127 RESUMOS DO XIV SINEFIL


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Participação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 5 /04/2022

A ANALOGIA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO LEXICAL NA LÍNGUA PORTUGUESA: UM BREVE ESTUDO PARA ALÉM DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Lucirene da Silva Carvalho (UESPI)
Carta de Aceite


A COMPREENSÃO DE TIRAS NÃO VERBAIS POR JOVENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21

Simone Neri da Silva (UESB), Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB), Emanuelle de Souza Silva Almeida (UESB), Giulia Castellani Boaretto (UESB) e Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia (UESB)
Carta de Aceite


A CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA MIKHAIL BAKHTIN E UMBERTO ECO: INTERSEÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO AUTOR, TEXTO E LEITOR

Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite


A GLOBALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: QUAIS AS ESTRATÉGIAS?

Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite


A GRAMÁTICA DE FERNÃO DE OLIVEIRA: A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS IMPACTOS POLÍTICOS, CULTURAIS E SOCIAIS NO SÉCULO XVI

Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite


A HISTORIOGRAFIA DAS ORAÇÕES RELATIVAS CIRCUNSTANCIAIS
Érica Portas (UERJ)
Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER, DE PAULO FREIRE, E SUA RELAÇÃO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL

Sara Maria Souza Nogueira (UEG)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM JURÍDICA ENQUANTO BARREIRA PARA EFETIVA PROTEÇÃO DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Maria Eduarda Pereira Arquette Leite (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF) e Maria Cristina de Oliveira Adriano (UENF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM MUSICAL COMO INSTRUMENTO PARA REINSERÇÃO SOCIAL DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Maria Cristina de Oliveira Adriano (UENF), Maria Eduarda Pereira Arquette Leite (UENF), Raquel França Freitas (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite


A LITERATURA PORTUGUESA NA OBRA DE VOLTAIRE

Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite


A METÁFORA COMO TRADUÇÃO OU TRANSBORDAMENTO DE CRISES ECONÔMICAS CONTEMPORÂNEAS

Thiago Martins Prado (UNEB)
Carta de Aceite


A MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA INTERATIVIDADE DIGITAL EM DOIS VÍDEOS DO DESCOMPLICA

Natalia Brito Silva (UESB), Beatriz Graça (UESB), Adriana Fernandes Barbosa (UESB) e Maíra  Avelar Miranda (UESB)
Carta de Aceite


A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-COMPARATIVA

José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite


A REFERÊNCIA COMO INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM ORAL SOBRE A PRÁTICA DA ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marcos de Jesus Santa Barbara (FFP-UERJ) e José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

A SEMÂNTICA NA ESTATÍSTICA: SENTIDOS DE MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite


A TERRA TREMERÁ COMO NUNCA ANTES: RESISTÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO EM CINCO MÚSICAS DO RAP NATIVO

Juan Rodrigues da Cruz (UFF)
Carta de Aceite


A TRAGÉDIA DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS PELAS NARRATIVAS DAS MULHERES LOCAIS

Tamara de Souza Campos (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite


A UTILIZAÇÃO DO RAPPORT COMO ELEMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Luana Moreira de Souza (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite


A VARIABILIDADE DAS ORAÇÕES COMPLETIVAS NA DIMENSÃO ESCALAR DA MODALIDADE

Vânia Raquel Santos Amorim (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite


ACENTO LEXICAL E GESTOS FACIAIS

Cíntia Beatriz Oliveira do Nascimento (UESB), Emerson Viana Braga (UESB), Marian Oliveira (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DA OBRA DE JOSÉ ARAS

Adriana Gonsalves da Silva Fontes (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Beatriz Sousa Cunha OliveiraBeatriz Sousa Cunha Oliveira


“AME+ CUIDE+ VIVA+”: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE O COMBATE À ESTIGMATIZAÇÃO DO HIV EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA

Fabiano Matheus Pinheiro Rosa (IFPA) e Camila Maiara Costa Oliveira Prado (IFPA)
Carta de Aceite


AMOROSIDADE E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MANUTENÇÃO DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES IDOSOS

Lidiane Silva Torres (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF) e Alice Monteiro Tannus (UENF)

Carta de Aceite


ANÁLISE DE DÉTOURNEMENT NO HIPERTEXTO DIGITAL

Sandy Tavares de Almeida (UESB), Anne Carolline Dias Rocha Prado (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)

Carta de Aceite


ANÁLISE DISCURSIVA DE ENUNCIADO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS

