A ANALOGIA COMO
PROCESSO DE FORMAÇÃO LEXICAL NA LÍNGUA PORTUGUESA: UM BREVE ESTUDO PARA ALÉM DA
LINGUÍSTICA HISTÓRICA
Lucirene
da Silva Carvalho (UESPI)
Carta de Aceite
A COMPREENSÃO DE TIRAS NÃO VERBAIS POR JOVENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO
21
Simone
Neri da Silva (UESB), Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB), Emanuelle
de Souza Silva Almeida (UESB), Giulia Castellani Boaretto (UESB) e Rayana
Thyara de Lima Rêgo Ladeia (UESB)
Carta de Aceite
A CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA MIKHAIL BAKHTIN E UMBERTO ECO: INTERSEÇÕES
ACERCA DA RELAÇÃO AUTOR, TEXTO E LEITOR
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite
A GLOBALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA LINGUAGEM E
COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: QUAIS
AS ESTRATÉGIAS?
Priscilla
Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane
Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite
A GRAMÁTICA DE FERNÃO DE OLIVEIRA: A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E
SEUS IMPACTOS POLÍTICOS, CULTURAIS E SOCIAIS NO SÉCULO XVI
Stephanie
Cunha dos Santos da Silva (UFF)
e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
A HISTORIOGRAFIA DAS ORAÇÕES RELATIVAS CIRCUNSTANCIAIS
Érica Portas (UERJ)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA A IMPORTÂNCIA
DO ATO DE LER, DE PAULO FREIRE, E SUA RELAÇÃO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL
Sara
Maria Souza Nogueira (UEG)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM JURÍDICA ENQUANTO BARREIRA PARA EFETIVA PROTEÇÃO DA
MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Maria
Eduarda Pereira Arquette Leite (UENF),
Alinne Arquette Leite Novais (UENF) e Maria Cristina de Oliveira Adriano
(UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM MUSICAL COMO INSTRUMENTO PARA REINSERÇÃO SOCIAL DE
EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Maria
Cristina de Oliveira Adriano (UENF), Maria
Eduarda Pereira Arquette Leite (UENF), Raquel França Freitas (UENF)
e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A LITERATURA PORTUGUESA NA OBRA DE VOLTAIRE
Ricardo
Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite
A METÁFORA COMO TRADUÇÃO OU TRANSBORDAMENTO DE CRISES ECONÔMICAS
CONTEMPORÂNEAS
Thiago
Martins Prado (UNEB)
Carta de Aceite
A MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA INTERATIVIDADE DIGITAL EM DOIS
VÍDEOS DO DESCOMPLICA
Natalia
Brito Silva (UESB), Beatriz
Graça (UESB), Adriana
Fernandes Barbosa (UESB) e Maíra Avelar Miranda (UESB)
Carta de Aceite
A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-COMPARATIVA
José
Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A REFERÊNCIA COMO INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM ORAL SOBRE A PRÁTICA DA
ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcos de Jesus Santa
Barbara (FFP-UERJ) e José
Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A SEMÂNTICA NA ESTATÍSTICA: SENTIDOS DE MULHER NEGRA NO MERCADO DE
TRABALHO BRASILEIRO
Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de
Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
A TERRA TREMERÁ COMO NUNCA ANTES: RESISTÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO EM
CINCO MÚSICAS DO RAP NATIVO
Juan
Rodrigues da Cruz (UFF)
Carta de Aceite
A TRAGÉDIA DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS PELAS NARRATIVAS DAS MULHERES
LOCAIS
Tamara
de Souza Campos (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DO RAPPORT COMO ELEMENTO MOTIVADOR NAS AULAS
DE LÍNGUA INGLESA
Luana
Moreira de Souza (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
A VARIABILIDADE DAS ORAÇÕES COMPLETIVAS NA DIMENSÃO ESCALAR DA
