RESUMOS PREZADOS, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE INSCRITOS
NOS ULTIMOS DIAS NÃO FOI POSSIVEL A EDIÇÃO DOS RESUMOS, INFORMAMOS QUE TODOS OS RESUMOS SERÃO ACEITOS, FAVOR
DIRECIONAR AO POLO ONDE SE INSCREVEU E PROCURAR O COORDENAR LOCAL. A LISTA DE COORDENADORES LOCAIS SE
ENCONTRA NESTE ::LINK::
|
|
A
ANÁLISE DOS DISCURSOS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ENTRE A LEI E
A PRÁTICA |
- carta de aceite - |
A CATEGORIA
ADVERBIAL E SUA AQUISIÇÃO POR SURDOS |
- carta de aceite - |
A CENTRALIDADE DO
TEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA: AS INFLUÊNCIAS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL |
|
A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS SOB A ÓTICA DA TRANSLINGUÍSTICA |
- carta de aceite - |
A CONSTRUÇÃO DE
MOVIMENTO-CAUSADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO EM GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES |
|
A CONSTRUÇÃO
DISCURSIVA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS |
|
A
CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA GÍRIA: A EXPRESSÃO SOCIAL DA LINGUAGEM |
- carta de aceite - |
A ESCRITA E A
REESCRITA COMO FERRAMENTAS DE OUSADIA E EMPODERAMENTO |
|
A ESCRITA NA
COMUNICAÇÃO VIRTUAL |
- carta de aceite - |
A FILOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA
PORTUGUESA |
- carta de aceite - |
A
GÊNESE DE ?O MAIS FORTE? (?SONETO DE CONSTATAÇÃO-VVVVV?) |
- carta de aceite - |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
- carta de aceite - |
A INFLUÊNCIA DA
LINGUAGEM MIDIÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS ALUNOS |
- carta de aceite - |
A INFLUÊNCIA
MIDIÁTICA DOS PROGRAMAS INFANTIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
INGLESA |
- carta de aceite - |
A
INTERDISCURSIVIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS: FOTOGRAFIAS E CANÇÕES |
|
A LÍNGUA
PORTUGUESA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO |
|
A LINGUAGEM COMO MECANISMO DE IDENTIFICAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE
DA REPRESENTAÇÃO DA HOMOIDENTIDADE NA COMUNICAÇÃO EM REDES SOCIAIS |
- carta de aceite - |
A LINGUAGEM DOS
JOGOS DE VÍDEO GAME E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE NEOLOGISMOS: REFLEXÕES
PRELIMINARES SOB A PERSPETIVA DA LINGUÍSTICA |
|
A LINGUAGEM EM MAUS
DE ART SPIEGELMAN: UM TESTEMUNHO EM QUADRINHOS |
|
A LINGUAGEM JURÍDICA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA APLICABILIDADE
PROCESSUAL CONTEMPORÂNEA |
- carta de aceite - |
A LINGUAGEM MUSICAL DE JORGE DA PAZ E GERALDO GAMBOA: A HISTÓRIA E
MUSICALIDADE DO SAMBA GOYTACÁ |
- carta de aceite - |
A
LINGUAGEM PUBLICITÁRIA IMPRESSA COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
- carta de aceite - |
A LITERATURA
BRASILEIRA DO SÉCULO XIX: FUNDAÇÃO E PERMANÊNCIA |
|
A MORFOLOGIA DO SUPER NOS COMPÊNDIOS DE NORMAS |
- carta de aceite - |
A NARRATIVA NO
ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM |
- carta de aceite - |
A
OPERACIONALIDADE DOS VESTÍGIOS DOS NEUTROS LATINOS NO DISCURSO ESCRITO |
|
A PERSONAGEM
FEMININA NOS ROMANCES URBANOS DE JOSÉ DE ALENCAR |
- carta de aceite - |
A PRESENÇA DA LINGUAGEM COLOQUIAL EM CARTAS OFICIAIS DO SÉCULO XVIII |
- carta de aceite - |
A QUESTÃO DA
PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O FUNCIONAMENTO DO PONTO E VÍRGULA |