Francisca Veronica Feitosa Andrade (UFT), Elda Hipólito Simiema Gouvêa (UFT), Janete Silva dos Santos (UFT) e Lúcia Maria de Assis (UFT)

Carta de Aceite


ANÁLISE ISOTÓPICA DE PREGAÇÃO CRISTÃ MIDIÁTICO DIGITAL: “A POSTURA DE DANIEL”

Sonia Goncalves Batista Dias (UFMS)
Carta de Aceite


ANÁLISE LINGUÍSTICA DE CAPA DA REVISTA VEJA: UM OLHAR SOBRE OS ASPECTOS AXIOLÓGICOS

Ruth Aires Dias Teles (UFT), Ângela Francine Fuza (UFT),  Ana Lúcia Pinto da Silva (UFT) e Yeda Nayara C. do Nascimento Milesi (UFT)

Carta de Aceite


ANDRADINA AMÉRICA ANDRADE DE OLIVEIRA

Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)

Carta de Aceite


APENAS UMA IDEIA: CRÍTICA GENÉTICA DO SONETO DE PEDRO LYRA

Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)

Carta de Aceite


APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE GARANTIA

Darlene Rodrigues de Freitas (UFT)

Carta de Aceite


ARGUMENTAÇÃO E MULTIMODALIDADE EM TEXTOS MIDIÁTICOS: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE CAPAS DE REVISTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Isabella da Rocha Pontes (UFF) e Glayci Kelli Reis da Silva Xavier (UFF)

Carta de Aceite


AS CONTRIBUIÇÕES DA GRAMMATICA DA LÍNGUA PORTUGUESA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA (BARROS, 1539) E DOS GRAMMATICES RUDIMENTA (BARROS, >1540), NO ENSINO DO SÉCULO XVI

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)

Carta de Aceite


AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA E PARA O EDUCADOR EM FORMAÇÃO INICIAL

Gabriela Batista Pinheiro (UFOP)

Carta de Aceite


AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD 2020

Natércia Almeida Lacerda (UFRJ)

Carta de Aceite


AS REALIZAÇÕES DO ACUSATIVO ANAFÓRICO NAS VARIEDADES AFRICANAS, BRASILEIRA E LUSITANA DO PORTUGUÊS

Antonio Anderson Marques de Sousa (UFRJ)

Carta de Aceite


ASPECTUALIZAÇÃO DE PERÍFRASES COM O VERBO DE MOVIMENTO “CHEGAR”: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA AUXILIARIDADE VERBAL NO PORTUGUÊS DO BRASIL

Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)

Carta de Aceite


CARURIVIS, ADIVIS E UMBIVIS: A CONSTRUÇÃO "-IVES" HOMOLOGADA PELA MÍDIA E DIVULGADAS A COMUNIDADE EXTERNA DO VERNÁCULO ORIGEM

Eliane Souza Pereira (UESB) e Fernando Gonçalves de Souza Neto (UESB)

Carta de Aceite


CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA: ALGUNS ASPECTOS

Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)

Carta de Aceite


COMBATES EM FAVOR DO PORTUGUÊS: GLOTOPOLÍTICA NO BRASIL EM PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA

Thiago Zilio-Passerini (PUC-SP)

Carta de Aceite


CONCEPTUALIZAÇÕES SOBRE A MORTE ENTRE JOVENS ENLUTADOS EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

Igor Andrade Santos (UESB), Caroline Moreno Botelho Pereira (UESB) e Felipe Watarai (UESB)

Carta de Aceite


CONEXÃO ENTRE  MEMÓRIA E EMOÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA

Maria de Fátima de Mello (UFU)

Carta de Aceite


CONEXÕES ENTRE LINGUÍSTICA E CIBERCULTURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUBSTANTIVO, ADJETIVO (NOMES) E VERBO – PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Marilene Souza da Silva (UEMA), Vanessa Nascimento Almeida (UEMA), Aldenice da Silva Marques (UEMA), Bruno da Silva da Costa (UEMA) e Jonas Lima Fernandes (UEMA)

Carta de Aceite


CONSTRUCIONALIZAÇÃO COM “DAR”: UM OLHAR PARA AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS

Patrícia de Carvalho Pires (UESB), Valéria Viana Sousa (UESB) e Amanda Moreno Fonseca de Andrade (UESB)

Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES DA CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA PARA A ABORDAGEM PROCESSUAL DA ESCRITA
Rodrigo dos Santos e Silva (FAMART)