MODALIDADE
Vânia
Raquel Santos Amorim (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite
ACENTO LEXICAL E GESTOS FACIAIS
Cíntia
Beatriz Oliveira do Nascimento
(UESB), Emerson Viana Braga (UESB), Marian Oliveira
(UESB) e Vera Pacheco
(UESB)
Carta de Aceite
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DA OBRA DE JOSÉ ARAS
Adriana
Gonsalves da Silva Fontes (UNEB) e Maria
da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Beatriz Sousa Cunha OliveiraBeatriz Sousa Cunha Oliveira
“AME+ CUIDE+ VIVA+”: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE O COMBATE À ESTIGMATIZAÇÃO
DO HIV EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA
Fabiano
Matheus Pinheiro Rosa (IFPA) e
Camila Maiara Costa Oliveira Prado (IFPA)
Carta de Aceite
AMOROSIDADE E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA
IMPORTÂNCIA PARA A MANUTENÇÃO DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES IDOSOS
Lidiane
Silva Torres (UENF), Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF) e Alice Monteiro Tannus (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE DE DÉTOURNEMENT NO HIPERTEXTO DIGITAL
Sandy
Tavares de Almeida (UESB), Anne
Carolline Dias Rocha Prado (UESB) e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite
ANÁLISE DISCURSIVA DE ENUNCIADO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS
Francisca
Veronica Feitosa Andrade (UFT), Elda Hipólito Simiema Gouvêa (UFT), Janete Silva dos Santos (UFT) e Lúcia Maria de Assis (UFT)
Carta de Aceite
ANÁLISE ISOTÓPICA DE PREGAÇÃO CRISTÃ MIDIÁTICO DIGITAL: “A POSTURA
DE DANIEL”
Sonia
Goncalves Batista Dias (UFMS)
Carta de Aceite
ANÁLISE LINGUÍSTICA DE CAPA DA REVISTA VEJA: UM OLHAR SOBRE OS ASPECTOS
AXIOLÓGICOS
Ruth
Aires Dias Teles (UFT), Ângela Francine Fuza (UFT),
Ana
Lúcia Pinto da Silva (UFT)
e Yeda Nayara C. do Nascimento Milesi (UFT)
Carta de Aceite
ANDRADINA AMÉRICA
ANDRADE DE OLIVEIRA
Renata
da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite
APENAS UMA IDEIA: CRÍTICA GENÉTICA DO SONETO DE PEDRO LYRA
Ingrid
Ribeiro da Gama Rangel (IFF)
Carta de Aceite
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE GARANTIA
Darlene Rodrigues de Freitas (UFT)
Carta de Aceite
ARGUMENTAÇÃO E MULTIMODALIDADE EM TEXTOS MIDIÁTICOS: UMA ANÁLISE
SEMIOLINGUÍSTICA DE CAPAS DE REVISTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Isabella
da Rocha Pontes (UFF) e Glayci
Kelli Reis da Silva Xavier (UFF)
Carta de Aceite
AS CONTRIBUIÇÕES DA GRAMMATICA DA LÍNGUA PORTUGUESA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA MADRE
IGREJA (BARROS,
1539) E DOS GRAMMATICES RUDIMENTA (BARROS, >1540), NO ENSINO DO
SÉCULO XVI
Viviane
Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite
AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA NO
ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA E PARA O EDUCADOR EM FORMAÇÃO INICIAL
Gabriela
Batista Pinheiro (UFOP)
Carta de Aceite
AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO
PNLD 2020
Natércia
Almeida Lacerda (UFRJ)
Carta de Aceite
AS REALIZAÇÕES DO ACUSATIVO ANAFÓRICO NAS VARIEDADES AFRICANAS, BRASILEIRA
E LUSITANA DO PORTUGUÊS
Antonio
Anderson Marques de Sousa (UFRJ)
Carta de Aceite
ASPECTUALIZAÇÃO DE PERÍFRASES COM O VERBO DE MOVIMENTO “CHEGAR”:
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA AUXILIARIDADE VERBAL NO PORTUGUÊS DO
BRASIL
Nayara
Crisley Barreto Brasil Farias Rocha (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite
CARURIVIS, ADIVIS E UMBIVIS: A CONSTRUÇÃO "-IVES" HOMOLOGADA PELA
MÍDIA E DIVULGADAS A COMUNIDADE EXTERNA DO VERNÁCULO ORIGEM
Eliane
Souza Pereira (UESB) e Fernando Gonçalves de Souza Neto (UESB)
Carta de Aceite
CENTENÁRIO
