formularios/adesao.php

Revista Philologus, Ano 24, n. 72 Suplemento, 2018

SUMÁRIO


EDITORIAL

01. “500 dias com ela” e a semiótica: uma análise da construção sígnica do narrador
Taís Turaça Arantes

02. A análise de vídeos publicitários a partir dos fatores pragmáticos de intencionalidade e situacionalidade
Igor Moura Danieleviz e Silva e Ariane Wust de Freitas Francischini

03. “A Bela Amortecida”, de Gilmar Pereira: leituras de um conto
Neliane Raquel Macedo Aquino e Bonfim Queiroz Lima

04. A casa dos espelhos: processo cognitivo no desenvolvimento da criatividade
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa e Nataniel dos Santos Gomes

05. A construção identitária em movimentos entre o tema transversal ética e resposta dos alunos nas atividades de produção textual e uso do material didático portuguesando
Bruna Sieiro Borges, Tuany Maria Rodrigues Gonçalves Cianelli, Fernanda Iglesias Webering, Flávia Maria Farias Baptista da Cunha e Cláudia Cristina Mendes Gisel

06. A contação de histórias revisitada e o aprendiz emancipado por meio da teoria dos multiletramentos
Lilian Mello Hodgson

07. A contribuição da tecnologia para obtenção de ganhos cognitivos de crianças autistas
Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias

08. A correção e reescrita da produção textual no contexto tecnológico
Enilva Maciel Ribeiro, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

09. A defesa da linguagem na ótica de Steven Pinker e a sua extensão para o contexto discursivo literário
Fábio Pereira do Vale Machado

10. A denúncia social escravocrata em “Navio negreiro”, de Castro Alves
Cinthia Teresinha Fabre Esposte, Elias Cloy França Ferreira da Silva, Vitória Maria de Brito, Anízio Antônio Pirozi e Clodoaldo Sanches Fófano

11. A droga da obediência” e as orações subordinadas adverbiais: articulações e sentidos para as relações textuais
Vanessa Cristina Alves da Silva, Adriana Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

12. A educação física escolar e a importância do ensino da dança
Priscilla Gonçalves de Azevedo, Glória Marianna Barreto Teixeira e Fernanda Castro Manhães

13. A escola: um ambiente e diferentes perspectivas de pesquisas sobre a língua portuguesa
Nilmara Milena da Silva Gomes e Elecy Rodrigues Martins

14. A formação do professor de português como língua estrangeira: uma proposta
Luã Armando de Oliveira Silva

15. A gênese do soneto de constatação I “Por nós mesmos”
Eleonora Campos Teixeira e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel

16. A importância da ludicidade no processo inclusivo de alunos com deficiência no ambiente escolar
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André

17. A importância da ideologia de Paulo Freire no contexto político e social no processo de formação da educação popular
Gracyella Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

18. A influência da linguagem da Internet e o uso de celulares na produção escrita de alunos de 3º ano de Ensino Médio
Jonathan Gonçalves dos Santos, Letícia Maria de Jesus Monteiro e Susylene Dias de Araújo

19. A interação entre a professora de PLE e alunos africanos em uma turma do NUCELE/UFRR
Maiane Machado Sá e Ancelma Barbosa Pereira

20. A interação social da leitura diante do letramento literário
Daniel Abrão e Helga Ticiana de Barros Maciel

21. A interdisciplinaridade no ensino–aprendizagem de Língua Inglesa: um olhar sobre a prática de professores e o livro didático
Jefferson Roberto Aroucha

22. A interlíngua como instrumento de avaliação e/ou acompanhamento da apropriação da escrita em língua portuguesa por alunos surdos
Karine Nafaeli Sousa Lima e Francisco Edviges Albuquerque

23. A leitura em sala de aula e a formação de leitores: questões e problemas
Damares Alves de Araújo Basmage e Marcelo Marinho

24. A linguagem do meme nas redes sociais: uma análise dos memes da Copa 2018 sob a perspectiva semiótica de Charles Sanders Peirce
Taís Turaça Arantes

25. A Linguística como instrumento para detectar o plágio
Jucilene Marcos da Silva Ramos, Vanderson de Souza e Nataniel dos Santos Gomes