Carta de Aceite


CORDEL À DISTÂNCIA: CONSTRUINDO CAMINHOS DE ABORDAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Thalyta Evelyn Generoso da Silva (FFP-UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


CORPOS MONSTRUOSOS NO ROMANCE  “BOM-CRIOULO”

Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UENF), Simony Ricci Coelho (UNIGRANRIO)

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte (FacMais/Unialfa)

Carta de Aceite


COVID-19: DISCURSOS POLÊMICOS SOBRE A OBRIGATORIEDADE VS. (DES)OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARA: ANÁLISE DE TEXTOS JORNALÍSTICOS

Marcelo Eduardo da Silva (UFMS) e Sueli Maria Ramos da Silva (UFMS)

Carta de Aceite


DAS IDEIAS AO PROJETO DE MONOGRAFIA: CAMINHOS DE DESCOBERTAS E DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Brena Maria da Rocha Silva (UERN) e Leodecio Martins Varela (UERN)

Carta de Aceite


DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM SOBRE OS ASPECTOS FONOLÓGICO, SEMÂNTICO, MORFOSSINTÁTICO E PRAGMÁTICO DE 2 A 3 ANOS

Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UNIFLU),  Leonard Barreto Moreira (UFF),  Moniki Aguiar Mozzer Denucci  (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


DESENVOLVIMENTO NEUROLINGUISTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PENSANDO PROJETOS LÚDICOS NO ENSINO INFANTIL

Lara Amorim D’avila Prottes (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)

Carta de Aceite


DIALOGICIDADE E EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICO-FORMATIVAS DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Ademir Hilário de Souza (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF) e Ana Paula Borges de Souza (UENF)

Carta de Aceite


DIÁLOGOS ENTRE CANSERBERO, DJONGA E RACIONAIS MC’S: REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA E LEGITIMIDADE NAS CANÇÕES “LLOVÍA”, DE CANSERBERO, “LADRÃO”, DE DJONGA E “HOMEM NA ESTRADA”, DE RACIONAIS MC’S

Gideão Gabriel Oliveira Feliciano (UNEB) e Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)

Carta de Aceite


DO SCHOLA AQUITANICA (1583) AO RACIONALISMO ILUMINISTA: ENSINO DE LATIM, DO HUMANISMO CRISTÃO AO PERÍODO SECULAR NA FRANÇA

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner  (UFF)

Carta de Aceite


ENSINO DE PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA DE FORMA REMOTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA)

Carta de Aceite


ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: UMA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOB UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO

Israel de Paula Maia (IFTO), José James Torres da Silva (IFTO) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)

Carta de Aceite


ENVELHECIMENTO E CORPOREIDADE: A IMPORTÂNCIA DO PILATES E SEUS REFLEXOS NO DESEMPENHO DE IDOSOS MATRICULADOS NA EJA

Alice Monteiro Tannus (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)

Carta de Aceite


ESCRITAS DE SI E LOUCURA: NARRATIVAS, CORPO E EMOÇÃO

Mariana Lamenha Farinha de Oliveira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


ESCRITAS DO EU EM TEMPOS CAOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Patrícia Peres Ferreira Nicolini (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)

Carta de Aceite


ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS

Anne Carolline Dias Rocha Prado (UESB),m Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Sandy Tavares de Almeida (UESB)

Carta de Aceite


ESTUDO DAS PREPOSIÇÕES: “DESDE” E “DE” AMPLIA CONHECIMENTO DA LÍNGUA EM USO

Jane Silva dos Anjos (UESB) e Jorge Augusto Alves da Silva (UESB)

Carta de Aceite


ESTUDO DO “ÊXITO” ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS SANTANA DO IPANEMA

Adóbson Melo Rodrigues (IFAL), Odair José Silva dos Santos (IFAL) e Ana Lívia Ritir Quintela (IFAL)

Carta de Aceite


FUNCIONAMENTO DE LINGUAGEM E TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21

Nayra Marinho Silva Paz (UESB) e Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB)

Carta de Aceite


FUTURO PRESIDENTE? A (RE)CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS PROJETADAS DE LULA NO TWITTER

Denise de Souza Assis (CEFET-MG) e Jéssica Gomes de Oliveira (CEFET-MG)

Carta de Aceite


IMAGEM LINGUÍSTICA DO JECA NA CULTURA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Leandro Rocha Resende (UEG) e Sebastião Elias Milani (UEG)