DA SEMANA DE ARTE MODERNA: ALGUNS ASPECTOS
Renata
da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite
COMBATES EM FAVOR DO PORTUGUÊS: GLOTOPOLÍTICA NO BRASIL EM PERSPECTIVA
HISTORIOGRÁFICA
Thiago Zilio-Passerini (PUC-SP)
Carta de Aceite
CONCEPTUALIZAÇÕES SOBRE A MORTE ENTRE JOVENS ENLUTADOS EM DECORRÊNCIA
DA COVID-19
Igor
Andrade Santos (UESB), Caroline
Moreno
Botelho Pereira (UESB)
e Felipe Watarai (UESB)
Carta de Aceite
CONEXÃO ENTRE MEMÓRIA E EMOÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA
Maria
de Fátima de Mello (UFU)
Carta de Aceite
CONEXÕES ENTRE LINGUÍSTICA E CIBERCULTURA NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: SUBSTANTIVO, ADJETIVO (NOMES) E VERBO – PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL
DIDÁTICO
Antonio
Cilírio da Silva Neto (UEMA),
Marilene Souza da Silva (UEMA), Vanessa Nascimento Almeida (UEMA),
Aldenice da Silva Marques (UEMA), Bruno da Silva da Costa (UEMA)
e Jonas Lima Fernandes (UEMA)
Carta de Aceite
CONSTRUCIONALIZAÇÃO COM “DAR”: UM OLHAR PARA AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS
Patrícia
de Carvalho Pires (UESB), Valéria
Viana Sousa (UESB) e Amanda
Moreno Fonseca de Andrade (UESB)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES DA CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA PARA A ABORDAGEM PROCESSUAL
DA ESCRITA
Rodrigo
dos Santos e Silva (FAMART)
Carta de Aceite
CORDEL À DISTÂNCIA: CONSTRUINDO CAMINHOS DE ABORDAGEM NO CONTEXTO
DA PANDEMIA
Thalyta
Evelyn Generoso da Silva (FFP-UERJ)
e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
CORPOS MONSTRUOSOS NO ROMANCE “BOM-CRIOULO”
Daniele
Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Jacqueline de Cassia Pinheiro
Lima (UENF), Simony Ricci Coelho (UNIGRANRIO) e
Dostoiewski
Mariatt de Oliveira Champangnatte (FacMais/Unialfa)
Carta de Aceite
COVID-19: DISCURSOS POLÊMICOS SOBRE A OBRIGATORIEDADE VS.
(DES)OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARA: ANÁLISE DE TEXTOS JORNALÍSTICOS
Marcelo
Eduardo da Silva (UFMS) e Sueli
Maria Ramos da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
DAS IDEIAS AO PROJETO DE MONOGRAFIA: CAMINHOS DE DESCOBERTAS E DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Brena
Maria da Rocha Silva (UERN) e Leodecio
Martins Varela (UERN)
Carta de Aceite
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM SOBRE OS ASPECTOS FONOLÓGICO, SEMÂNTICO,
MORFOSSINTÁTICO E PRAGMÁTICO DE 2 A 3 ANOS
Elizabeth
Matilda Oliveira Williams (UNIFLU), Leonard Barreto Moreira (UFF), Moniki Aguiar Mozzer
Denucci (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
DESENVOLVIMENTO NEUROLINGUISTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA: PENSANDO PROJETOS LÚDICOS NO ENSINO INFANTIL
Lara Amorim D’avila Prottes (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite
DIALOGICIDADE E EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICO-FORMATIVAS
DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Ademir
Hilário de Souza (UENF), Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF) e Ana Paula Borges de Souza (UENF)
Carta de Aceite
DIÁLOGOS ENTRE CANSERBERO, DJONGA E RACIONAIS MC’S: REPRESENTAÇÃO
IDENTITÁRIA E LEGITIMIDADE NAS CANÇÕES “LLOVÍA”, DE CANSERBERO, “LADRÃO”, DE
DJONGA E “HOMEM NA ESTRADA”, DE RACIONAIS MC’S
Gideão
Gabriel Oliveira Feliciano (UNEB)
e Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)
Carta de Aceite
DO SCHOLA AQUITANICA (1583) AO RACIONALISMO ILUMINISTA:
ENSINO DE LATIM, DO HUMANISMO CRISTÃO AO PERÍODO SECULAR NA FRANÇA
Melyssa
Cardozo Silva dos Santos (UFF)
e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
ENSINO DE PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA DE FORMA REMOTA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Márcia