26. A Linguística Forense em uma análise investigativa
Katherine Cristine Costa Camargo e Nataniel dos Santos Gomes

27. A perspectiva dos sentimentos de inferioridade e inveja: uma análise da literatura contemporânea no conto “Dois velhinhos”, de Dalton Trevisan
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco Edviges Albuquerque

28. A pesquisa na linha de literatura afro-brasileira na Pós-graduação: identidade negra, resistência e minorias
Rosidelma Pereira Fraga

29. A poesia visual de Tchello d’Barros: uma proposta pedagógica
Renata da Silva de Barcellos

30. A prática pedagógica do professor em formação: entre o dizer e o agir
Elem Kássia Gomes

31. A recorrência dos elementos de textualidade no processo de letramento poético de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Leomar Alves de Sousa e Antônio Carlos Dias Mendonça

32. A relatinização da língua portuguesa
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Daniel de Assis Soares

33. A representação da mulher negra no livro didático e sua influência na identidade dos alunos
Anna Carolina Barbosa Silva, Viviane Ribeiro Andrade, Claudia Cristina Mendes Giesel e Fernanda Iglesias Webering

34. A Sociolinguística no ensino–aprendizagem da língua materna no EJA
Tabitha Molina Monteiro

35. “A terra dos meninos pelados”: uma experiência estética com a Literatura no Ensino Fundamental IIJuliana de Souza Silva e Volmir Cardoso Pereira

36. A utilização da música como promotora do bem-estar do ser humano
Dayse Sampaio Lopes Borges, Maria de Lourdes Ferreira Medeiros de Matos, Alcemar Antônio Lopes de Matos e Fernanda Castro Manhães

37. A utilização de métodos lúdicos na Educação Infantil
Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa, Elisângela Matos Oliveira de Souza, Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André

38. A variação linguística em sala de aula: um tratado da empatia
Juliana de Souza Silva, Fábio Junior Paes Moraes, Adriana Lúcia de Barros Escobar e Natalina Sierra Assêncio Costa

39. A variação linguística na língua portuguesa e sua relação com o ensino
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

40. A vedação da obstinação terapêutica à luz da resolução nº 2.156/2016, do Conselho Federal de Medicina
Larissa de Paula Ferreira, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral e Carlos Henrique Medeiros de Souza

41. Ambiguidades em charges de jornais
Vanessa Ferreira Camilo e Paulina de Lira Carneiro

42. Análise da toponímia urbana de Paranaíba-MS
Neidiani Alves da Silva Dutra

43. Aquisição da linguagem através do lúdico: apresentação do palhaço Cambito, nas Escolas Públicas da comunidade remascente quilombola de Furnas do Dionísio – Jaraguari-MS
Janayne Pereira de Oliveira, Ozanados Anjos Santana e Ariane Wust de Freitas Francischini

44. Aquisição de L2 por idosos: um estudo baseado no Gerativismo sobre as dificuldades na 3ª idade de adquirir a língua inglesa
Marisa Luna Kitzig e Nataniel dos Santos Gomes

45. As línguas indígenas da comunidade do Araçá: do ensino na escola como segunda língua à revitalização linguística como fortalecimento cultural
José Ângelo Almeida Ferreira e Alessandra de Souza Santos

46. As roupagens da língua: a concordância verbo-nominal sob a ótica da Gramática Tradicional e da Sociolinguística
Nilcéia Gonçalves Cáceres, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Lucilo Antônio Rodrigues e Natalina Sierra Assêncio Costa

47. As TDICs e o ensino híbrido: a utilização das ferramentas GPS e google earth no ensino de Ciências de uma escola pública de Carangola-MG
Filipe Zaniratti Damica, Douglas Ribeiro Lucas, Leismarque Adelino Júnior da Silva e Nilson Sergio Peres Stahl

48. Aspectos cognitivos do processo de aquisição de linguagem de alunos com deficiência intelectual
Neidiani Alves da Silva Dutra e Gleisiani Moura da Silva

49. Aspectos cognitivos no desenvolvimento das faculdades linguísticas
Livia Carneiro Lima da Hora e Nataniel dos Santos Gomes