Carta de Aceite


INSERÇÃO TECNOLÓGICA NA TERCEIRA IDADE: OFICINAS TEMÁTICAS E INCLUSÃO DIGITAL

Fernando Basílio dos Santos (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF) e Lara Amorim D’Ávila Prottes (UENF)

Carta de Aceite


INSULARISMO: A PROSA DE ANTÔNIO S. PEDREIRA COMO VALORIZAÇÃO E REDIMENSIONAMENTO DO OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL DE PORTO RICO

Beatriz Sousa Cunha Oliveira (UNEB) e Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)

Carta de Aceite


“JUBIABÁ” NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LEXICOLOGICOS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Luana Cristine da Silva (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)

Carta de Aceite


LEGADO DA TOPONÍMIA LATINA NAS ILHAS BRITÂNICAS

João Bittencourt de Oliveira (UERJ)

Carta de Aceite


LEITURA DO TEXTO “ERRO DE PORTUGUÊS”,  DE OSWALD DE ANDRADE PELO VIÉS DOS ATOS DE FALA DE JOHN SEARLE

Noelma Oliveira Barbosa (SEEDUC-TO) e Wiliana Carneiro Carvalho (SEEDUC-TO)

Carta de Aceite


LEITURAS DO SOCIAL A PARTIR DO PROJETO “POÉTICAS DO SER-TÃO”

Cristian Luan dos Santos (IFAL), Odair José Silva dos Santos (IFAL) e Leonardo Siqueira Antonio (IFAL)

Carta de Aceite


LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO COMO FERRAMENTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: PERSPECTIVAS EM LINGUÍSTICA APLICADA

Bruno Gomes Pereira (FACDO)

Carta de Aceite


LITERATURA E PSICANÁLISE: UM ESTUDO DO APARELHO PSIQUÍCO EM “O GRANDE INQUISIDOR”, DE DOSTOIÉVSKI

Noah de Aguiar Pinho (UEMS) e Altamir Botoso (UEMS)

Carta de Aceite


“MADAME SATÔ, DE KARIM AÏNOUZ: IMAGEM, MARGEM, O NEGRO NO CINEMA

Matheus do Nascimento Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana  (UEMASUL)

Carta de Aceite


METAPLASMOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO CHICO BENTO: UMA ANÁLISE SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Heloisa Helena Pereira Fontes (UNIGRANRIO),  Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


MULTILETRAMENTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DO GRUPO NOVA LONDRES E SEUS REFLEXOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA

Marina Martins Pinchemel Amorim (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)

Carta de Aceite


NARRATIVAS DAS MEMÓRIAS DO MUNDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA INVISIBILIDADE AO DESTAQUE

Shirlene Bemfica de Oliveira (IFMG), Nathalia Emanuele Oliveira (IFMG) e Thaís Ellen Romualdo de Oliveira (IFMG)

Carta de Aceite


NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO HERÓI NA TURMA DA MÔNICA JOVEM: UMA HERANÇA DO MANGÁ

Fernanda Viana de Sena (UFMS) e Sueli Maria Ramos da Silva (UFMS)

Carta de Aceite


NAS TERRAS DO TIJUCO: RESISTÊNCIA FRENTE AO RACISMO ESTRUTURAL EM “XICA DA SILVA” (1976), DE CACÁ DIEGUES

Júlio Lopes Cruz (UEMASUL) E Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


NOVOS (VELHOS?) PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS NO DISCURSO DA EXTREMA DIREITA BRASILEIRA

Ingrid Bueno Peruchi (Université Paris Nanterre-Fr)

Carta de Aceite


O DESAPARECIMENTO DOS RITUAIS DA LITERATURA NA VISÃO DO FILÓSOFO CONTEMPORÂNEO BYUNG-CHUL-HAN: UMA ANÁLISE DESCRITIVA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Jackeline Barcelos Correa (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

Carta de Aceite


O DIALÉTICO AMOR COMO ESTRUTURA DE PROTEÇÃO NO LIVRO I e III DA “ENEIDA

Morgana Martins dos Santos Lourenço (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


O ENSINO LITERÁRIO NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE O LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Vanessa Alencar de Lima (UFT) e César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)

Carta de Aceite


O GRAFEMA COMO VALOR ETIMOLÓGICO OU NÃO: UMA BREVE ANÁLISE

Lara Beatriz Alves Teixeira (UESPI) e Lucirene da Silva de Carvalho (UESPI)