Antonia Guedes Molina (UFMA)
Carta de Aceite
ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: UMA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOB UM
OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO
Israel
de Paula Maia (IFTO), José James Torres da Silva (IFTO) e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)
Carta de Aceite
ENVELHECIMENTO E CORPOREIDADE: A IMPORTÂNCIA DO PILATES E SEUS
REFLEXOS NO DESEMPENHO DE IDOSOS MATRICULADOS NA EJA
Alice
Monteiro Tannus (UENF), Rosalee
Santos Crespo Istoe (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite
ESCRITAS DE SI E LOUCURA: NARRATIVAS, CORPO E EMOÇÃO
Mariana
Lamenha Farinha de Oliveira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
ESCRITAS DO EU EM TEMPOS CAOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E
ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Patrícia
Peres Ferreira Nicolini (UENF) e Analice
de Oliveira Martins (UENF)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE RESENHAS
ACADÊMICAS
Anne
Carolline Dias Rocha Prado (UESB),m Márcia
Helena de Melo Pereira (UESB) e Sandy Tavares de Almeida (UESB)
Carta de Aceite
ESTUDO DAS PREPOSIÇÕES: “DESDE” E “DE” AMPLIA CONHECIMENTO DA LÍNGUA
EM USO
Jane
Silva dos Anjos (UESB) e Jorge
Augusto Alves da Silva (UESB)
Carta de Aceite
ESTUDO DO “ÊXITO” ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS
SANTANA DO IPANEMA
Adóbson
Melo Rodrigues (IFAL), Odair José Silva dos Santos
(IFAL) e Ana Lívia Ritir Quintela (IFAL)
Carta de Aceite
FUNCIONAMENTO DE LINGUAGEM E TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21
Nayra
Marinho Silva Paz (UESB) e Carla
Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB)
Carta de Aceite
FUTURO PRESIDENTE? A (RE)CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS PROJETADAS DE LULA
NO TWITTER
Denise
de Souza Assis (CEFET-MG) e Jéssica
Gomes de Oliveira (CEFET-MG)
Carta de Aceite
IMAGEM
LINGUÍSTICA DO JECA NA CULTURA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Leandro
Rocha Resende (UEG) e Sebastião
Elias Milani (UEG)
Carta de Aceite
INSERÇÃO TECNOLÓGICA NA TERCEIRA IDADE: OFICINAS TEMÁTICAS E
INCLUSÃO DIGITAL
Fernando
Basílio dos Santos (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF) e Lara Amorim D’Ávila
Prottes (UENF)
Carta de Aceite
INSULARISMO: A PROSA DE ANTÔNIO S. PEDREIRA COMO VALORIZAÇÃO E REDIMENSIONAMENTO
DO OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL DE PORTO RICO
Beatriz
Sousa Cunha Oliveira (UNEB) e Nerivaldo
Alves Araújo (UNEB)
Carta de Aceite
“JUBIABÁ” NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LEXICOLOGICOS: CONSIDERAÇÕES
INICIAIS
Luana
Cristine da Silva (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira
(UNEB)
Carta de Aceite
LEGADO
DA TOPONÍMIA LATINA NAS ILHAS BRITÂNICAS
João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
LEITURA DO TEXTO “ERRO DE PORTUGUÊS”, DE OSWALD DE ANDRADE PELO VIÉS DOS ATOS DE
FALA DE JOHN SEARLE
Noelma
Oliveira Barbosa (SEEDUC-TO) e Wiliana
Carneiro Carvalho (SEEDUC-TO)
Carta de Aceite
LEITURAS DO SOCIAL A PARTIR DO PROJETO “POÉTICAS DO SER-TÃO”
Cristian
Luan dos Santos (IFAL), Odair
José Silva dos Santos (IFAL) e Leonardo Siqueira Antonio (IFAL)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
COMO FERRAMENTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: PERSPECTIVAS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Bruno
Gomes Pereira (FACDO)
Carta de Aceite
LITERATURA E PSICANÁLISE: UM ESTUDO DO APARELHO PSIQUÍCO EM “O
GRANDE INQUISIDOR”, DE DOSTOIÉVSKI
Noah
de Aguiar Pinho (UEMS) e Altamir
Botoso (UEMS)
Carta de Aceite