50. Autoralidade e letramento literário: caminhos possíveis
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos e Analice de Oliveira Martins

51. “Circuito fechado”: uma forma de trabalhar verbos
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

52. Cognição e linguagens digitais: intersecção entre o conhecimento e o símbolo like do faceboock
Daisy Aparecida Parron Molina, Adriana Pereira Santana e Nataniel dos Santos Gomes

53. Como e quando se inicia o processo de efetivação de uma oralidade considerada culta, sob a perspectiva do letramento
José Mario Botelho

54. Concordância verbal: análise do trabalho com a Gramática no Ensino Fundamental II
Marcieli Souza de Oliveira e Selmo Azevedo Apontes

55. Conhecendo a Neurociência Cognitiva e Comportamental e suas influências na educação, destacando os prováveis transtornos de aprendizagem
Ingrid Raposo Ramos e Marilei Arruda da Rocha Caballero

56. Conhecendo o Transtorno Opositivo Desafiador – TOD – e estabelecendo relações de aprendizagem escolar
Nilcéia Gonçalves Cáceres e Nataniel Gomes dos Santos

57. Contação de histórias: ensino de Literatura e formação do leitor literário
Andréia Nascimento Carmo e Valdivina Telia Rosa de Melian

58. Contribuições do gênero instrucional no rendimento escolar de alunos do Ensino Fundamental
Vera Lúcia Ferreira Urt, Herbertz Ferreira, Adriana Lúcia de Escobar, Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

59. (Des)estruturando a Linguística Antropocêntrica: aspectos linguísticos da marginalização dos sujeitos de outras espécies e a proposição uma nova agenda linguística anti-humanista
Gabriel Bittar Domingues

60. Diálogos entre a escrita de Lima Barreto e o hip hop, de Emicida
Poliana da Silva Carvalho, Ana Paola Laeber, Ezequiel Gonçalves de Paula, Eliana Crispim França Luquetti e Fermín Alfredo Tang Montané

61. Dicionário: da construção de sentidos ao enriquecimento do vocabulário
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

62. Discursos da história e letramento no PIBID: análise da inferiorização do Brasil nas páginas de Atlantida
Humberto Silva de Lima e Ana Cristina dos Santos

63. Do ídion ao idiótes: a escrita político-filosófica de Leandro Konder, voltada ao cotidiano
Antonio Carlos Ribeiro e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

64. Educação ambiental e justiça social: diálogos para o fortalecimento da comunidade escolar
Ari Gonçalves Neto, Shirlena Campos de Souza Amaral e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral

65. Empoderamento linguístico de minorias étnicas de Roraima
Daniele da Silva Fernandes Rodrigues e Nilmara Milena da Silva Gomes

66. Ensino de língua portuguesa para surdos: unidades lexicais e recursos de tradução/interpretação para LIBRAS
Ízea Folha Damasceno Santos e Ana Claudia Castiglioni

67. Entendendo o texto literário a partir da poesia de Cecília Meireles
Nilcéia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio Rodrigues, Volmir Cardoso Pereira, Daniel Abrão e Fábio Dobashi Furuzato

68. Entender para escrever: a leitura crítica na formação de sentidos
Amara Brito Martins Ramos, Vanessa Lima, Sayonarah Almeida, Flávia Maria Cunha e Claudia Cristina Mendes Giesel

69. Era pós-método: novas concepções para o processo de ensino–aprendizagem de língua estrangeira
Laís Teixeira Lima, Monique Teixeira Crisóstomo, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima

70. Estratégias de adequação curricular para alunos com autismo
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Bianca de Souza Fonseca, Cristiana Barcelos da Silva e Fernanda Castro Manhães

71. Estudo preliminar da competência 4 da Base Nacional Comum Curricular: relações entre linguagem e cognição
Adriana Pereira Santana, Adriano da Fonseca Melo, Daisy Aparecida Parron Molina e Nataniel dos Santos Gomes

72. Estudos de gênero na educação física escolar: principais conceitos e abordagens
Glória Marianna Barreto Teixeira, Priscilla Gonçalves de Azevedo e Fernanda Castro Manhães