Carta de Aceite


O LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E LINGUÍSTICO

Mariana Nogueira Pereira (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


O LÉXICO DA LÍNGUA E SUA ESTRUTURAÇÃO EM CAMPOS LEXICAIS

Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)

Carta de Aceite


O LIVRO, A LITERATURA E A CRIANÇA: RECORTES DE UMA INTER-RELAÇÃO QUE PROPÕE O PROTAGONISMO LITERÁRIO

Caroline dos Santos Florentino de Barros (IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF)

Carta de Aceite


O MEU PÉ DE LARANJA LIMA: SEMIÓTICA E FIGURATIVIDADE

Fernanda Viana de Sena (UFMS) e Sueli Maria Ramos da Silva (UFMS)

Carta de Aceite


O PARALELISMO COMO MÉTODO DE ENSINO DA SINTAXE LATINA NO PROPYLAEUM LATINUM, DE JOSÉ VAN DEN BESSELAAR (1916–1991)

Alessandro Jocelito Beccari (UNESP)

Carta de Aceite


O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE ERNESTO FARIA, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA (HL)

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


O PERFIL DE UM ATOR DA ENUNCIAÇÃO ELIGIOSA NAS MÍDIAS DIGITAIS

Sonia Goncalves Batista Dias (UFMS)

Carta de Aceite


O PROCESSO DA (INTER)SUBJETIVIDADE EM UM CORPUS ESCRITO – REDAÇÕES MODELO ENEM

Amanda Moreno Fonseca de Andrade (UESB), Patrícia de Carvalho Pires (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)

Carta de Aceite


O PROGRAMA FÊMEA NA IMPRENSA BAIANA: FILOLOGIA, ACERVO E MEMÓRIA

Débora de Souza (UFBA) e Andressa Barreto Silva (UFBA)

Carta de Aceite


O ROMANCE POLICIAL NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM JUVENIL A PARTIR DA SÉRIE LUPIN

Daise Alves (UFT), Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)

Carta de Aceite


O USO DO CONECTOR COESIVO “DIANTE DISSO”: UMA ANÁLISE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO COM A LINGUÍSTICA TEXTUAL

Carolina Reis Fonseca (UFF) e Monclar Guimarães Lopes (UFF)

Carta de Aceite


O USO DO PRONOME A GENTE E AS MULHERES QUILOMBOLAS DE RIO DAS RÃS: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA

Maria Aparecida de Souza Guimarães (UESB) e Jorge Augusto Alves da Silva (UESB)

Carta de Aceite


O USO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE COMUNICATIVA EM LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Roberta Dias Mardegan (UENF)

Carta de Aceite


OS QUATRO EIXOS DE ENSINO EM UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL BIOGRAFIA ROMANCEADA

Manuella Carvalho Oliveira (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)

Carta de Aceite


OS TERMOS INDO-EUROPEU E ARIANO: UMA HISTÓRIA DE JEKYLL E HIDE?

Márcio Renato Guimarães (UFPR)

Carta de Aceite


PERSONAGENS TRANSGRESSORES: REPRESENTAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA

Viviane Faria Lopes (UEG)

Carta de Aceite


PIERRE LEVY E CIBERCULTURA: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO E DE CONSTRUÇÃO DE GRAMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Eliane Miranda Machado (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)

Carta de Aceite


PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: ORIENTAÇÕES DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE

Olavo Ferreira Nunes (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF) e Lara Amorim D Ávila Prottes (UENF)

Carta de Aceite


PROSÓDIA GESTUAL NA PRODUÇÃO DE ÊNFASES REALIZADAS POR GAYS CISGÊNEROS

João Pedro Santana Luciano da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)

Carta de Aceite


QUE SABER TEM O PROFESSOR DE PORTUGUÊS DA BNCC?

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

Carta de Aceite


RELIGIOSIDADE POPULAR NO DISCURSO DE SINHOZINHO DE BONITO-MS: ANÁLIE SEMIÓTICA DA ORAÇÃO “ESTRELINHA DO CÉU”

Maria do Carmo Souza Drumond (UFMS) e Maria Sueli Ramos da Silva (UFMS)

Carta de Aceite


RENOVAÇÃO LEXICAL NA PANDEMIA

Ana Lúcia Pinto da Silva Lino (UFT) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)

Carta de Aceite


SÁ DE MIRANDA E A ARTE MILITAR

Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)

Carta de Aceite


SAÚDE MENTAL E ENSINO REMOTO: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Ana Paula Borges de Souza (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF) e Gilson Borges de Souza (UENF)