“MADAME SATÔ, DE KARIM AÏNOUZ: IMAGEM, MARGEM, O NEGRO NO CINEMA
Matheus
do Nascimento Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
METAPLASMOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO CHICO BENTO: UMA ANÁLISE
SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Heloisa
Helena Pereira Fontes (UNIGRANRIO), Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE
DAS PROPOSTAS DO GRUPO NOVA LONDRES E SEUS REFLEXOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marina
Martins Pinchemel Amorim (UESB)
e Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
Carta de Aceite
NARRATIVAS DAS MEMÓRIAS DO MUNDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
DA INVISIBILIDADE AO DESTAQUE
Shirlene
Bemfica de Oliveira (IFMG), Nathalia
Emanuele Oliveira (IFMG) e Thaís Ellen Romualdo de Oliveira (IFMG)
Carta de Aceite
NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO HERÓI NA TURMA DA MÔNICA JOVEM:
UMA HERANÇA DO MANGÁ
Fernanda
Viana de Sena (UFMS) e Sueli Maria Ramos da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
NAS TERRAS DO TIJUCO: RESISTÊNCIA FRENTE AO RACISMO ESTRUTURAL EM “XICA
DA SILVA” (1976), DE CACÁ DIEGUES
Júlio
Lopes Cruz (UEMASUL) E Gilberto
Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
NOVOS (VELHOS?) PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS NO DISCURSO DA EXTREMA
DIREITA BRASILEIRA
Ingrid
Bueno Peruchi (Université Paris Nanterre-Fr)
Carta de Aceite
O DESAPARECIMENTO DOS RITUAIS DA LITERATURA NA VISÃO DO FILÓSOFO
CONTEMPORÂNEO BYUNG-CHUL-HAN: UMA ANÁLISE DESCRITIVA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF), Jackeline Barcelos Correa (UENF),
Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite
O DIALÉTICO AMOR COMO ESTRUTURA DE PROTEÇÃO NO LIVRO I e III DA “ENEIDA”
Morgana
Martins dos Santos Lourenço (UFF) e
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O ENSINO LITERÁRIO NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE O LETRAMENTO
LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Vanessa
Alencar de Lima (UFT) e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT)
Carta de Aceite
O GRAFEMA COMO VALOR ETIMOLÓGICO OU NÃO: UMA BREVE ANÁLISE
Lara
Beatriz Alves Teixeira (UESPI)
e Lucirene da Silva de Carvalho (UESPI)
Carta de Aceite
O LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL:
UMA ANÁLISE AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E LINGUÍSTICO
Mariana
Nogueira Pereira (UENF), Cristiana
Barcelos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
O LÉXICO DA LÍNGUA E SUA ESTRUTURAÇÃO EM CAMPOS LEXICAIS
Celina
Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite
O LIVRO, A LITERATURA E A CRIANÇA: RECORTES DE UMA INTER-RELAÇÃO
QUE PROPÕE O PROTAGONISMO LITERÁRIO
Caroline
dos Santos Florentino de Barros
(IFF) e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
(IFF)
Carta de Aceite
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA: SEMIÓTICA E FIGURATIVIDADE
Fernanda
Viana de Sena (UFMS) e Sueli Maria Ramos da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
O PARALELISMO COMO MÉTODO DE ENSINO DA SINTAXE LATINA NO PROPYLAEUM
LATINUM, DE JOSÉ VAN DEN BESSELAAR (1916–1991)
Alessandro
Jocelito Beccari (UNESP)
Carta de Aceite
O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE ERNESTO FARIA, À LUZ DA
HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA (HL)
Leonardo Ferreira
Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O PERFIL DE UM ATOR DA ENUNCIAÇÃO ELIGIOSA NAS MÍDIAS DIGITAIS
Sonia
Goncalves Batista Dias (UFMS)
Carta de Aceite
O PROCESSO DA (INTER)SUBJETIVIDADE EM UM CORPUS ESCRITO –
REDAÇÕES MODELO ENEM
Amanda
Moreno Fonseca de Andrade (UESB),
Patrícia de Carvalho Pires (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite
O PROGRAMA FÊMEA NA IMPRENSA BAIANA: FILOLOGIA, ACERVO E MEMÓRIA
Débora
de Souza (UFBA) e Andressa Barreto
Silva (UFBA)
Carta de Aceite
O ROMANCE POLICIAL NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM JUVENIL A PARTIR
DA SÉRIE LUPIN
Daise
Alves (UFT), Andrea Martins
Lameirão Mateus (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
Carta de Aceite
O USO DO CONECTOR COESIVO “DIANTE DISSO”: UMA ANÁLISE DA LINGUÍSTICA
FUNCIONAL CENTRADA NO USO COM A LINGUÍSTICA TEXTUAL
Carolina
Reis Fonseca (UFF) e Monclar
Guimarães Lopes (UFF)
Carta de Aceite
O USO DO PRONOME A GENTE E AS MULHERES QUILOMBOLAS DE RIO DAS RÃS:
UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA
Maria
Aparecida de Souza Guimarães (UESB)
e Jorge Augusto Alves da Silva (UESB)
Carta de Aceite
O USO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE
COMUNICATIVA EM LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Roberta
Dias Mardegan (UENF)
Carta de Aceite
OS QUATRO EIXOS DE ENSINO EM UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
COM O GÊNERO TEXTUAL BIOGRAFIA ROMANCEADA
Manuella Carvalho
Oliveira (UNEB) e Valquíria
Claudete Machado Borba (UNEB)
Carta de Aceite
OS TERMOS INDO-EUROPEU E ARIANO: UMA HISTÓRIA DE JEKYLL E HIDE?
Márcio
Renato Guimarães (UFPR)
Carta de Aceite
PERSONAGENS TRANSGRESSORES: REPRESENTAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA
Viviane
Faria Lopes (UEG)
Carta de Aceite
PIERRE LEVY E CIBERCULTURA: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO E DE CONSTRUÇÃO
DE GRAMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Eliane
Miranda Machado (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)
Carta de Aceite
PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: ORIENTAÇÕES DA
BNCC À PRÁTICA DOCENTE
Olavo
Ferreira Nunes (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF) e Lara Amorim D Ávila Prottes (UENF)
Carta de Aceite
PROSÓDIA GESTUAL NA PRODUÇÃO DE ÊNFASES REALIZADAS POR GAYS
CISGÊNEROS
João
Pedro Santana Luciano da Silva (UESB)
e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite
QUE SABER TEM O PROFESSOR DE PORTUGUÊS DA BNCC?
Bismarck
Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
RELIGIOSIDADE POPULAR NO DISCURSO DE SINHOZINHO DE BONITO-MS: ANÁLIE
SEMIÓTICA DA ORAÇÃO “ESTRELINHA DO CÉU”
Maria
do Carmo Souza Drumond (UFMS)
e Maria Sueli Ramos da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
RENOVAÇÃO LEXICAL NA PANDEMIA
Ana
Lúcia Pinto da Silva Lino (UFT)
e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
Carta de Aceite
SÁ DE MIRANDA E A ARTE MILITAR
Ricardo
Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite
SAÚDE MENTAL E ENSINO REMOTO: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO
BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Ana
Paula Borges de Souza (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF) e Gilson Borges de Souza (UENF)
Carta de Aceite
“SE RECEBERÁO SOLEMNEMENTE EM MATRIMONIO”: TRADIÇÕES DISCURSIVAS E
VERBOS PERFORMATIVOS EM ASSENTOS DE CASAMENTOS DA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ DA
CARINHANHA DO SÉCULO XIX
Lécio
Barbosa de Assis (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite
SENTIDOS DA PALAVRA "SENHOR" EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS: O PODER
ADMINISTRATIVO DO SENHOR DE ESCRAVOS BRASILEIRO
Liliana
de Almeida Nascimento Ferraz (UESB),
Graciethe da Silva de Souza (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
SIMETRIA E ASSIMETRIA NAS LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS: O CASO DO PORTUGUÊS
Paulo
Osório (UBI-Pt)
Carta de Aceite
SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR: O USO ABUSIVO DA LINGUAGEM PARA