|
A REPRESENTAÇÃO
AFROBRASILEIRA NO SAMBA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA MÚSICA |
|
A
REPRESENTAÇÃO DA MULHER INDÍGENA NA LITERATURA E NA PINTURA: INTERTEXTO ENTRE
NENÊ MACAGGI E CARMÉZIA EMILIANO |
- carta de aceite - |
A
SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA |
|
A SOCIOLOGIA DAS
AUSÊNCIAS DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A CEGUEIRA DOS SABERESDE EDGAR MORIN
PELO VIÉS DOS REGIMES DE INTERAÇÃO DE ERIC LANDOWSKI
|
|
A SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A CEGUEIRA DOS
SABERESDE EDGAR MORIN PELO VIÉS DOS REGIMES DE INTERAÇÃO DE ERIC LANDOWSKI |
- carta de aceite - |
A
TECNOLOGIA É TUDO?: OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS USOS E
SIGNIFICADOS |
- carta de aceite - |
A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: CRIANDO HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET |
- carta de aceite - |
A TRANSLITERATURA NAS REDES SOCIAIS: OBSERVAÇÕES ENTRE ALUNOS DE UMA
TURMA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES |
- carta de aceite - |
A VALORIZAÇÃO DO
TEXTO COMO BASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
- carta de aceite - |
A VARIAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E
SUA APLICABILIDADE |
- carta de aceite - |
A VARIANTE-PADRÃO
COMO UM CAMINHO DE INSERÇÃO SOCIAL |
- carta de aceite - |
ABORDAGEM DE LEITURA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO
VONTADE DE SABER PORTUGUÊS: UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
- carta de aceite - |
ABORDAGENS FEITAS
PELOS LIVROS DIDÁTICOS A RESPEITO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA |
- carta de aceite - |
ABORDAGENS FEITAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS A RESPEITO DA DIVERSIDADE
LINGUÍSTICA |
- carta de aceite - |
ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA |
- carta de aceite - |
ADVÉRBIOS EM ?MENTE SOB UM OLHAR FUNCIONALISTA |
- carta de aceite - |
ADVÉRBIOS MODALIZADORES: COMPORTAMENTO SINTÁTICO E SEMÂNTICO |
- carta de aceite - |
ALGUNS TITÃS DA
HQ NO BRASIL: TORAL, LUIZ GÊ E LAERTE |
|
ANÁLISE CONTRASTIVA ENTRE OS TEMPOS PRESENTE DO MODO INDICATIVO DAS
LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA |
- carta de aceite - |
ANÁLISE DE
MATERIAIS PEDAGÓGICOS INDÍGENAS – KRAHÔ |
|
ANÁLISE DE NORMAS MEDIANTE O FENÔMENO DE ORDENAÇÃO PRONOMINAL NO
PORTUGUÊS DO BRASIL DOS SÉCULOS XIX E XX: UMA INTERFACE SOCIOLINGUÍSTICA E
HISTORIOGRÁFICA |
- carta de aceite - |
ANÁLISE DE TEXTO
MIDIÁTICO |
|
ANÁLISE DO DISCURSO DE TIRAS CÔMICAS COMO FORMA DE ABORDAGEM DE
COLOQUIALISMO NAS AULAS DE E/LE |
- carta de aceite - |
ANÁLISE DO DISCURSO POLÊMICO: A CRISE AMBIENTAL SOB O OLHAR
APOCALÍPTICO DO PASTOR SILAS MALAFAIA |
- carta de aceite - |
ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIAGNÓSTICO COMPARATIVO A PARTIR DO
ENEM/SISU NA UENF E NO ESR/UFF |
- carta de aceite - |
ANÁLISE
ESTRUTURAL DA NARRATIVA DE TODOROV EM UM CÓDICE MEDIEVAL DE 1047 |
|
ANÁLISE FILOLÓGICA DA CÓPIA DA CARTA PARA JOÃO PEDRO DA CAMARA |
- carta de aceite - |
ANÁLISE
PALEOGRÁFICA, SOCIOCULTURAL E LEXICAL DE UM DOCUMENTO DE 1778 |
- carta de aceite - |
AS HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS DESMISTIFICANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO |
|
AS INADEQUAÇÕES
NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA DA UENF |
|
AS METÁFORAS NOS
TEXTOS CIENTÍFICO |
|
AS PERSONAGENS FEMININAS ALENCARIANAS NOS ROMANCES LUCÍOLA E SENHORA |
- carta de aceite - |
AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
- carta de aceite - |
AS
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA FORMAÇÃO DOS LEITORES NA ESCOLA |
- carta de aceite - |
AS
RELAÇÕES FAMILIARES SOB A ÓTICA DA ETIMOLOGIA |
- carta de aceite - |
AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NOS FÓRUNS VIRTUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
- carta de aceite - |
ASPECTOS
COGNITIVOS DA LEITURA NAS TIRINHAS DE CALVIN E HAROLDO: REFLEXÕES E RELATO E
EXPERIÊNCIA |
|
ASPECTOS DO CUIABANÊS: ENTRELAÇAMENTO ENTRE LINGUÍSTICA E HISTÓRIA |
- carta de aceite - |
ATUAÇÃO DE
FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NO USO VARIÁVEL DO SUBJUNTIVO |
|
BARTHES E OS
FENÔMENOS DA LITERATURA NA OBRA RAUL DA FERRUGEM AZUL, DE ANA MARIA MACHADO |
|
BILINGUISMO E
ADSTRATO: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL |
|
CADA CONTO CRIA
UM VIDEO: PROPOSTA DE TRABALHO COM LITERATURA PARA O 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL |
|
CHEGOU A HORA DE CUIDAR DAS PESSOAS?: ANÁLISE DO SLOGAN DA CAMPANHA DE
CRIVELLA |
- carta de aceite - |
CINEMA E SÉRIES TELEVISIVAS: RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE OS FILMES
DAS DÉCADAS DE 80/90 E O SERIADO STRANGER THINGS DE 2016 Taís Turaça Arantes UEMS / Nataniel dos Santos Gomes / Hugo Augusto Turaça Leandro |
- carta de aceite - |
COMO A LEITURA
PODE SE TORNAR UMA FERRAMENTA IMPORTANTE DE COMPETITIVIDADE NO MUNDO DO
TRABALHO SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA THEORY OF CONSTRAINTS-TOC |
|
CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS
FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
- carta de aceite - |
CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
ABSTRATOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS |
|
CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR NO PROEJA: UM ESTUDO NO
IFFLUMINENSE - CAMPUS GUARUS |
- carta de aceite - |
CRÍTICA GENÉTICA DO SONETO LYRANO Ingrid Ribeiro da Gama Rangel UENF / Pedro Wladimir do Vale Lira |
- carta de aceite - |
CRÍTICA GENÉTICA E HERMENÊUTICA DE SONETOS DO POETA PEDRO LYRA Eleonora Campos Teixeira e Nascimento UENF / Pedro Wladimir do Vale Lyra / Carlos Henrique Medeiros de Souza |
- carta de aceite - |
CONSTRUINDO UMA
REVISTA |
- carta de aceite - |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA: UM BREVE DIÁLOGO COM O DIALETO
RECIFENSE |
- carta de aceite - |
CONTRIBUIÇÕES DOS
SISTEMAS COMPLEXOS PARA A ANÁLISE DE TRANSFERÊNCIAS ENTRE LM E INGLÊS COMO LE |
|
CORRELAÇÃO: UM
PROCESSO SINTÁTICO EM ROCHA LIMA |
- carta de aceite - |
CRIAÇÃO LEXICAL:
UMA ANÁLISE NA CRIAÇÃO DE PALAVRAS EM UMA REVISTA DIGITAL |
- carta de aceite - |
CRÍTICA TEXTUAL E
EDIÇÃO DE TEXTOS |
- carta de aceite - |
CRÔNICAS
DIGITAIS: UMA NOVA MANEIRA DE DESENVOLVER AS AULAS DE LITERATURA NO O 9º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE |
- carta de aceite - |
CURRÍCULO MÍNIMO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A APROPRIAÇÃO DA HISTÓRIA E
CULTURA AFRO-BRASILEIRA PELOS ALUNOS |
- carta de aceite - |