Carta de Aceite


“SE RECEBERÁO SOLEMNEMENTE EM MATRIMONIO”: TRADIÇÕES DISCURSIVAS E VERBOS PERFORMATIVOS EM ASSENTOS DE CASAMENTOS DA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ DA CARINHANHA DO SÉCULO XIX

Lécio Barbosa de Assis (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)

Carta de Aceite


SENTIDOS DA PALAVRA "SENHOR" EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS: O PODER ADMINISTRATIVO DO SENHOR DE ESCRAVOS BRASILEIRO

Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB), Graciethe da Silva de Souza (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

Carta de Aceite


SIMETRIA E ASSIMETRIA NAS LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS: O CASO DO PORTUGUÊS

Paulo Osório (UBI-Pt)

Carta de Aceite


SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR: O USO ABUSIVO DA LINGUAGEM PARA A OFERTA PREDATÓRIA DE CRÉDITO NO MERCADO DE CONSUMO

Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF) e Maria Cristina de Oliveira Adriano (UENF)

Carta de Aceite

TECNOLOGIA E LINGUAGEM: REFLEXÕES ACERCA DA MALEABILIDADE DA COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

Moyana Mariano Robles Lessa (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Carlos José de Castro Costa (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS E DISCURSIVAS DA EVOLUÇÃO DO ENSINO

Luís Alberto Libânio Lima (IFTO), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Marcone Pereira da Silva (IFPA) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)

Carta de Aceite


TRAÇOS LINGUÍSTICOS DE CONSERVAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO EM RIO DAS RÃS

Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira (UESB) e Marian dos Santos Oliveira (UESB)

Carta de Aceite


TRANSGRESSÃO E EMANCIPAÇÃO: A REPRESENTAÇÃO ERÓTICA FEMININA NA POÉTICA DE GILKA MACHADO

Vitória Stefany Lima Barros (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)

Carta de Aceite


UM ESTUDO DIACRÔNICO SOBRE AS REALIZAÇÕES DO ACUSATIVO ANAFÓRICO EM PEÇAS BRASILEIRAS E LUSITANAS

Antonio Anderson Marques de Sousa (UFRJ)

Carta de Aceite


UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO: A PRÁTICA DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Mariana Nogueira Pereira (UENF) e Cristiana Barcelos Da Silva (UENF)
Carta de Aceite


UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DISCURSIVAS DE UM ENSINO HÍBRIDO

Regina Dias Araújo (SEDUC-TO), Edinho Benésio Santos (IFTO), Décio Dias dos Reis (IFTO) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)
Carta de Aceite


UMA ANÁLISE VERBO-GESTUAL DE UMA OCORRÊNCIA METAFÓRICA DO DÊITICO LOCATIVO-ESPACIAL “HERE” EM UM DADO MULTIMODAL
Victor Lima dos Santos (UESB), Caique Souza Alves (UESB) e Maíra  Avelar Miranda (UESB)
Carta de Aceite


UMA PROPOSTA MULTIMODAL E COGNITIVA DE ANÁLISE DE VÍDEOAULAS: OS ARTICULADORES MULTIMODAIS EM INTERAÇÕES

Ane Novais Pires dos Santos (UESB), Maíra  Avelar Miranda (UESB) e André Lisboa (UESB)

Carta de Aceite


VALORAÇÃO DAS EXPRESSÕES IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXO BIOLÓGICO EM COMENTÁRIOS ON-LINE

Letícia Garcia Silva (UFPEL) e Karina Giacomelli (UFPEL)

Carta de Aceite


“VAZANTE”, DE DANIELA THOMAS: DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO

Pedro Wildemberg Ribeiro Pereira (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


VERBO SUPORTE “HAVER” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

Carta de Aceite


VICISSITUDES DA LITERATURA E DA VIDA REAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

Ivonete Nink Soares (UFMS)

Carta de Aceite


VISUALIDADE, MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO DE SURDOS: PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Gilson Borges de Souza (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Ana Paula Borges de Souza (UENF)

Carta de Aceite


WHATSAPP: FERRAMENTA EXITOSA PARA O ENSINO REMOTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Mirian Nichida (IFTO), Paula Juca de Sousa (IFTO) e Fernando Morais Rodrigues (IFTO)

Carta de Aceite


WITTGENSTEIN NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS JOGOS DE LINGUAGEM COMO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aurílio Soares da Silva (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite