva e Sérgio Arruda de Moura
111. O ensino da língua portuguesa X o letramento literário na educação de jovens e adultos
Rute da Silva Santos, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Rosélia Sousa Silva
112. O ensino de língua materna e a (inter)relação
livro didático e gêneros textuais Monique Teixeira Crisóstomo
113. O ensino de Português como
língua adicional (PLA) no programa idioma sem fronteiras (IsF):um relato de
experiência
Etiene Caroline Farias de Mello e Francisca
Paula Soares Maia
114. O ensino do léxico: a abordagem do livro didático de Língua
Portuguesa do 6º ano de uma escola no município
de Araguaína-TO
Willas Silva Santos e Ana Claudia Castiglioni
115. O
envolver e o envolver-se na instituição escolar: o acolhimento na perspectiva da inclusão
Cristiana Barcelos da Silva, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Fernanda Castro Manhães e Ana Paula Silva de Andrade Jorge
116. O Facebook
e a (trans)literatura: as muitas possibilidades de narrativas em rede
Ocinei Trindade de Oliveira
117. O falar cristão e sua variação para diferentes
comunidades de fiéis
Raquel Santos de Souza Brites e Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros
118. O legado visigodo: a influência da língua gótica no
período de formação da língua portuguesa
Gabriella Veras Rodrigues Guimarães
119. O léxico tocantinense nas obras “Serra dos
Pilões: jagunços e tropeiros” e “Mainga”
Fernanda de Oliveira Eduardo e Ana Claudia
Castiglioni
120. O meme e sua
influência na linguagem”
Livia Carneiro Lima da Horai, Elza Sabinoda Silva Bueno, Natalina Sierra
Assêncio Costa e Neide Araújo Castilho Teno
121. O papel da mulher warao nas relações de poder comunitárias
Marilyn Barreto Souza, Adriana Santos
Pequeno, Dâmaris da Silva Cota e Joseilson da Silva Sampaio
122. O papel do PROCON como
órgão administrativo extrajudicial na composição de conflitos consumeristas
Lorena Vieira Curty Oliveira, Adenauer
Cabral Ribeiro, Hildeliza Lacerda
Tinoco Boechat Cabral, Raquel Veggi Moreira e Carlos Henrique Medeiros de Souza
123. O percurso histórico da gramática no Brasil,
observações sobre o advérbio
Wagner Assen
124. O poder humanizador da ficção
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon e Eliana
Crispim França Luquetti
125. O prazer da leitura: perspectiva cognitiva
através da obra “Vida da gente”
Roziléia de Oliveira Sales, Adriana Lúcia
Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
126. O protagonismo como experiência do pensamento e
formação de leitor
Odair Marques Pereira e José Rone
Rabelo da Silva
127. O texto literário como reflexo da vida humana no conto
machadiano na perspectiva barthesiana
Airton de Mesquita Silva e Gisela Maria
de Lima Braga Penha
128. O uso da coesão sequencial na produção textual
do Fundamen-tal II
Sandra Regina Motta 129. O uso da gíria como recurso de aprendizagem em uma abordagem
sociolinguística: uma análise no filme “Trash – a esperança vem do lixo”
Raquel França Freitas, Sonia Maria da
Fonseca Souza, Vyvian França Souza
Gomes, Eliana Crispim França Luquetti
e Clodoaldo Sanches Fófano
130. Observações sobre as expressões idiomáticas na Literatura: o caso de “Incidente em Antares”, de Erico Veríssimo
Dagmar Vieira Nogueira Silva
131. Observações sobre o cognitivismo: a questão da
linguagem para o autista
Noeli Teresinha Strada e Nataniel dos
Santos Gomes
132. Oficinas literárias: estratégias educacionais para
desenvolver a competência de ler
Roseane Limoeiro da Silva Pires, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
133. Olimpíada de Língua Portuguesa: a prosa e os
versos que encantam o Brasil
Aline dos Santos Teixeira da Costa, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
134. Operadores argumentativos na EJA: a escrita como
norte para aprendizagem de Língua Portuguesa
Helga Ticiana de Barros Maciel, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
135. Oralidade e gêneros orais: um olhar sobre as
práticas desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental
Jaqueline Maria de Almeida, Eliana Crispim
França Luquetti e Liz Daiana Tito
Azeredo Silva
136. Orientações sobre a Linguística: o ensino de Língua
Estrangeira para crianças no contexto educacional brasileiro
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Roberta da
Silva Nascimento Pereira, Fernando
Xavier de Almeida e Geovana Santana
da Silva
137. Os desafios do professor de Espanhol em relação às
variedades linguísticas em uma escola pública de Boa Vista
Ketlen Cristina de Souza Oliveira, Teresinha
Fernandes da Silva e Cora Elena
Gonzalo Zambrano
138. “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo”:
a cognição entre a leitura do vídeo e a leitura do texto
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz e Volmir Cardoso Pereira
139. Os implícitos no texto: uma proposta de ensino
da habilidade inferência para alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental em Corumbá-MS
Jonathan Gonçalves dos Santos, Letícia
Maria de Jesus Monteiro, Adriana Lúcia de E. Chaves de Barros e Natalina
Sierra Assêncio Costa
140. Os sentidos de raça/racismo no discurso de
acadêmicos de letras da UEMS
Mário Henrique dos Santos Lopes, Sônia Filiú
Albuquerque de Lima e Aline Saddi
Chaves
141. Perfil e análise “ESP” dos alunos da
pós-graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, na
aprendizagem de uma segunda língua
Ana Paula Silva de Andrade
Jorge, Letícia Sanz Barreto, Domingos Gonga e Cristiana Barcelos da Silva
142. Perspectiva sincrônica dos metaplasmos
Brunna Setubal Campos e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira
143. Pontos de matenóia para reformar o pensamento da
educação na hipermodernidade
Haleks Marques Silva, Daniel Cervantes Angulo Vilarinho e Walace Rodrigues
144. Produção de material didático: um olhar sobre o aluno e sua realidade
Amanda Ferreira de Oliveira, Tatiane
Ribeiro, Claudia Cristina Mendes
Giesel, Hélio Luiz da Silva e Flávia Maria Cunha
145. Projeto Literatura para Todos
Lana Karine de Santana Medeiros de Souza e Marly
Custódio da Silva
146. Proposta filosófico-gramatical de ensino do nome substantivo
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira
147. Reflexões para a construção de uma noção mais
esquilibrada em torno da disciplina gramatical no Curso de Letras
Priscila Venâncio Costa e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
148. Reflexões sobre o conceito de literatura menor, de
Deleuze e Guattari, e sobre o conto “Cego
Estrelinho”, de Mia Couto
Silvana Silva Batista e Priscila Venâncio Costa
149. Representações
sociais e culturais da comunidade
árabe muçulmana em Foz do Iguaçu-Paraná
Gabriela Alejandra Blanco Rinaldo e Francisca
Paula Soares Maia
150. Resgate do afecto-paixão rumo ao afecto-ação na
concepção de uma perspectiva educacional que ressignifique o ensino gramatical
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio
Costa e Rosélia Sousa Silva
151. Revisitando a aquisição da linguagem com base nas
teorias empiristas e racionalistas
Aline Ferreira Oliveira Araujo e Elza Sabino
da Silva Bueno
152. Rotacismo: análise do fenômeno linguístico
estigmatizado e discriminatório da fala sob uma perspectiva diagnóstica
variacionista com alunos de escola municipal de Corumbá-MS
Jenniffer Molinas Prado Soares, Adriana Lúcia
de Escobar Chaves de Barros e
Natalina Sierra Assêncio Costa
153. Teatro e Literatura na escola: uma experiência
pedagógica com o “Auto da barca do inferno”
Eliete Lopes Matricardi e Volmir Cardoso Pereira
154. Teoria Gerativista e os
desafios da sociedade pós-moderna à luz da
criança bilíngue
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo
Moreira Ferreira, Roberta da Silva
Nascimento Pereira, Fernando Xavier
de Almeida e Geovana Santana da Silva
155. Territórios múltiplos de aprendizagem: a ligação
rizomática entre a matemática e a língua portuguesa através da leitura
Misleine Andrade Ferreira Peel e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
156. Texto e Gramática: por uma ressignificação do
ensino da língua materna
Eliane Miranda Machado e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
157. Texto literário: novos olhares e novas
possibilidades de leitura no conto “A vendedora de fósforos”
Francivete Lopes Barroso
158. Tipologias textuais no gênero jurídico em busca da
completude comunicativa, tendo como análise a resolução 203, de 23 de junho de 2015
Daniel André dos Santos Farias, Shirlena Campos de Souza Amaral, Sérgio Arruda
de Moura e Ari Gonçalves Neto
159. Transemiose: o signo como rizoma
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Rosélia Sousa
Silva
160. Transignificação ou transemiose: fugas, cortes e
labirintos na literatura infantil digital
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
161. Transpoesia: o poema como rizoma
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
162. Túmulos virtuais: instrumento de consolo à
familia?
Karoline Cerqueira do
Amaral, Ieda Tinoco Boechat, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral e
Carlos Henrique Medeiros de Souza
163. Um acontecimento, três notícias: uma análise
discursiva da capa de três jornais cariocas sobre a “Passeata dos cem mil”
Milena Ferreira Hygino Nunes e Silvia Lúcia
dos Santos Barreto
164. Um estudo descritivo dos
demonstrativos e outros dêiticos em Murilo Rubião
Caroline
Feitosa de Sousa
165. Um estudo sobre o processo
de produção textual escrita de alunos do Curso de Letras da Universidade Estadual
de Roraima?
Evanilde Miranda de Freitas Guimarães e Jairzinho Rabelo
166. Um olhar semântico sobre o uso das preposições: por um
ensino reflexivo da leitura e da Gramática na escolaAline Barbosa Rodrigues Oliveira, Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira e Simone
Rodrigues da Silva
167. Uma perspectiva da Linguística Aplicada Cognitiva
acerca da construção de um texto multimodal
Évelyn Coelho Paini Webber
168. Utilização de recursos tecnológicos no ensino de
ciências naturais e exatas: facilitando a aprendizagem de química, biologia e
matemática
Kamila Teixeira Crisóstomo, Alan Teixeira
Crisóstomo e Leila Alves Vargas
169. Variação linguística na Graphic Novel Arvorada, de Orlandeli
Ana Carolina de Deus e Marly
Custódio da Silva
170. Vídeos do you
tube: estratégia promotora da aprendizagem
Dayse Sampaio Lopes Borges
INSTRUÇÕES
EDITORIAIS
|