73. Evasão escolar e Ensino Médio: análises de uma revisão bibliográfica sistemática
Cristiana Barcelos da Silva, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Fernanda Castro Manhães e Ana Paula Silva de Andrade Jorge

74. Evento de letramento: um passaporte seguro para a prática social da língua
Valdinéia da Luz Meira Machado, Tatiane Castro dos Santos e Mauricélia de Melo Souza

75. Experiências de ensino de Português como língua não materna em contextos de fronteira e imigração em Roraima
Cora Elena Gonzalo Zambrano

76. Experiência de transposição entre a teoria e a prática: gramática, educação e ensino do gênero textual poesia
Eliete Lopes Matricardi, Loid Rodrigues e Adriana Chaves de Barros

77. Fanfiction e o letramento literário de jovens leitores/autores
Ayane Camila de Araújo Silva e Mirella Miranda de Brito Silva

78. Flicts: a leitura do texto e da imagem se faz necessária ao mesmo tempo (uma análise, apontando possíveis efeitos de sentidos, olaborando assim, para as reflexões discentes que possam mudar práticas sociais)
Maria Aparecida Alves Ribeiro

79. Formação de professores indígenas: um olhar sobre o contexto educacional superior do Parfor em Boa Vista-RR
Verônica de Oliveira Magalhães e Nilmara Milena Gomes Maran

80. Guimarães Rosa: trajetória de sucesso e de valorização da Linguística
Ivani Alves Satlher Ruella e Eduardo Satlher Ruella

81. Ideologia e efeitos de sentido: uma análise dialógica do discurso sobre o negro nas canções “A mão da limpeza e identidade”
Aline Saddi Chaves, Vanuza dos Santos Lima e Wélida Alves

82. Indo-europeu: o caso das raízes iniciadas por “o”
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Rosélia Sousa Silva

83. Interferências do celular no ambiente de aprendizagem em uma escola no município de Campos dos Goytacazes-RJ
Bárbara Viana Villaça, Bruna Viana Villaça e Vanessa de Castro Bersót Pereira

84. Intertextualidade e casamento de perspectivas: breve análise sobre a perspectiva de Blake em Moore
Bruno Sá de Carvalho

85. Kit gay: letramento crítico para enfrentamento de fake news nas eleições de 2018
Emmanuelly Castro dos Santos

86. Leitura e construção de sentido: uma análise do conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti
Clodoaldo Sanches Fófano, Eliana Crispim França Luquetti, Paulo Jonas dos Santos Júnior, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza Gomes Muniz

87. Letramento digital de professores: uma abordagem sobre as práticas pedagógicas com tecnologia
Juliana Leal Facundes e Miliane Moreira Cardoso Vieira

88. Letramento na escola da teoria à prática: um olhar para a variação linguística
Emanuely Monteiro Celestino, Precília Achermann Vieira e Tatiane Castro dos Santos

89. Letrando com Clarice: uma discussão para a definição de sequência didática baseada no letramento em Clarice Lispector em uma turma do 3º ano do Ensino Médio
Keyciane Silva, Larissa Portella Santos, Hélio Luiz da Silva, Claudia Mendes e Flávia Maria Cunha

90. Literatura e conexão entre leitores ficcionais e reais
Benildes Fernandes Oliveira, Rosélia Sousa Silva e Thanielle Magalhães Costa

91. Literatura hispano-americana: estudo de caso sobre os desafios do ensino de língua estrangeira numa escola estadual de Boa Vista-Roraima
Teresinha Fernandes da Silva, Ketlen Cristina de Souza Oliveira e Iris Anita Fabián Ramírez

92. Literatura na escola: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental
Neiva Lopes da Silva, Michelly Moura dos Santos e Gisela Maria de Lima Braga Penha

93. Ludicidade e tecnologia no ensino dos adjetivos
Rosimeire Santos Alecrin, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

94. Manifestações culturais pesqueiras em São João da Barra – a festa de Nossa Senhora da Penha
Jhonatan da Silva Martins e Giovane do Nascimento

95. Mediação online: desenvolvimento de habilidades cognitivas


Josiane de Almeida Gonçalves Goulart

96. Memes na Internet: textualidades, recriações e disseminação
Juliana Marinho dos Santos, Carla Bittencourt Felício e Flávia da Cunha Pereira

97. Memórias ficcionais e interdisciplinares: “O alienista” ultrapassando fronteiras
Ana Carolina A. de L. Oliveira e Andrea Martins Lameirão Mateus

98. Memórias literárias no NEJA: um resgate da autoestima
Felipe Braga Soutto e Ana Cristina dos Santos

99. Metacognição e tecnologia digital: uma análise do aplicativo móvel PREPARA ENEM 2018
Martha Caroline Duarte de Brito Freitas

100. Metacognição na sala de aula: estratégias de leitura
Juliana de Souza Silva e Nataniel dos Santos Gomes

101. Metáforas conceptuais em seis obras da literatura do medo
Morgana de Abreu Leal e Pedro Henrique Ribeiro de Oliveira

102. Modernização tecnológica do judiciário e o processo eletrônico
Gabriela Gonçalves Tavares, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro e Carlos HenriqueMedeiros de Souza

103. Motivação de leitura: processos cognitivos de atenção e compreeensão por meio de romances infantojuvenis
Damares Alves de Araújo Basmage e Nataniel dos Santos Gomes

104. Multiletramentos e o uso das TDICs no processo de ensino–aprendizagem de língua inglesa
Carla Corsini Rezende da Costa Fernandes

105. Neurociência e o ensino: sequência didática
Eliete Lopes Matricardi, Loid Rodrigues e Nataniel dos Santos Gomes

106. Nicho literário nerd?
Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior

107. Novas perspectivas para a sala de aula: Linguística Aplicada e sua contribuição para a quebra de paradigmas
Aline Ferreira Oliveira Araujo e Elza Sabino da Silva Bueno

108. O ambiente virtual na compreensão de questões ambientais: uma abordagem alternativa no Ensino Médio
Samuel Sales de Carvalho, Eduardo de Almeida Silva, Sandra Maria Schröetter, Fernanda de Oliveira da Silva Beggio e Nilson Sergio Peres Stahl

109. O conto machadiano e as forças da Literatura de Roland Barthes: uma análise do conto “A carteira”
Maria José Oliveira Maia e Gisela Maria de Lima Braga Penha

110. O discurso imagético enquanto acontecimento político do Brasil: o “não dito” no cartaz de divulgação do show da banda Pearl Jam
Elizangela Tonelli,  Iago Pereira dos Santos, JulieteMaganha Silva e Sérgio Arruda de Moura

111. O ensino da língua portuguesa X o letramento literário na educação de jovens e adultos
Rute da Silva Santos, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Rosélia Sousa Silva

112. O ensino de língua materna e a (inter)relação livro didático e gêneros textuais
Monique Teixeira Crisóstomo

113. O ensino de Português como língua adicional (PLA) no programa idioma sem fronteiras (IsF):um relato de experiência
Etiene Caroline Farias de Mello e Francisca Paula Soares Maia

114. O ensino do léxico: a abordagem do livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano de uma escola no município de Araguaína-TO
Willas Silva Santos e Ana Claudia Castiglioni

115. O envolver e o envolver-se na instituição escolar: o acolhimento na perspectiva da inclusão
Cristiana Barcelos da Silva, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Fernanda Castro Manhães e Ana Paula Silva de Andrade Jorge

116. O Facebook e a (trans)literatura: as muitas possibilidades de narrativas em rede
Ocinei Trindade de Oliveira

117. O falar cristão e sua variação para diferentes comunidades de fiéis
Raquel Santos de Souza Brites e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

118. O legado visigodo: a influência da língua gótica no período de formação da língua portuguesa
Gabriella Veras Rodrigues Guimarães

119. O léxico tocantinense nas obras “Serra dos Pilões: jagunços e tropeiros” e “Mainga”
Fernanda de Oliveira Eduardo e Ana Claudia Castiglioni

120. O meme e sua influência na linguagem”
Livia Carneiro Lima da Horai, Elza Sabinoda Silva Bueno, Natalina Sierra Assêncio Costa e Neide Araújo Castilho Teno