A OFERTA PREDATÓRIA DE CRÉDITO NO MERCADO DE CONSUMO
Alinne
Arquette Leite Novais (UENF), Moyana
Mariano Robles-Lessa (UENF) e Maria Cristina de Oliveira Adriano (UENF)
Carta de Aceite
TECNOLOGIA E LINGUAGEM: REFLEXÕES ACERCA DA MALEABILIDADE DA COMUNICAÇÃO
NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Moyana
Mariano Robles Lessa (UENF), Alinne
Arquette Leite Novais (UENF), Carlos José de Castro Costa (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS E DISCURSIVAS DA
EVOLUÇÃO DO ENSINO
Luís
Alberto Libânio Lima (IFTO), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Marcone Pereira da Silva (IFPA) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)
Carta de Aceite
TRAÇOS LINGUÍSTICOS DE CONSERVAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO EM RIO DAS
RÃS
Jodalmara
Oliveira Rocha Teixeira (UESB) e Marian
dos Santos Oliveira (UESB)
Carta de Aceite
TRANSGRESSÃO E EMANCIPAÇÃO: A REPRESENTAÇÃO ERÓTICA FEMININA NA
POÉTICA DE GILKA MACHADO
Vitória
Stefany Lima Barros (UEMASUL) e
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
UM ESTUDO DIACRÔNICO SOBRE AS REALIZAÇÕES DO ACUSATIVO ANAFÓRICO
EM PEÇAS BRASILEIRAS E LUSITANAS
Antonio
Anderson Marques de Sousa (UFRJ)
Carta de Aceite
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO,
LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO: A PRÁTICA DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
NA GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Mariana
Nogueira Pereira (UENF) e Cristiana
Barcelos Da Silva (UENF)
Carta de Aceite
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DISCURSIVAS DE
UM ENSINO HÍBRIDO
Regina
Dias Araújo (SEDUC-TO), Edinho
Benésio Santos (IFTO), Décio Dias dos Reis (IFTO) e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE VERBO-GESTUAL DE UMA OCORRÊNCIA
METAFÓRICA DO DÊITICO LOCATIVO-ESPACIAL “HERE” EM UM DADO MULTIMODAL
Victor Lima dos Santos (UESB), Caique Souza Alves (UESB) e Maíra Avelar Miranda (UESB)
Carta de Aceite
UMA PROPOSTA MULTIMODAL E COGNITIVA DE ANÁLISE DE VÍDEOAULAS: OS
ARTICULADORES MULTIMODAIS EM INTERAÇÕES
Ane
Novais Pires dos Santos (UESB), Maíra Avelar Miranda (UESB) e André
Lisboa (UESB)
Carta de Aceite
VALORAÇÃO DAS EXPRESSÕES IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXO BIOLÓGICO EM
COMENTÁRIOS ON-LINE
Letícia
Garcia Silva (UFPEL) e Karina Giacomelli (UFPEL)
Carta de Aceite
“VAZANTE”, DE DANIELA THOMAS: DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES DO NEGRO
NO CINEMA BRASILEIRO
Pedro
Wildemberg Ribeiro Pereira (UEMASUL)
e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
VERBO SUPORTE “HAVER” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Bismarck
Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
VICISSITUDES DA LITERATURA E DA VIDA REAL: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA COM OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES
Ivonete
Nink Soares (UFMS)
Carta de Aceite
VISUALIDADE, MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO DE SURDOS: PRESSUPOSTOS DA
EDUCAÇÃO BILÍNGUE NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Gilson
Borges de Souza (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Ana Paula Borges de Souza (UENF)
Carta de Aceite
WHATSAPP: FERRAMENTA EXITOSA PARA O ENSINO REMOTO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Mirian
Nichida (IFTO), Paula Juca de
Sousa (IFTO) e Fernando Morais Rodrigues (IFTO)
Carta de Aceite
WITTGENSTEIN NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS JOGOS DE LINGUAGEM COMO ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aurílio
Soares da Silva (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
|