DA QUADRA DE ESPORTES PARA A SOCIOLINGUÍSTICA |
- carta de aceite - |
DA REALIDADE AO IMAGINÁRIO DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE
INCLUSÃO DE JOVENS ? PROJOVEM URBANO, DE UMA ESCOLA ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE
CAMPO GRANDE-MS NA CONSTRUÇÃO DAS SUAS IDENTIDADES |
- carta de aceite - |
DAS
RUAS ÀS REDES: A INFORMAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NO (RE)PENSAR E (RE)FAZER
POLÍTICA |
- carta de aceite - |
DATA SHOW EM SALA DE AULA; FETICHE TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO |
- carta de aceite - |
DESAFIANDO VAN
DINE E TODOROV: O ROMANCE POLICIAL BARROSIANO EM QUESTÃO |
|
DIACRONIA NO
CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL DE FERDINAND DE SAUSSURE |
|
DIÁLOGO ENTRE
LINGUAGENS: O USO DA LINGUAGEM LITERÁRIA E DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA
FORMAÇÃO DE LEITORES |
- carta de aceite - |
DIREITO AO
PATRIMÔNIO GENÉTICO INTOCADO: UMA INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA SOBRE A TEMÁTICA |
- carta de aceite - |
DISCURSO E
MEMÓRIA: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A PERSPECTIVA
EDUCACIONAL ADVENTISTA |
|
DISTINÇÕES ENTRE
DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA E A DERIVAÇÃO PREFIXAL SUFIXAL: O CASO DOS
NEOLOGISMOS |
- carta de aceite - |
DO REAL AO
VIRTUAL: A INFLUÊNCIA DO INTERNETÊS E SUAS ADEQUAÇÕES NA COMUNICAÇÃO |
|
EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO |
|
EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO |
- carta de aceite - |
ENSINAR
GRAMÁTICA TRANSGREDINDO OS GÊNEROS |
- carta de aceite - |
ENSINO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE
LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA |
- carta de aceite - |
ENSINO
DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA NOVA MANEIRA DE RESSIGNIFICAR O ENSINAR E O
APRENDER |
- carta de aceite - |
ENSINO JURÍDICO E
PROTAGONISMO DISCENTE: UM REPENSAR DAS AULAS MINISTRADAS NO CURSO DE DIREITO |
|
ENTRE SENTIDO E
PRESENÇA: VOZES EM ?O MEU AMOR? DE CHICO BUARQUE |
- carta de aceite - |
ESCRITAS DE SI E AS DEMANDAS SOCIOCULTURAIS CONTEMPORÂNEAS |
- carta de aceite - |
ESTADO DO
CONHECIMENTO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA
AQUISIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO DO ALUNO COM DISLEXIA |
|
ESTIGMATIZAÇÃO
DA SEXUALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ROMPENDO PARADIGMAS POR
MEIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
- carta de aceite - |
ESTRANGEIRISMOS
NA CANÇÃO ?SAMBA DO APPROACH? DE ZECA BALEIRO |
- carta de aceite - |
ESTRUTURA
GRAMATICAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS: USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO REFLEXÃO DA
ADEQUAÇÃO DA LÍNGUA E SUA ESTRUTURA GRAMATICAL |
- carta de aceite - |
EVANGELIQUÊS": OBSERVAÇÕES SOBRE OS JARGÕES DOS CRISTÃO
EVANGÉLICOS |
- carta de aceite - |
FATORES DE
TEXTUALIDADE E PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS, UM ENFOQUE
INTERATIVO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR |
|
FILOSOFIA &
LINGUAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SOCIAL E O COGNITIVO EM PLATÃO E ARISTÓTELES |
|
FOME E
REPRESENTAÇÕES IDEALIZADAS NA OBRA DE EUCLIDES DA CUNHA |
- carta de aceite - |
FONOLOGIA DE USO
E AS CORRESPONDÊNCIAS ORTOGRÁFICAS REGULARES E IRREGULARES DO G E J APLICADAS
NO CONTEXTO DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
FORMAÇÕES
DISCURSIVAS EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM 2015 |
|
GÊNEROS
DISCURSIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ORAIS EM LE |
|
GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA
DIDÁTICA COM TEXTOS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
- carta de aceite - |
GESTOS
DE INTERPRETAÇÃO E PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO: COMO SIGNIFICA O ESPAÇO CIDADE
NOS DISCURSOS URBANOS |
- carta de aceite - |
GLOBALIZAÇÃO
HEGEMÔNICA E AS NOVAS EXIGÊNCIAS SOCIAIS: DA NECESSIDADE DE UM NOVO PARADIGMA
EDUCACIONAL |
|
HATE
SPEECH: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIGNIDADE |
- carta de aceite - |
IDENTIDADES QUE EMERGEM, INVESTIMENTOS DIGITAIS E COMUNIDADES
IMAGINADAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
- carta de aceite - |
INTEGRAÇÃO
CONCEPTUAL EM VOCÁBULOS QUE SÃO TABUS: UMA ANÁLISE DA NOMENCLATURA POPULAR
DADA AOS ÓRGÃOS SEXUAIS |
|
INTERPRETAÇÃO,
JURIDIQUÊS DE DIFICULDADE DE ENTENDIMENTO: AS BARREIRAS DE UMA LINGUAGEM
HERMÉTICA NO DIREITO |
- carta de aceite - |
INTERTEXTUALIDADE:
CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL |
- carta de aceite - |
INVESTIMENTOS E
COMUNIDADES IMAGINADAS: POSSIBILIDADES DE PESQUISAS EM ESTUDOS IDENTITÁRIOS |
|
JOAQUIM EMBIRUÇÚ
EM O CONSERVADOR: ESTUDO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO RECÔNCAVO BAIANO |
|
LEITURA,
ESCRITA E LETRAMENTO: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA |
- carta de aceite - |
LEITURA,
GRAMÁTICA E TECNOLOGIA UMA IMBRICACAÇÃO A FAVOR DO CONHECIMENTO |
- carta de aceite - |
LETRAMENTO
LITERÁRIO: DESAFIOS E DIRECIONAMENTOS |
- carta de aceite - |
LETRAMENTOLITERÁRIO
NO ENSINO MÉDIO PELO VIÉS DA SEMIÓTICA: UMA POSSIBILIDADE DE INCENTIVO À
LEITURA A PARTIR DA NOÇÃO DO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO |
|
LIFE IN SCHOOLS: DISCUTINDO TRÊS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E SUAS
IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA |
- carta de aceite - |
LÍNGUA E
LINGUAGEM, EXPRESSO EM VERSOS... |
- carta de aceite - |
LÍNGUA, LINGUAGEM
, DISCURSO E PROCESSOS REFERENCIAIS: CONCEPÇÕES E DEBATES À LUZ DA COGNIÇÃO |
|
LINGUAGEM
COMO MEDIADORA DO CONHECIMENTO DO ALUNO SURDO E DEFICIENTE AUDITIVO |
- carta de aceite - |
LINGUAGEM,
MÁTHEMA E PHRÓNESIS |
|
LINGUÍSTICA
APLICADA TRANSGRESSIVA: OUVINDO AS VOZES SUBALTERNAS DO PARAGUAI |
|
LITERAMUSICAL |
- carta de aceite - |
LITERATURA
BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: FICÇÃO E GASTRONOMIA EM CORAÇÃO ANDARILHO (DE
NÉLIDA PIÑON) |
|
LITERATURA DE
AUTORIA FEMININA: REFLEXÕES DO PASSADO QUE CONSTROEM O FEMININO NO SÉCULO XXI |
|
LITERATURA DE CORDEL: FONTE DE INCENTIVO À LEITURA |
- carta de aceite - |
LOS PROYECTOS DEL
ALFABETIZACIÓN CÓMO GÉNEROS DISCURSIVOS CATALIZADORES Y LOS PROCEDIMIENTOS DE
LA EDUCACIÓN ESCOLAR: LAS PERSPECTIVAS DEL INTERDISCIPLINARIEDAD EN
INTERVENCIÓN DEL ENSEÑANZA Y APRENDI |
|
MANOEL DE BARROS
E ROBERVAL PEREYR: DAS REFLEXÕES ESCULTURAIS NO MOVEDIÇO DA LÍNGUA OU DO CIO
VEGETAL NA VOZ DO ARTISTA |
|
MATERIAIS
PEDAGÓGICOS BILÍNGUES COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 E L2 |