121. O papel da mulher warao nas relações de poder comunitárias
Marilyn Barreto Souza, Adriana Santos Pequeno, Dâmaris da Silva Cota e Joseilson da Silva Sampaio

122. O papel do PROCON como órgão administrativo extrajudicial na composição de conflitos consumeristas
Lorena Vieira Curty Oliveira, Adenauer Cabral Ribeiro, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Raquel Veggi Moreira e Carlos Henrique Medeiros de Souza

123. O percurso histórico da gramática no Brasil, observações sobre o advérbio
Wagner Assen

124. O poder humanizador da ficção
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon e Eliana Crispim França Luquetti

125. O prazer da leitura: perspectiva cognitiva através da obra “Vida da gente”
Roziléia de Oliveira Sales, Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

126. O protagonismo como experiência do pensamento e formação de leitor
Odair Marques Pereira e José Rone Rabelo da Silva

127. O texto literário como reflexo da vida humana no conto machadiano na perspectiva barthesiana
Airton de Mesquita Silva e Gisela Maria de Lima Braga Penha

128. O uso da coesão sequencial na produção textual do Fundamen-tal II
Sandra Regina Motta

129. O uso da gíria como recurso de aprendizagem em uma abordagem sociolinguística: uma análise no filme “Trash – a esperança vem do lixo”
Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza, Vyvian França Souza Gomes, Eliana Crispim França Luquetti e Clodoaldo Sanches Fófano

130. Observações sobre as expressões idiomáticas na Literatura: o caso de “Incidente em Antares”, de Erico Veríssimo
Dagmar Vieira Nogueira Silva

131. Observações sobre o cognitivismo: a questão da linguagem para o autista
Noeli Teresinha Strada e Nataniel dos Santos Gomes

132. Oficinas literárias: estratégias educacionais para desenvolver a competência de ler
Roseane Limoeiro da Silva Pires, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

133. Olimpíada de Língua Portuguesa: a prosa e os versos que encantam o Brasil
Aline dos Santos Teixeira da Costa, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

134. Operadores argumentativos na EJA: a escrita como norte para aprendizagem de Língua Portuguesa
Helga Ticiana de Barros Maciel, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

135. Oralidade e gêneros orais: um olhar sobre as práticas desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental
Jaqueline Maria de Almeida, Eliana Crispim França Luquetti e Liz Daiana Tito Azeredo Silva

136. Orientações sobre a Linguística: o ensino de Língua Estrangeira para crianças no contexto educacional brasileiro
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Roberta da Silva Nascimento Pereira, Fernando Xavier de Almeida e Geovana Santana da Silva

137. Os desafios do professor de Espanhol em relação às variedades linguísticas em uma escola pública de Boa Vista
Ketlen Cristina de Souza Oliveira, Teresinha Fernandes da Silva e Cora Elena Gonzalo Zambrano

138. “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo”: a cognição entre a leitura do vídeo e a leitura do texto
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz e Volmir Cardoso Pereira

139. Os implícitos no texto: uma proposta de ensino da habilidade inferência para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em Corumbá-MS
Jonathan Gonçalves dos Santos, Letícia Maria de Jesus Monteiro, Adriana Lúcia de E. Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

140. Os sentidos de raça/racismo no discurso de acadêmicos de letras da UEMS
Mário Henrique dos Santos Lopes, Sônia Filiú Albuquerque de Lima e Aline Saddi Chaves

141. Perfil e análise “ESP” dos alunos da pós-graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, na aprendizagem de uma segunda língua
Ana Paula Silva de Andrade Jorge, Letícia Sanz Barreto, Domingos Gonga e Cristiana Barcelos da Silva

142. Perspectiva sincrônica dos metaplasmos
Brunna Setubal Campos e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

143. Pontos de matenóia para reformar o pensamento da educação na hipermodernidade
Haleks Marques Silva, Daniel Cervantes Angulo Vilarinho e Walace Rodrigues

144. Produção de material didático: um olhar sobre o aluno e sua realidade
Amanda Ferreira de Oliveira, Tatiane Ribeiro, Claudia Cristina Mendes Giesel, Hélio Luiz da Silva e Flávia Maria Cunha

145. Projeto Literatura para Todos
Lana Karine de Santana Medeiros de Souza e Marly Custódio da Silva

146. Proposta filosófico-gramatical de ensino do nome substantivo
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

147. Reflexões para a construção de uma noção mais esquilibrada em torno da disciplina gramatical no Curso de Letras
Priscila Venâncio Costa e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

148. Reflexões sobre o conceito de literatura menor, de Deleuze e Guattari, e sobre o conto “Cego Estrelinho”, de Mia Couto
Silvana Silva Batista e Priscila Venâncio Costa

149. Representações sociais e culturais da comunidade árabe muçulmana em Foz do Iguaçu-Paraná
Gabriela Alejandra Blanco Rinaldo e Francisca Paula Soares Maia

150. Resgate do afecto-paixão rumo ao afecto-ação na concepção de uma perspectiva educacional que ressignifique o ensino gramatical
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

151. Revisitando a aquisição da linguagem com base nas teorias empiristas e racionalistas
Aline Ferreira Oliveira Araujo e Elza Sabino da Silva Bueno

152. Rotacismo: análise do fenômeno linguístico estigmatizado e discriminatório da fala sob uma perspectiva diagnóstica variacionista com alunos de escola municipal de Corumbá-MS
Jenniffer Molinas Prado Soares, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa

153. Teatro e Literatura na escola: uma experiência pedagógica com o “Auto da barca do inferno”
Eliete Lopes Matricardi e Volmir Cardoso Pereira

154. Teoria Gerativista e os desafios da sociedade pós-moderna à luz da criança bilíngue
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo Moreira Ferreira, Roberta da Silva Nascimento Pereira, Fernando Xavier de Almeida e Geovana Santana da Silva

155. Territórios múltiplos de aprendizagem: a ligação rizomática entre a matemática e a língua portuguesa através da leitura
Misleine Andrade Ferreira Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

156. Texto e Gramática: por uma ressignificação do ensino da língua materna
Eliane Miranda Machado e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

157. Texto literário: novos olhares e novas possibilidades de leitura no conto “A vendedora de fósforos”
Francivete Lopes Barroso

158. Tipologias textuais no gênero jurídico em busca da completude comunicativa, tendo como análise a resolução 203, de 23 de junho de 2015
Daniel André dos Santos Farias, Shirlena Campos de Souza Amaral, Sérgio Arruda de Moura e Ari Gonçalves Neto

159. Transemiose: o signo como rizoma
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Rosélia Sousa Silva

160. Transignificação ou transemiose: fugas, cortes e labirintos na literatura infantil digital
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

161. Transpoesia: o poema como rizoma
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

162. Túmulos virtuais: instrumento de consolo à familia?
Karoline Cerqueira do Amaral, Ieda Tinoco Boechat, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral e Carlos Henrique Medeiros de Souza

163. Um acontecimento, três notícias: uma análise discursiva da capa de três jornais cariocas sobre a “Passeata dos cem mil”
Milena Ferreira Hygino Nunes e Silvia Lúcia dos Santos Barreto

164. Um estudo descritivo dos demonstrativos e outros dêiticos em Murilo Rubião
Caroline Feitosa de Sousa

165. Um estudo sobre o processo de produção textual escrita de alunos do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima?
Evanilde Miranda de Freitas Guimarães e Jairzinho Rabelo

166. Um olhar semântico sobre o uso das preposições: por um ensino reflexivo da leitura e da Gramática na escolaAline Barbosa Rodrigues Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira e Simone Rodrigues da Silva

167. Uma perspectiva da Linguística Aplicada Cognitiva acerca da construção de um texto multimodal
Évelyn Coelho Paini Webber

168. Utilização de recursos tecnológicos no ensino de ciências naturais e exatas: facilitando a aprendizagem de química, biologia e matemática
Kamila Teixeira Crisóstomo, Alan Teixeira Crisóstomo e Leila Alves Vargas

169. Variação linguística na Graphic Novel Arvorada, de Orlandeli
Ana Carolina de Deus e Marly Custódio da Silva

170. Vídeos do you tube: estratégia promotora da aprendizagem
Dayse Sampaio Lopes Borges


INSTRUÇÕES EDITORIAIS

VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK