Apresentação
José Pereira da Silva
A
importância da pontuação na produção de sentido no texto literário
Tania Maria Nunes de Lima Camara
A
Lingüística e as atividades de ensino, pesquisa e extensão
Maria Cristina Lírio Gurgel
As práticas
de leitura e de produção textual mediadas pelas novas linguagens tecnológicas
- Marina Coelho Moreira Cezar e Marco Antonio
Paulini Lopes
Aulas de
Italiano e de outras línguas estrangeiras para a ‘melhor idade’
Maria Franca Zuccarello
Do texto ao
hipertexto: leitura e novas tecnologias no ensino de e/le
Greice da Silva Castela
Ensino do
Português do Brasil numa perspectiva sociocultural: material didático em foco
Norimar Júdice
Estratégias
de indeterminação em textos de alunos do ensino médio
Angela Marina Bravin dos Santos
A situação
oficial brasileira do filólogo e do professor de Filologia no Ministério do
Trabalho e Emprego
José Pereira da Silva
Formação
acadêmica, coerções institucionais e prática docente de leitura em espanhol como
língua estrangeira - E/LE
Cristina de Souza Vergnano Junger
Interfaces
culturais no ensino de português para estrangeiros
Lygia Maria Gonçalves Trouche
Lidando com
o novo: produção de material didático para a leitura em E/LE
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque
Linguarte -
Oficina Brasileira de Educação
Zulmira Novaes Nees
Método
“accord” - uma atividade lúdica de ensino para a 3ª idade
Deise Quintiliano Pereira
O Futuro das
Línguas Inglesas
Rafael Lanzetti
O professor
e a produção de material de leitura em e/le
Ana Cristina dos Santos
Psiu! Do
português L1 ao português L2: a interjeição como fator de identidade cultural
- Adriana Leite do Prado Rebello
Uma
esperança sobre o futuro do ensino de inglês como segunda língua
Renata de Souza Gomes