- carta de aceite - |
MEIO AMBIENTE
ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO À LUZ DA INTERPRETAÇÃO HERMENEUTA DO SUPREMO
TRIBUNAL FEDERAL |
- carta de aceite - |
MONITORIA
DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS NA UNILA |
- carta de aceite - |
MUDANÇAS NA CONJUGAÇÃO VERBAL NO USO DA FORMAS PRONOMINAIS
"NÓS" / "A GENTE" |
- carta de aceite - |
MULTI)LETRANDO
POR MEIO DO GOOGLE TRADUTOR: INCLUSÃO E AUTONOMIA PARA IMIGRANTES DIGITAIS
APRENDIZES DE PORTUGUÊS |
- carta de aceite - |
MÚSICA E CLÍTICOS PRONOMINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA |
- carta de aceite - |
O ?HERÓI? NEGRO COMO SÍMBOLO DE BRASILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO ?SEM
NENHUM CARÁTER? DE MÁRIO DE ANDRADE |
- carta de aceite - |
O APLICATIVO
?GOOGLE FORMULÁRIO? COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA |
- carta de aceite - |
O BILINGUISMO NO
ENTRE LUGAR DE "BRASILEIROS VENEZUELANOS" NA FRONTEIRA |
|
O
CAMINHO PARA A HARMONIA DO SER, FAZER, VIVER E CONVIVER: QUESTÕES
ENUNCIATIVAS PRESENTES NO DISCURSO FILOSÓFICO DO PROCESSO DE
ENSINO/APRENDIZAGEM DO AIKIDO |
- carta de aceite - |
O CONFRONTO ENTRE
LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SÉCULO XX E DO XXI: CONJUNÇÕES
SUBORDINATIVAS |
|
O CORREIO
MERCANTIL E A SOCIEDADE BAIANA DO SÉCULO XIX: NOTAS DE UM TRABALHO FILOLÓGICO |
|
O DEVIR
HORRIBILIS EM KAFKA, A METAMORFOSE |
|
O
DISCURSO DA IGUALDADE E DA JUSTIÇA SOCIAL NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES
AFIRMATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
- carta de aceite - |
O
DISCURSO DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO MERCADO DE TRABALHO |
- carta de aceite - |
O
DISCURSO PERSUASIVO DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS HAVAIANAS |
- carta de aceite - |
O DISCURSO POLIFÔNICO EM DIÁRIO DE BITITA |
- carta de aceite - |
O EMPODERAMENTO
DO INDIVÍDUO NO TRATAMENTO DE CONFLITOS: A COMUNIDADE COMO LOCUS DE PROMOÇÃO
DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO |
|
O ENSINO DA
LÍNGUA NA CONTEMPORANEIDADE: A LINGUAGEM NOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS |
- carta de aceite - |
O ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO E AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS |
- carta de aceite - |
O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM EDITORIAL E
SEMINÁRIO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
- carta de aceite - |
O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES NA REDE REGULAR DE ENSINO |
- carta de aceite - |
O ENSINO DE
LÍNGUA E LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O IDEAL E O REAL |
- carta de aceite - |
O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SOB A PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
- carta de aceite - |
O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES
TEÓRICO-DIDÁTICAS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO LITERÁRIO |
- carta de aceite - |
O ENSINO DO
GÊNERO RESUMO NA ESCOLA |
|
O ESPELHO DA IDENTIDADE NO TEXTO LITERÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE O
ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
- carta de aceite - |
O ÍNDIO E OS EFEITOS DE MEMÓRIA QUE CONSTITUEM O IMAGINÁRIO BRASILEIRO
NA CONTEMPORANEIDADE: ATUALIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA CARTA DE CAMINHA |
- carta de aceite - |
O INFINITIVO
PESSOAL EM PORTUGUÊS E SUAS TRADUÇÕES AO ESPANHOL NA REVISTA DE TRADUÇÕES
LITERÁRIAS PONTIS ? PRÁCTICAS DE TRADUCCIÓN |
|
O
ITEM LEXICAL ?TÁ? EM USO |
- carta de aceite - |
O LÉXICO JURÍDICO EM MANUSCRITO MATO-GROSSENSE |
- carta de aceite - |
O
MODELO BASEADO NO USO E A HIPÓTESE DO INATISMO: POLÊMICA E INTERINCOMPREENSÃO |
- carta de aceite - |
O MUNDO
IMAGINÁRIO DO LEITOR |
- carta de aceite - |
O PLURILINGUISMO
E A INVENÇÃO DO MONOLINGUISMO: ESPAÑA, UMA RELAÇÃO DE PODER |
- carta de aceite - |
O PRESENTE ARTIGO
É UM TRABALHO VOLTADO PARA A INCLUSÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
- carta de aceite - |
O PROCESSAMENTO
DA LEITURA EM CAPAS DE REVISTAS: ASPECTOS LINGUISTICOS E COGNITIVOS PRESENTES
NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO |
|
O QUE SE VÊ, É MESMO O QUE SE LÊ? |
- carta de aceite - |
O ROMANCE
REGIONALISTA FLUMINENSE NO "CICLO PARADA DE DEUS" DE MARIA ALICE
BARROSO |
- carta de aceite - |
O SENTIDO DO
MASCULINO E DO FEMININO NA MÍDIA EXTERIOR: UMA ANÁLISE DE ENUNCIADOS EM
CAMISETAS |
- carta de aceite - |
O SIMULACRO MIDIÁTICO NO ROMANCE NO ROMANCE GAROTA EXEMPLAR DE GILLIAN
FLYNN E NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE DAVID FINCHER |
- carta de aceite - |
O SISTEMA DE
ESCRITA EM TERENA: ORIGEM, ORGANIZAÇÃO E VARIANTES |
- carta de aceite - |
O
SOCIAL E O LINGUÍSTICO: ESPECIFICIDADES DO OBJETO, O ?EVANGELIQUÊS? |
- carta de aceite - |
O SUJEITO NA
SOCIEDADE: A PERSPECTIVA DE UM "OLHAR" FILOSÓFICO NAS PRIMEIRAS
ESTÓRIAS, DE GUIMARÃES ROSA |
|
O USO DA
TECNOLOGIA NA CRIAÇÃO DE HQS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 6°
ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO |
|
O USO VARIÁVEL DE
EU/MIM (SUJEITO) E MIM/ME (OBJETO) EM TEXTOS ESCRITOS |
|
O WHATSAPP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS CENTROS DE LÍNGUAS |
- carta de aceite - |
OBJETO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO - ASSENTAMENTO
ELDORADO ? SIDROLÂNDIA/MS |
- carta de aceite - |
OCORRÊNCIAS DEORAÇÕES GERUNDIVAS EM CONTEXTO ADMINISTRATIVO DA
CAPITANIA DE MATO GROSSO DO SECÚLO XVIII |
- carta de aceite - |
ORTOGRAFIA
E ENSINO: DO MANUSCRITO ANTIGO ÀS REDES SOCIAIS |
- carta de aceite - |
OS DESAFIOS DA
ESCRITA NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE |
|
OS DESAFIOS DO
ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES |
|
OS
ESTUDOS FILOLÓGICOS - TEXTUAIS NO MUNDO LUSÓFONO E A INÉRCIA PARADIGMÁTICA |
- carta de aceite - |
OS SUJEITOS DA EJA E DO PROEJA E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
- carta de aceite - |
PALAVRAS
METAFÓRICAS MONÓICAS: TÓPICO E VEÍCULO IMPLÍCITOS? |
|
PANORAMA ATUAL
DOS ESTUDOS DO DISCURSO |
|
PERSPECTIVAS EMEGENTES NOS ESTUDOS DE LINGUAGEM |
- carta de aceite - |
POLICARPO
QUARESMA: UM UFANISTA FRUSTRADO |
- carta de aceite - |
PORTUGUÊS PARA
ESTRANGEIROS EM FOZ DO IGUAÇU: O COTIDIANO COMO MÉTODO DE ENSINO |
- carta de aceite - |
PRATICA
PEDAGÓGICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE UM PERIODICO |
|
PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E PROGRESSÃO REFERENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE
TEXTOS |
- carta de aceite - |
PRODUÇÃO DE
VOCABULÁRIOS TRIDIMENSIONAIS DE GEOMETRIA |
|
QUADRINHOS
E FILOSOFIA |
- carta de aceite - |
REDAÇÃO DO ENEM:
DIFICULDADES DOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA PARA APONTAR
PROBLEMAS E PROPOR SOLUÇÕES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO |
|
REDES SOCIAIS - O USO DOS CONTEXTOS SOCIAIS INFORMAIS NO
DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA |
- carta de aceite - |
REFERENCIAÇÃO,
ENSINO E PRODUÇÃO TEXTUAL |
|
REFLEXIONES SOBRE
EL MODELO DEL ESTADO NACIÓN IBEROAMERICANO POSTINDEPENDIENTE: SU TRANSICIÓN
HACIA LA DIVERSIDAD LINGÜÍSTICA Y CULTURAL |
- carta de aceite - |
REFLEXÕES SOBRE O
USO DA MÚSICA NO ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL (LÍNGUA MATERNA) |
|
RELAÇÕES ENTRE
TEXTO E DISCURSO: ALGUMAS REFLEXÕES |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO O GÊNERO CONTO POR MEIO DA
MULTIMODALIDADE |
- carta de aceite - |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM RELATOS DE PRÁTICA DA OLP: UM ENFOQUE
PARA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
- carta de aceite - |
RETEXTUALIZANDO
NARRATIVAS DE AVENTURA: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA |
- carta de aceite - |
REVISÃO DE LINGUAGEM E EFEITOS DE SENTIDO EM ARTIGO CIENTÍFICO: UMA
REFLEXÃO À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO DE PÊCHEUX |
- carta de aceite - |
REVISÃO
DE TEXTOS: CONTEÚDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
- carta de aceite - |
SEMIÓTICA E
FUMETTI: UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS FENOMENOLÓGICAS DE C. S. PEIRCE EM DYLAN
DOG |
|
TIZIANO SCLAVI E
ALFRED HITCHCOCK: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE O FUMETTI DYLAN
DOG - NAS PROFUNDEZAS E O FILME PSICOSE |
|
TRABALHANDO COM OS VALORES FILOSÓFICOS DO SUPERMAN EM SALA DE AULA |
- carta de aceite - |
UM ESTUDO
PALEOGRÁFICO, HISTÓRICO-SOCIAL E LEXICAL DE UM MANUSCRITO DO SÉCULO XVIII |
- carta de aceite - |
UM ESTUDO SOBRE A
PRÁTICA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: MEDIADA PELO USO DA TECNOLOGIA |
|
UM OLHAR
DIFERENCIADO PARA INCLUIR OS ALUNOS SURDOS COM A PRÁTICA DO TEXTO DE
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
|
UMA
PESQUISA EM POUCAS PALAVRAS: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO
ENSINO MÉDIO EM XINGUARA ? PARÁ |
- carta de aceite - |
USO DE ATIVIDADES
INTERATIVAS PEDAGÓGICAS COMO ESTÍMULO NA FORMAÇÃO DE LEITORES |
|
USOS DE [VADJ]
NUMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL |
|
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA E ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES |
|
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA: ABORDAGENS E CONCEPÇÕES A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA
PORTUGUESA DE ALFABETIZAÇÃO APLICADOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
- carta de aceite - |
VIAGENS POR AMÉRICA LATINA NA IMPRENSA DO SÉCULO XIX: TEXTOS PARA UM
CORPUS |
- carta de aceite - |
VISA
GRAMATICALIZAR: O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DE VISAR |
- carta de aceite - |
VOCABULÁRIO
HERMÉTICO E DIFICULDADES PARA ACESSO À JUSTIÇA |
- carta de aceite - |
WAYNE
DE GOTHAM?: DOS QUADRINHOS PARA O ROMANCE, UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
- carta de aceite - |