Cadernos do CNLF, Série VIII, no.09
Apresentação
José Pereira da Silva
A construção do leitor no jornalismo espanhol: uma
experiência com alunos de E/LE
Greice da Silva Castela, Viviane Mendonça de Menezes e Cristina Vergnano
Junger
A intertextualidade e o ensino de Língua Portuguesa
Renata da Silva de Barcellos
A noção de letramento como horizonte político para o
trabalho alfabetizador: questões para a prática e para a pesquisa
Cecília Goulart
Coesão textual: um problema a mais na preparação de
material didático para leitura interativa em espanhol/ LE
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque
La enseñanza de las locuciones a estudiantes de E/LE
Esther Gutiérrez Quintana
Letramento: você pratica?
Cyntia Santuchi Peixoto, Eliane Bisi da Silva, Ivan Batista da Silva e
Luciano Dutra Ferreira
O cientista e o professor nos labirintos da
linguagem (Há uma idade ideal para crianças e adultos aprenderem a notar o
extraordinário e o mutante nos usos da linguagem (língua materna ou estrangeira)
comum?)
José Roque Aguirra Roncari e Susilene Cristina Tavares e Souza
O ensino da filologia românica em sergipe: algumas
considerações teórico-metodológicas
Stefania Buonamassa
O ensino de alemão como língua estrangeira para
crianças
Valéria Barbosa Moreira Caetano
O lugar e a vez da literatura paradidática na sala
de aula de e/le
Ana Cristina dos Santos e Léa de Sousa Campos de Menezes
O professor de espanhol e a leitura no ensino médio:
escolha dos textos
Maria Cristina Giorgi
O texto literário e o componente cultural no ensino
do espanhol como língua estrangeira
Sara Araújo Brito
Práticas de leitura/escrita em sala de aula
Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli e Sérgio Roberto Costa
Qual gramática ensinar no ensino médio: normativa ou
textual?
Jurandir Marques Silva Júnior
Requisitos para especificação de um software
educacional
Mirian Rosa de Freitas Montin e Jorge Bidarra
Uma reflexão sobre a diversidade inclusão social e
variante lingüística na prática educacional
Sérgio Arruda de Moura e Helio Ferreira Orrico
|