VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia
<<<Voltar>>

Cadernos do CNLF, Série VII, no.08 - Língua e Ensino

 

Apresentação
José Pereira da Silva

A importância da pontuação na produção de sentido no texto literário
Tania Maria Nunes de Lima Camara

A Lingüística e as atividades de ensino, pesquisa e extensão
Maria Cristina Lírio Gurgel

As práticas de leitura e de produção textual mediadas pelas novas linguagens tecnológicas - Marina Coelho Moreira Cezar e Marco Antonio Paulini Lopes

Aulas de Italiano e de outras línguas estrangeiras para a ‘melhor idade’
Maria Franca Zuccarello

Do texto ao hipertexto: leitura e novas tecnologias no ensino de e/le
Greice da Silva Castela

Ensino do Português do Brasil numa perspectiva sociocultural: material didático em foco
Norimar Júdice

Estratégias de indeterminação em textos de alunos do ensino médio
Angela Marina Bravin dos Santos

A situação oficial brasileira do filólogo e do professor de Filologia no Ministério do Trabalho e Emprego
José Pereira da Silva

Formação acadêmica, coerções institucionais e prática docente de leitura em espanhol como língua estrangeira - E/LE
Cristina de Souza Vergnano Junger

Interfaces culturais no ensino de português para estrangeiros
Lygia Maria Gonçalves Trouche

Lidando com o novo: produção de material didático para a leitura em E/LE
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque

Linguarte - Oficina Brasileira de Educação
Zulmira Novaes Nees

Método “accord” - uma atividade lúdica de ensino para a 3ª idade
Deise Quintiliano Pereira

O Futuro das Línguas Inglesas
Rafael Lanzetti

O professor e a produção de material de leitura em e/le
Ana Cristina dos Santos

Psiu! Do português L1 ao português L2: a interjeição como fator de identidade cultural - Adriana Leite do Prado Rebello

Uma esperança sobre o futuro do ensino de inglês como segunda língua
Renata de Souza Gomes

Viabilidade do esperanto do ponto de vista da Lingüística
Alfredo Maceira Rodríguez

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos